Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 12:38

Mercado imobiliário busca soluções tecnológicas

Tecnologia ajuda na administração e na redução de custos.

O crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos estimulou toda uma cadeia de produtos e serviços diretos ou indiretos. Desde a indústria da construção, corretoras, imobiliárias, até administradoras de condomínios e empresas que prestam serviços de contabilidade e de cobrança, todos têm sentido os efeitos positivos desse crescimento.

Por causa do volume de condôminos e da complexidade cada vez maior do trabalho de administração, a tendência é somar segurança de quem administra a vantagens para o condômino. A tarefa de administrar imóveis e condomínios - sejam eles de estrutura simples ou do tipo condomínio-clube - inclui uma série de questões fiscais, jurídicas e administrativo-financeiras. As responsabilidades do síndico podem ser comparadas, dependendo do tamanho do empreendimento, a governar uma pequena cidade.

A tecnologia se desenvolve para acompanhar esse ritmo do setor imobiliário. A P2HE, empresa que oferece serviços de TI, é uma das que atendem esse mercado cada vez mais. Segundo o diretor Edmilson Rosa, toda a sua carteira de clientes da área de bureau de impressão (uma das áreas em que a empresa atua) é formada por administradoras de condomínio ou escritórios de cobrança que atendem o mercado imobiliário. Os serviços prestados são a emissão de documentos como boletos, holerites, cartas de cobrança e balancetes e prestações de contas. O custo de emissão de boletos, por exemplo, pode ser barato em mais de 90% que o custo por boleto emitido pelo banco. E quanto maior a emissão, menor ainda o preço por unidade.

Para ele, o mercado imobiliário está começando a perceber que há outras formas de economizar e agilizar a administração e por isso há uma tendência crescente de buscar o que a tecnologia tem a oferecer. Uma outra solução que tem sido procurada é o Fax On Demand, de recepção e emissão eletrônica, que dispensa o uso do tradicional fax, abreviando a entrega de documentos, como é o caso de assinaturas de contratos de venda e locação. A empresa oferece ainda o sistema GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) para organizar os arquivos eletronicamente, incluindo os documentos em papel, que podem ser digitalizados.

“Diminuir gastos é vantajoso para qualquer condomínio num mercado que cresceu, mas que precisa de diferenciais. As administradoras, que lidam com alto volume de documentos, precisam encontrar um jeito de baratear sem deixar a rapidez de lado”, diz Edmilson Rosa.

Números impressionam - Pesquisa sobre o mercado imobiliário, realizada mensalmente pelo Secovi-SP ( Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), mostra que a cidade de São Paulo teve crescimento de 62,7% nas vendas, com 4.386 unidades residenciais novas em março. O indicador Vendas Sobre Oferta (VSO), que mede o desempenho de comercialização, foi de 20,9%, maior que os verificados em fevereiro (13,4%) e março de 2007 (15,2%). Além disso, o volume de financiamento imobiliário atingiu R$ 5,48 bilhões no primeiro trimestre de 2008, crescendo 88,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Fruto da união de várias empresas que possuíam produtos e serviços específicos e complementares, a P2HE (www.p2he.com.br) fornece Automação de centrais de atendimento (URA, Servidores de fax, CTI e VoIP), Bureau de Impressão (impressão e envelopamento de boletos, cartas de cobrança, holerites, balancetes, prestações de contas, entre outros), Governança de TI (do planejamento estratégico à medição de desempenho dos serviços de TI para o objetivo do negócio), Quality Assurance (garantia de qualidade nos processos e sistemas) e GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira