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21/06/2008 - 10:05

Aumentar a rentabilidade é o desafio das empresas de serviços de TI

Crescimento bem acima da média mundial no Brasil atrai empresas estrangeiras e acirra ainda mais a competitividade.

São Paulo – O Brasil vem atraindo uma série de novos fornecedores multinacionais de serviços de TI. Várias empresas indianas, européias e americanas estarão iniciando ou intensificando suas presenças no Brasil ainda em 2008. O mercado continua bastante fragmentado apesar de todo o movimento de fusões e aquisições. As dez maiores empresas de serviços de TI, por exemplo, representam menos de 40% das vendas no país. A entrada de novas multinacionais, o fato de companhias de outros segmentos começarem a explorar serviços e o surgimento de pequenas empresas neste nicho é o que vem segurando a concentração do mercado brasileiro.

“As taxas de crescimento do Brasil em serviços de TI vem declinando ao longo dos anos, processo natural no caminho à maturidade, mas mesmo assim muito sedutor aos olhos externos”, explica Mauro Peres, country manager da IDC Brasil. Hoje, está na casa dos 11%, deixando para trás os 20% de crescimento que acumulava na década de 90 e os 15% de 2000. No mundo, serviços de TI movimentam US$ 491 bilhões e a taxa de aumento está em pouco mais de 5%. Ao Brasil, que movimentou em 2007 US$ 8,6 bilhões, cabe a fatia de 1,7% do montante mundial. No ranking global de serviços de TI, de acordo com a IDC, o mercado brasileiro ocupa a 10ª posição e está adiante do outros países do BRIC nos investimentos com serviços de TI.

Atração à parte ou ainda mais por conta dela, o mercado local de serviços de TI está extremante acirrado, com os fornecedores ainda tendo que atender às exigências cada vez mais freqüentes dos clientes em manter pessoal capacitado e dentro das normas trabalhistas, o que acarreta encargos onerosos que acabam por comprometer ainda mais suas despesas. E por conta da desvalorização do dólar, altos impostos e até pelo idioma, crescer em off-shore no Brasil está a cada dia mais complicado.

As margens de lucro na atividade de serviços declinaram muito nos últimos anos. Os custos das empresas vêm aumentando ano a ano, seja por reajustes inflacionários na folha de pagamento, seja pela "formalização" das empresas (contratação CLT ou Flex de parte dos funcionários). Em contrapartida, dado o aumento da competitividade, está sendo cada vez mais difícil passar para o cliente esse aumento nos custos. Assim, as empresas de serviços estão tendo que se reinventar, buscando mão de obra em cidades cada vez menores, estabelecendo novas parcerias, melhorando a produtividade dos funcionários, descobrindo novas formas de entregar os serviços, etc.

“Neste momento, o desafio inicial das empresas que oferecem serviços de TI no Brasil é aumentar a lucratividade”, diz Peres, que acrescenta, “Algumas já estão partindo para projetos regionalizados a fim de gerar mais lucro e ganhar um fôlego. Outras, que têm intenção de abrir capital, estão atrás de crescimento através do ganho de escala e maior liquidez a fim de se tornarem atraentes aos investidores. Fusões também estão sendo bem vistas para a conquista da presença regional ou para aumento do portfólio de clientes”.

Perfil da IDC - IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de 900 analistas, distribuídos em 90 países, e há mais de 43 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. | www.idcbrasil.com.br

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