Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 12:02

Jano Belo conquista liderança no SuperSurf


Próximas etapas da elite nacional prometem disputas acirradas.

Estar no topo do ranking em uma competição serve de estímulo para que esta posição seja mantida a todo custo. Depois de participar da terceira etapa do SuperSurf, encerrada no dia 15 de junho (domingo), na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), o paraibano radicado no Rio de Janeiro, Jano Belo, conseguiu assumir a liderança. Apesar da pouca diferença de pontos entre seus adversários, a conquista motiva o atleta patrocinado pela Nicoboco.

"Estava em segundo e queria ficar em primeiro. Foi isso que consegui. Tenho que me manter focado para obter um bom resultado na etapa de Ubatuba". Em Maresias, Jano deixou a competição depois de perder nas oitavas-de-final, somando 500 pontos e um nono lugar no ranking. "Na real, eu vacilei. Foi um erro tático, pois demorei muito esperando as ondas. Eu precisava de pouco para virar a bateria, mas infelizmente caí em uma onda. Me deram quatro pontos, dos cinco que necessitava. Se tivesse voltado na manobra, talvez seria diferente. Acabou que Messias Félix venceu. Ele está quebrando, indo bem no campeonato".

Fora da briga, dois poderiam passar Jano no ranking, André Silva e Wilson Nora. Entretanto, ambos não se classificaram para a fase seguinte, e com a ausência do líder Willian Cardoso na competição por causa de uma contusão, o atleta da Nicoboco alcançou o seu objetivo. "Não tive um resultado expressivo, mas me deu a liderança que foi o mais importante. Agora é concentrar para os próximos eventos. Ir com tudo em Ubatuba para deixar a situação, não fácil, mas perto da liderança, porque a galera está toda colada. Estou em primeiro e ao mesmo tempo precisando de um resultado para ser campeão. Quero ir pra lá e me dar bem".

A terceira etapa do SuperSurf acontece em julho, entre os dias 9 e 13, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com a grande final programa para o Rio de Janeiro, de 25 a 28 de setembro, na Barra da Tijuca. Com a regra de descarte, o nono lugar do Jano Belo poderá ficar de fora do somatório. "Estou numa situação melhor se comparar com 2005. Tive dois nono e depois, acabei ganhando uma etapa. Fiquei disputando o título meio que por fora, correndo por detrás. Já este ano não. Comecei com um quinto, depois ganhei e agora um nono. Espero descartar esse resultado e alcançar o meu objetivo que é ser campeão brasileiro".

Trajetória - A primeira participação do Jano Belo na competição foi ameaçadora. Disputando na quarta-feira, em ondas grandes de dois metros de altura, ele não conseguiu a classificação, conquistada pelo seu companheiro de equipe David do Carmo, grande revelação da etapa. Graças ao novo formato da prova, tanto Jano Belo como Angelino Santos foram para repescagem.

Com nova chance no dia seguinte, Jano encarou o pernambucano Sávio Carneiro, e obteve uma vitória expressiva, somando 14,67 pontos contra 7,57 de Sávio. Classificando-se para a terceira fase, o surfista Nicoboco entrou no mar ao lado do carioca João Gutemberg, numa sexta-feira chuvosa e fria, mas ainda com ondas de um metro e meio. Outra vitória para o paraibano com um bom placar (11,16 x 9,67). Com o resultado, Jano Belo assumiu a liderança do ranking.

Já no sábado, o Sol apareceu, mas não o suficiente para iluminar o novo líder, que disputou as oitavas-de-final contra Messias Félix. "Deu altas ondas na competição toda, mas demorei muito para pegá-las nessa bateria", lamentou Jano Belo, que antes da etapa de Maresias foi destaque na praia do Cupe, em Pernambuco, vencendo duas competições, a segunda etapa do SuperSurf e da Seletiva Petrobras. No momento, o atleta se encontra na praia do Forte, na Bahia, onde participa da 17ª etapa do World Qualifying Series, divisão de acesso à elite mundial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira