Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 12:50

Parte da história do Brasil Imperial será exposta e leiloada em São Paulo

Uma sopeira pertencente ao serviço de D. Pedro II, uma ponteira de bronze da residência do governador holandês no Brasil, Maurício de Nassau, e litogravuras com registros do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro do século XIX são algumas das peças que poderão ser arrematadas por colecionadores e apreciadores de arte no leilão presencial que será realizado na próxima segunda-feira, dia 23 de junho, a partir das 21h30, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo. Realizado pela conceituada casa Dutra Leilões, que soma mais de 20 anos de experiência no ramo, o evento reunirá aproximadamente 200 lotes entre obras de arte, jóias, móveis clássicos, artigos de decoração do século XIX e peças diretamente ligadas à história do Brasil Imperial, que estarão em exposição no local a partir do dia 19 de junho.

De acordo com o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, todas as peças merecem destaque, pois possuem elevado valor histórico. “São peças valiosíssimas para a história brasileira porque muitas delas pertenceram a algum membro da corte portuguesa”, explica o leiloeiro, acrescentando que este será o primeiro leilão de uma série de três, em comemoração aos 200 anos da chegada da família imperial ao Brasil. Os próximos dois deverão ocorrer durante o segundo semestre deste ano.

Entre as raridades apresentadas neste primeiro leilão, os interessados poderão arrematar uma legítima Bandeira Imperial em seda que pertenceu ao Paço de São Cristóvão. Segundo Dutra, a bandeira adotada em 1822 possui algumas características da nossa bandeira atual. Mas, ao invés da esfera azul com estrelas brancas, se sobressai ao centro a Cruz da Ordem de Cristo, a coroa imperial e dois ramos - um de café e outro de fumo -, que representavam os principais produtos do país naquele período.

Seguindo essa mesma linha histórica, quem for à exposição poderá apreciar objetos em cristal Baccarat e Vista Alegre que pertenceram a D. Pedro I e à sua segunda esposa D. Amélia, e a D. Pedro II. Vale destacar, ainda, que estarão no leilão algumas jóias de membros da corte portuguesa de inestimável valor histórico, tais como o símbolo da Ordem de Cristo do século XVIII, o Brasão de Dona Maria I - primeira rainha de Portugal, e o colar da Ordem da Torre e Espada.

Também constam do acervo, mobiliários como uma mesa de encostar, em jacarandá, da época de D. José I, Rei de Portugal da dinastia de Bragança (1750), e um sinete com o brasão imperial do século XIX. Alguns documentos e litogravuras que registram a iconografia do Rio de Janeiro e do Brasil do séculos XVIII e XIX também poderão ser adquiridas pelos interessados e colecionadores.

Na linha de obras de arte serão leiloadas telas como “Garças”, de John Graz, considerado um dos precursores do movimento modernista; “Rubens el rapto – serie la obra dentro de la obra”, do pintor surrealista Vito Campanella e “Carnaval”, de Di Cavalcanti, além de peças em bronze e vasos do século XIX.

O evento será realizado na Casa da Fazenda, um espaço que já à primeira vista remete o convidado ao século XIX, pois foi construída em 1813 por um real membro da corte imperial, o regente Padre Antônio Feijó. De acordo com o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, a escolha dessa casa foi proposital. “O visitante terá a oportunidade, durante a exposição e o leilão, de remontar à época do Império através das peças expostas e do local, podendo assim avaliar o que representam essas obras para a história do Brasil”, explica Dutra.

Leilão de Arte e Antiguidades, dias 19, 20 e 22 de junho (quinta à domingo) | Leilão: 23 de junho, a partir das 21h30, na Casa da Fazenda do Morumbi - Av. Morumbi, 5.594 – S. Poaulo. Realização: Dutra Leilões. Os interessados podem obter mais informações através do site www.dutraleiloes.com.br, e do telefone (11) 3887-3234.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira