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20/06/2008 - 12:29

Profº. Celso Grisi sugere as tendências nas Estratégias Financeiras para as Operações Empresariais

Ao investir ou captar recursos, o economista faz um alerta para os mecanismos de empacotamento e distribuição de riscos

Com a ameaça de uma recessão e a redução na liquidez internacional, o Novo Mercado deixa de ser o mecanismo mais eficiente para dar sustentação às operações empresariais. Assim, surge a necessidade das empresas se adequarem aos financiamentos para as atividades econômicas e ao desenvolvimento nacional.

“Boas oportunidades surgem associadas a doses diferenciadas de risco”, é o que afirma o diretor presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, Celso Grisi. Segundo ele, a análise dos fundamentos econômicos de cada país indica quais são os riscos soberanos mais interessantes de serem assumidos. No caso do Brasil, devem-se levar em conta as expansões internas do consumo e o boom de crédito.

Devido à redução da liquidez dos bancos estrangeiros, alguns passaram a adotar critérios mais rigorosos para a concessão de créditos. Para Grisi, que também é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, “restam, portanto, como alternativas mais viáveis o BNDES e os bancos nacionais”.

Para o professor, algumas ferramentas de captação devem ganhar relevância, nos próximos períodos. Como é o caso dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, os Certificados de Recebíveis Imobiliários e os Fundos de Investimento em Participação, que têm caído no gosto de investidores, sobretudo dos estrangeiros.

Fractal – Forma, Acaso e Dimensão: Empresa 100% nacional, com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, figura entre as melhores empresas de pesquisa e consultoria de negócios do Brasil. A Fractal é especialista em pesquisas de mercado, tratamento de informações, treinamento (transferência de know-how) e desenvolve anualmente os Painéis da Indústria Financeira – P.I.F., que analisam a movimentação do setor no Brasil. Tradicionais, os painéis apuram dados que vão desde a imagem institucional dos bancos pesquisados até a avaliação dos produtos oferecidos/lançados, a seus clientes “Pessoa Jurídica” e “Pessoa Física”, comparando resultados de diferentes instituições em todo território nacional, ao longo do tempo.

Perfil do Profº Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi:Diretor presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, Celso Claudio de Hildebrand e Grisi é graduado em Economia (Fundação Armando Álvares Penteado) e Direito (Universidade de São Paulo). Mestre e Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de S.Paulo – FEA-USP, Grisi também é Professor Livre-Docente e Professor Titular, na área de Marketing, na mesma instituição. Atualmente é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FEA/USP, ministrando as disciplinas de “Sistema de Informação e Marketing”, “Pesquisa de Marketing”, “Gerenciamento de Produtos” e “Gerenciamento de Vendas”. Além disso, é professor dos cursos de MBA da FIA/FIPECAFI/FIPE e coordena o curso de MBA – Comércio Internacional da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), bem como o Programa de Comércio Exterior Brasileiro – PROCEB, também da Fundação Instituto de Administração, em que atua, ainda, como diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing e Relações Institucionais.

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