Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2008 - 13:10

Abramilho defende paridade biotecnológica com a Argentina

O presidente-executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), Odacir Klein, aplaudiu a aprovação do milho Bt11 da Syngenta pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), mas, ao mesmo tempo, reclamou em relação à defasagem biotecnológica brasileira na comparação com os vizinhos argentinos. "A decisão do CNBS foi coerente com aquela que havia sido tomada anteriormente, no caso dos eventos de milho transgênico da Bayer e da Monsanto, e isto demonstra que, finalmente, prosseguiremos numa política sem sobressaltos na agrobiotecnologia", declarou Odacir Klein.

"Precisamos ficar atentos, no entanto, ao fato de que esses eventos estão sendo aprovados com um atraso superior a 10 anos e, enquanto os produtores brasileiros de milho passaram a dispor de três variedades de milho transgênico, cujo plantio ainda nem começou, nossos concorrentes da Argentina já têm ao seu dispor nada menos do que sete tipos diferentes de milho transgênico", ressaltou o presidente-executivo da Abramilho.

Para o representante dos produtores de milho nacional, o Brasil encontra-se atualmente num momento particularmente favorável ao comércio internacional do milho brasileiro. E, por isso mesmo, é hora de aumentar a produção e melhorar a produtividade. "Precisamos ter acesso às ferramentas tecnológicas disponíveis para poder atender à demanda internacional crescente de consumo de proteína já que nosso abastecimento interno é representado, em grande parte, pela indústria de rações destinada a aves e suínos que seguirão para o mercado mundial", disse Klein.

"Enquanto os americanos dispendem seu milho para o programa do etanol e enquanto a Argentina já não tem fronteira agrícola para expandir a produção, temos que nos concentrar em nossas vantagens competitivas para o aumento da produção destinada ao mercado interno e externo", completou o presidente-executivo da Abramilho. Para ele, essas vantagens são representadas pelas possibilidades de maior área de plantio e de crescimento de produtividade pelas ferramentas agrobiotecnológicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira