Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 10:49

AIBEL adota sistema de gestão independente para o Brasil

Unidade brasileira da multinacional norueguesa implanta solução SAP All-in-One Baseline com configurações específicas para o país.

Após um processo criterioso para seleção da consultoria que conduziria a implementação do software de ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP na sua filial brasileira, a Aibel, líder mundial no fornecimento de produtos e serviços para exploração e produção de petróleo e gás, firmou contrato com a Sonda Procwork, maior empresa Latino-Americana de TI. O projeto tem como objetivo a obtenção de uma estrutura de gestão descentralizada que atenda ao modelo de negócio brasileiro, independente do formato adotado em sua matriz na Noruega.

A AIBEL, desvinculada do Grupo Vetco em agosto de 2007, foi impulsionada a descontinuar o uso do software adotado por este Grupo em busca de uma política de TI mais autônoma que assegurasse a simplificação das operações e a contenção de custos.

Localizada em Macaé, litoral norte do Rio de Janeiro, a Aibel optou pelo template pré-configurado baseline nos módulos de Finanças, Controladoria, Materiais, Vendas, Distribuição e Gestão de Projetos, seguindo a metodologia ASAP Focus, baseada nas melhores práticas do mercado de SAP. “Priorizamos na escolha do software a velocidade da implantação e o grau de aderência aos nossos processos de negócios que pudemos observar na fase de pré-análise,” explica Alexandre Perali, gerente de planejamento da Aibel no Brasil.

Esse escopo, desenvolvido recentemente pela SAP, prevê o detalhamento de cada funcionalidade de acordo com as necessidades locais específicas, possibilitando que a execução ocorra com segurança e agilidade e o go-live possa acontecer em quatro meses. “Ao nos disponibilizarem uma equipe altamente qualificada e a melhor proposta comercial e técnica, concluímos que a Sonda Procwork estava mais preparada para nos apoiar no projeto”, justifica Perali.

Com previsão de conclusão em agosto, quando a solução passará a ser utilizada por 30 usuários, a Aibel está identificando novos métodos que não faziam parte de suas atividades e que estão se mostrando muito eficazes em suas futuras avaliações comerciais. “Nossa pretensão é obter a melhor qualidade na rastreabilidade de nossas informações financeiras e contábeis e na integração de todos os processos, principalmente entre as áreas de controladoria, finanças e vendas, o que facilitará a execução de alguns procedimentos como, por exemplo, os encerramentos de período”, ressalta o executivo.

O novo sistema também permitirá a redução dos riscos de inadequação aos requisitos da lei Sarbanes-Oxley e maior transparência no cumprimento de suas responsabilidades gerenciais através do pré-estabelecimento de um plano de contas e de um planejamento mais eficiente, contribuindo para o aumento da confiança de seus investidores.

Para a Sonda Procwork o projeto representa um marco importante na introdução do SAP Baseline ao universo das empresas atendidas pela unidade do Rio de Janeiro. Amparada pela estratégia atual da SAP de atingir esse nicho, a consultoria, que é líder na implementação do formato no país, espera que esse seja o início da consolidação da tecnologia no Estado.

“Conseguimos desmistificar o falso conceito que havia se propagado no mercado carioca de que a solução não tinha aderência aos negócios com poucos usuários e comprovamos que a ferramenta pode ter um papel decisivo no controle da gestão de corporações que possuem um número restrito de end users”, comenta Jorge Bassalo, diretor regional da Sonda Procwork no Rio de Janeiro.

Com atuação em mais de 10 países e 100 anos de experiência acumulados, a filial brasileira da Aibel opera desde 2004 e consiste na sua segunda maior unidade em número de funcionários. A companhia oferece engenharia, construção e montagem, manutenção, operação de unidades de produção, além de um conjunto de soluções avançadas para separação, gás e perfuração; tudo para que os clientes alcancem maior produtividade.

Perfil da Sonda Procwork - A Sonda Procwork, empresa do grupo chileno Sonda, passa a operar no Brasil como uma nova marca da companhia após a fusão com o Grupo Procwork em junho de 2007. A união destas empresas representa no país um universo com mais de 6 mil colaboradores e 800 clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em 13 estados brasileiros, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Belo Horizonte, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Amazonas.

A Sonda Procwork passa a oferecer um dos maiores leques de ofertas em soluções de TI, tais como Full Outsourcing de TI, BPO (Business Process Outsourcing) e CSC (Centro de Serviços Compartilhados), licenciamento e implementação SAP, softwares aplicativos para automação tributária, comércio exterior e administração de processos jurídicos, fábrica de software, Data Center e Device Utility, segurança de redes, NOC (Network Operation Center), Service Desk e Field Services. A companhia conta com a certificação CMM nível 2 nas suas unidades de fábrica de software e ISO 9001 tanto na área de atendimento e suporte a clientes SAP, quanto na fábrica de software, além de diversas premiações e atestados de qualidade de serviços realizados nos últimos anos.

A Sonda é a maior empresa latino-americana de serviços de TI com negócios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. A partir da nova estrutura junto a Sonda Procwork, a companhia possui mais de 11 mil colaboradores, 62 escritórios e mais de 2,4 mil clientes ativos. A Sonda negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile) e conta com uma capitalização bursátil de mais de US$ 1 bilhão. | www.sondaprocwork.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira