Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2008 - 10:07

Setor de TI ganha Fórum de Competitividade

Unidas, entidades comemoram a primeira conquista após I Fórum de Debates do Setor Software .

Após realizarem o I Fórum de Debates do Setor de Software, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e pela Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu) já conquistam a primeira vitória. O setor da tecnologia da informação terá um Fórum de Competitividade para discutir diretamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério de Educação (MEC) os temas de interesse.

“Levamos a proposta de criação do Fórum para o ministro Miguel Jorge, que a aceitou prontamente”, revela Ricardo Kurtz, presidente da Assespro Nacional. Segundo ele, a proposta avançou rapidamente e deve ser concretizada em julho. “Embora o mercado de TI tenha características diferentes de uma indústria tradicional, precisa ser encarado como cadeia produtiva, que envolve uma série de agentes até chegar ao produto final”, finaliza.

Os Fóruns de Competitividade, ferramenta estratégica no contexto da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, compõem o Programa "Competitividade das Cadeias Produtivas", integrante do Plano Brasil de Todos (PPA 2004-2007), que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP).

“Desde o lançamento da PICTCE, em 2004, aguardávamos a instalação do Fórum de Competitividade para o setor de software. Com satisfação vemos que o ministro Miguel Jorge tem se mostrado sensível à relevância do setor. O resultado desta iniciativa é mais uma demonstração da importância do trabalho conjunto e coeso de nossas entidades”, avalia Arnaldo Almeida Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.

Os fóruns têm como objetivo elevar a competitividade industrial das principais cadeias produtivas do País no mercado mundial, com ações relativas à geração de emprego, ocupação e renda, ao desenvolvimento e à desconcentração regional da produção, ao aumento das exportações, à substituição competitiva das importações e à capacitação tecnológica das empresas.

O I Fórum de Debates do Setor de Software foi realizado no final do mês de maio e com a finalidade de apresentar temas de concordância das quatro entidades a todos os níveis dos Poderes Executivo e Legislativo, além de estabelecer um debate entre as empresas do setor de software e as entidades que representam os usuários. No primeiro encontro, foram selecionados dois temas de grande relevância para o setor: Compras Públicas e Capital Humano.

“O primeiro fórum foi de extrema importância para setor”, diz Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro-SP. “Foi uma audiência pública, convocada pela sociedade”, comenta o executivo. Para Mayer, o evento criou um canal de comunicação com o governo, além de possibilitar maior alinhamento entre as necessidades do setor e a definição de políticas industriais.

Perfil da ABES - A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é uma entidade de classe a nível nacional do setor de software, que congrega cerca de 800 empresas no Brasil responsáveis por aproximadamente 85% do mercado, atuando desde 1986 em prol do setor, tanto nas áreas legislativa e tributária, quanto no que diz respeito à instituição de políticas voltadas para o crescimento do setor de software no país, particularmente no que concerne à produção local de programas de computador e pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia da informação, além de trabalhar na defesa dos direitos autorais de programas de computador.

Perfil da Assespro - A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) é uma associação empresarial que congrega as empresas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) e tem como objetivo ser a interlocutora do setor na busca e defesa de seus interesses diante do mercado e das autoridades. A Assespro-SP é a regional da entidade no estado de São Paulo. Site: http://www.assespro-sp.org.br/

Perfil da Softex - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema SOFTEX é composto pela SOFTEX e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema SOFTEX é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil. Site: www.softex.br

Perfil da Sucesu - A Sucesu representa e defende os interesses dos usuários de Informática e Telecomunicações, através de ações políticas, institucionais e técnicas, fomentando e disseminando o uso das tecnologias da informação. Site: www.sucesu.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira