Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 10:50

Lafarge Gypsum organiza o “Mês de Segurança”

Em junho a Lafarge Gypsum realizará o “Mês da Segurança” com eventos programados para todas as suas localidades no Brasil: Petrolina, Araripina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pouso Alegre. O objetivo é aumentar a conscientização de seus colaboradores, contratados e terceirizados sobre a prioridade que a segurança deve ter em todas as fases do trabalho. Nas fábricas de Petrolina e Araripina são esperadas as presenças de autoridades locais, fornecedores e imprensa. Paralelamente aos eventos será lançado um conjunto de ações de segurança específicas para caminhoneiros e transportadores. “O transporte do gesso e dos componentes do drywall é feito quase na sua totalidade via modal rodoviário, o que explica a nossa grande preocupação com estes profissionais”, explica Mario Castro, presidente da Lafarge Gypsum.

O “Mês da Segurança” ocorrerá em todas as unidades da Lafarge pelo mundo. Cerca de 100.000 pessoas estarão mobilizadas em 76 países. Programas de treinamento já são realizados regularmente nas 3.000 unidades do Grupo Lafarge. Durante o mês de junho, cada unidade organizará seus próprios eventos, palestras e campanhas de comunicação sobre o tema “Saúde e Segurança”.

Para a Lafarge, a segurança dos seus funcionários e contratados é prioridade absoluta. Mesmo já sendo uma das empresas mais seguras do setor, o Grupo traçou o objetivo de se tornar uma referência mundial em segurança. Para conquistar esta meta, em 2006 o Grupo planejou um ambicioso programa, abrangendo todos os aspectos de desempenho em termos de saúde e segurança.

Comitê Executivo com reporte direto à Presidência - Um Comitê Executivo de Saúde e Segurança foi criado reportando-se diretamente ao presidente e ao diretor geral. Este departamento supervisiona e coordena as atividades dos gerentes de segurança em todas as unidades de negócios do Grupo.

Desenvolvimento de Padrões Operacionais - Em 2006 a Lafarge lançou uma nova política de saúde e segurança em que cada um de seus 90.000 funcionários assinou um documento que resume o compromisso pessoal de cada colaborador com as novas diretrizes. As quatro maiores situações de risco das atividades de negócios do Grupo foram identificadas: trabalho em altura, isolamento de energia, espaços confinados e equipamentos móveis. Os novos padrões foram definidos e passados para cada uma das unidades de operações. Estas devem assegurar-se de que as regras para prevenção de acidentes estão sendo implementadas.

Segurança como fator no Plano de Carreiras - A segurança se tornou um fator fundamental para o gerenciamento de carreira dentro do Grupo Lafarge. O envolvimento individual e os resultados do programa de saúde e segurança agora são considerados na avaliação de desempenho anual e passam a ser critérios de bônus aplicáveis a todos os gerentes operacionais.

Reconhecimento e compartilhamento das melhores práticas - Para motivar o público interno e encorajar as unidades na adoção das melhores práticas desenvolvidas em outras partes do Grupo, a Lafarge lançou o “Clube da Excelência em Segurança”, que recompensa o desempenho das melhores unidades de negócios. Aquelas que alcançarem um alto nível de desempenho em termos de segurança serão convidadas a se filiar. Para estas unidades é concedido um selo que as autoriza a promover seus resultados de segurança.

Perfil da Lafarge Gypsum - Desde 1995 no mercado brasileiro, a Lafarge Gypsum é referência de tecnologia e qualidade em sistemas drywall. Possui no país uma ampla rede autorizada de empresas de montagem e distribuidores que oferecem uma gama completa de chapas, perfilados metálicos, materiais para acabamento, fixações e acessórios.

Perfil da Grupo Lafarge - A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto & Agregados e Gesso (Drywall). Com 90 mil empregados em 76 países, o Grupo Lafarge registrou um faturamento de 17,6 bilhões de euros e um lucro líquido de 1,9 bilhões de euros, em 2007. A Lafarge é a única empresa de materiais de construção a integrar em 2008 a lista Global 100 que relaciona as 100 empresas mais sustentáveis do mundo.

No Brasil, a empresa possui aproximadamente 1,5 mil funcionários e unidades industriais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Na Divisão Cimento, a Lafarge conta com fábricas nas cidades de Arcos, Matozinhos, Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; e em Cantagalo, no Rio de Janeiro. Suas principais marcas comercializadas são: Mauá, Campeão e Montes Claros. Na atividade Gesso, são duas fábricas em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Araripina, responsáveis por duas linhas de produtos: Gypsum Drywall e Qualigesso. A Divisão Concreto possui 52 unidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para a produção de agregados, a Lafarge conta com três áreas de mineração de grande porte, uma no Rio de Janeiro e duas em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira