Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 11:11

Quarta edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro segue até dezembro de 2008


Maior evento de responsabilidade social e promoção das estradas irá percorrer 25 mil quilômetros e contribuir com o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

O lançamento da quarta edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro foi no adia 16 de junho (segunda-feira), em São Paulo, e irá percorrer, até dezembro, 25 mil km em 13 estados. A Caravana é o maior evento itinerante do país para responsabilidade social e promoção das estradas e conta com o apoio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e Iveco.

Entre as ações previstas para essa edição estão a Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis (Conpet), Campanha de Conscientização sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e divulgação do Disque 100 para denúncias, o Siga Bem Mulher 2008, com ações para a conscientização sobre a violência contra a mulher, além de um canal de denúncias (180).

No ano em que a Caravana foi lançada, o Disque Denúncia recebia diariamente, em média, 12 denúncias sobre exploração de crianças. Hoje, registra mais de 70 denúncias efetivas por dia. Nos três primeiros anos, a Caravana percorreu mais de 80 mil km, uma centena de cidades visitadas e contatou cerca de 1 milhão de profissionais do mercado de transporte rodoviário. No Brasil, segundo estimativas, existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros.

O presidente da Petrobras Distribuidora, Jose Eduardo Dutra, ressaltou que a Caravana é um exemplo de como é possível aliar eficiência, lucratividade e responsabilidade social. Para ele, “os resultados concretos, como o aumento das denúncias recebidas, mostra que uma parcela importante da população está sendo tocada por essa campanha”, ressaltou Dutra.

O gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, lembrou os investimentos da Companhia para enfrentamento dos problemas sociais. Segundo Santarosa, “serão investidos pela Petrobras, até 2012, R$ 1,3 bilhão em ações de responsabilidade social”, afirmou. Ele ressaltou ainda que “a Caravana pode ser vista também como um investimento da Petrobras, já que o consumidor de hoje valoriza as empresas que têm esse compromisso social”.

Participaram da solenidade o presidente da Petrobras Distribuidora, Jose Eduardo Dutra, o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, o diretor de Comunicação da Iveco, Marco Pichini, o assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Marcelo Guilherme, a secretária adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Teresa Sousa e o gerente do Conpet, Frederico Marinho, entre outros representantes.

Conpet: orientações ajudam o meio ambiente e o caminhoneiro - Um dos pontos altos desta edição da Caravana é a Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis, realizada com apoio do Conpet. Vinculado ao Ministério de Minas e Energia e com suporte técnico, financeiro e administrativo da Petrobras, o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) estimula o uso eficiente de fontes de energia não-renováveis em diversos setores, com ênfase nos transportes. Em um prazo de dois a cinco anos, o Programa Economizar visa reduzir em cerca de 13% o consumo específico de óleo diesel, obtendo uma redução de aproximadamente 50 mil barris/dia.

O uso racional do combustível significa um benefício direto à preservação do meio ambiente e “no bolso” do caminhoneiro. O Programa Economizar, que oferece gratuitamente apoio técnico ao setor de transporte rodoviário – cargas e passageiros –, tem por objetivo racionalizar o consumo de óleo diesel e promover a melhoria da qualidade do ar, reduzindo a emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões.

Ao longo de todo o roteiro da Caravana, serão disponibilizados para os caminhoneiros opacímetros, equipamentos que medem a emissão de fumaça, certificados pelo Inmetro. Com pequenas medidas na manutenção como regulagem e verificação do sistema de escape, as emissões veiculares podem ser minimizadas, proporcionando melhoria na qualidade do ar, e economia de combustível.

O Programa Economizar é fruto de uma articulação entre os setores público e privado, estruturada por intermédio de um Convênio de Cooperação Técnica entre a Petrobras, por meio do CONPET, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério dos Transportes e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio do Instituto de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Qualidade em Transporte (IDT).

Poder de mobilização a favor da mulher - Os números expressivos registrados pela Campanha contra a Exploração Sexual de Criança e Adolescentes e o incremento de denúncias no Disque 100 habilitaram a Caravana a mais um grande desafio: contribuir com as questões relativas aos direitos e cidadania das mulheres.

Batizado de Siga Bem Mulher, o projeto da Petrobras, desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e executado pela ONG CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), realizou um piloto na edição 2007 da Caravana, quando organizou palestras e discussões com os caminhoneiros sobre o tema.

O objetivo do Siga Bem Mulher 2008 é utilizar-se do poder de mobilização e receptividade da Caravana para incentivar o incremento do número de ligações do Ligue 180, canal específico – gratuito e que funciona 24h - com denúncias de violência contra a mulher seja de ordem física, psicológica, sexual ou patrimonial.

Além de incentivar a utilização do Ligue 180, por meio de palestras, vídeos e material gráfico, o Siga Bem Mulher 2008 divulgará a Lei Maria da Penha, a Campanha Brasileira do Laço Branco (www.lacobranco.org.br) e a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, iniciativa que se concentra entre os meses de novembro e dezembro e busca acabar com a violência contra as mulheres e garantir seus direitos humanos (www.campanha16dias.org.br).

Valorização da cultura: cine br e teatro de volta às estradas - O Cine BR em Movimento, outra ação da Caravana, valoriza o cinema nacional e contribui com o entretenimento, acesso à cultura e é uma grande ferramenta não apenas de entretenimento, mas também de conscientização dos caminhoneiros. As sessões são possíveis graças à infra-estrutura multimídia de uma carreta-palco que acompanha Caravana.

O espaço também é utilizado para a apresentação da peça teatral “Um Anjo na Boléia”, sobre segurança nas estradas.

Caminhoneiro do ano 2008 -O mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes no ano de 2007, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, apontou mais de 1800 locais nas rodovias federais. Para mobilizar a categoria para este e outros temas, a Petrobras e a BR Distribuidora, em parceria com a Iveco, desenvolveram duas ações promocionais que serão aplicadas durante todo o trajeto. A primeira é a realização de testes de conhecimento com os caminhoneiros em alguns postos da BR Distribuidora, pontos de parada da Caravana. O questionário, disponibilizado através de uma Lan de computadores instalada em uma carreta especialmente construída, aborda temas como cidadania, direção defensiva e condução econômica.

Os 30 caminhoneiros que obtiverem as melhores colocações participarão, no final do evento, de uma prova teórica e prática, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O vencedor, além de receber o título “Caminhoneiro do Ano Siga Bem 2008”, ainda ganhará um caminhão Stralis 4X2, zero quilômetro. O segundo motorista classificado ganhará um automóvel, o terceiro uma moto 125cc e do quarto ao décimo colocado, prêmios em dinheiro.

A segunda ferramenta para incentivo é por meio de sorteios. Para tanto, basta adquirir produtos ou serviços das marcas patrocinadoras conforme definido em regulamento. Esta edição permitirá que o caminhoneiro concorra a mais três caminhões Iveco Daily 55C16 via correios e também pela Internet.

Prêmios ratificam o sucesso -Nada menos que 14 conquistas. Este é o número de prêmios que credenciaram a Caravana Siga Bem Caminhoneiro ao posto de mais importante campanha de responsabilidade social e promoção do país. TOP de Marketing, o AMPRO Globes Awards, e o Prêmio Destaque no Marketing, concedido pela Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), são alguns dos exemplos.

Raio x Caravana 2008, de junho a dezembro, uma equipe de 30 pessoas, oito caminhões, dois Veículos de Apoio, a previsão é de percorrer 25 mil quilômetros, passando por 13 estados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira