Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2008 - 10:12

Hospital Unimed Santa Helena amplia conforto e segurança aos pacientes e entra uma nova fase na quimioterapia

O Hospital Unimed Santa Helena-HUSH firmou recentemente parceria estratégica na área de quimioterapia com o IPC - Instituto Paulista de Cancerologia, a primeira clinica oncológica a receber Acreditação Plena pela ONA-Organização Nacional de Acreditação e que trabalha há mais de 20 anos seguindo padrões reconhecidos por entidades internacionais como a FDA-Food and Drougs Administration dos EUA. Entre os clientes do IPC estão hospitais brasileiros e operadoras de saúde reconhecidas como referência no setor. Alguns dos principais objetivos desta atuação conjunta já foram atingidos.  O HUSH conseguiu dar maior agilidade aos procedimentos, manteve ações voltadas à qualidade de vida e bem estar do paciente, além da racionalizar custos.

Fevereiro e março deste ano é o ponto de partida da nova fase e nesse período foram preparadas 1082 bolsas de quimioterapias, aplicados mais de R$ 1,2 bilhão na aquisição de medicamentos de primeira linha, utilizados com margem mínima de perda não superior a 2,3% e cobrados por miligramagem.

A Dra. Manuela Mazzini, superintendente de regulação da Unimed Paulistana, ressalta que “ao ter as prescrições feitas pelos médicos assistentes cooperados e com 100% de análise técnica, se viabiliza a administração com segurança, qualidade e o melhor custo/benefício. A opção pela parceria com o IPC obedece a critérios de competência, idoneidade e identidade de filosofia no trato de pacientes com câncer”. Ela argumenta que “o instituto aceitou trabalhar com miligramagem, preço de custo real, margem operacional justa e respaldo de equipes multidisciplinares onde atuam, entre outros profissionais, médicos, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas com ênfase em oncologia”.

O superintendente administrativo do HUSH, Dr. Antonio Costa, acrescenta que “todos os elos multiprofissionais envolvidos nos tratamentos estão perfeitamente conectados. Isso está a serviço de uma conduta que não foca apenas o câncer, sua patologia e a terapia. Neste instante sensível, a Unimed foi buscar como parceiro o serviço do IPC que vem somar seus esforços ao lado do Hospital Unimed Santa Helena e dos CPA´s- Centros de Procedimento e Apoio para dar muito mais segurança, carinho e credibilidade, aos procedimentos aos pacientes”.

Gradativamente cresce o volume de atendimento. Antes a oncologia tinha capacidade para acolher 216 pacientes/mês, atualmente recebe 232 e está criando condições para ampliar estes números de maneira criteriosa. Para o superintendente do HUSH, “os pacientes oncológicos por sua característica de dependência à equipe de tratamento, merecem atenção especial para que se sintam seguros”.

Respeito ao paciente - O alvo “é o ser humano com toda sua complexidade e diversidade e para o qual dedicamos uma atmosfera de respeito e carinho”, diz o superintendente. O Dr. Antonio Costa explica que “as mudanças foram, neste momento, na área ambulatorial. Mais adiante elas acontecerão nas áreas de internação para melhor atender e tornar mais rápido o tratamento de pacientes com quadros crônicos e de longa permanência, visando à integração com o CRMP-Centro de Referência em Medicina Preventiva e CPA´s. Procuramos envolver a família do paciente que –de certo modo- também participa do sofrimento e precisa receber orientação adequada”.

Qualidade de vida é a conseqüência deste conjunto de providências, segundo analisa o diretor clínico, Dr. Antonio Heinisch. O executivo ressalta que o hospital “segue a tendência mundial por um tratamento sem a carga psicológica negativa, como a situação era encarada no passado. Acrescenta que “a proposta é reforçar a idéia de que o paciente pode contar com toda a estrutura avançada em termos de tecnologia, profissionais qualificados que proporcionam atendimento compatível com os melhores centros de referência em oncologia e custo acessível”.

Dr. Heinish assegura também que “o clima acolhedor é percebido pelo paciente desde o instante em que ele toma contato com o hospital. As equipes multidisciplinares do Hospital Unimed Santa Helenas têm entre os profissionais, médicos, especialistas em psicologia, farmacêuticos, assistentes sociais e enfermeiras com ênfase em oncologia. Até os setores administrativos estão orientados para auxiliar o paciente a alcançar estágios de auto-estima essenciais para potencializar o resultado do trabalho que lhe é dedicado”. “A bem da verdade, ao final de um período de internação o que fica, para o paciente e a família a quem prestamos o serviço, é um sentimento e, este deve ser de carinho, atenção e acolhimento. Só, através deste sentimento é que conseguimos controlar custos dentro das unidades hospitalares de recursos próprios, já que a família e paciente não oferecem resistência aos tratamentos e orientações propostos” – diz Antônio Costa.

Perfil da Unimed Paulistana - Com um faturamento anual de cerca R$ 1,5 bilhão e uma carteira com mais de 1,2 milhão de clientes, a cooperativa médica Unimed Paulistana é a terceira maior operadora de São Paulo e uma das cinco maiores do País. Sua atuação é baseada no conceito de Saúde Integral, oferecendo há 11 anos os programas de Medicina Preventiva para promover e tratar a saúde de seus clientes.

Fundada em 1971, a Cooperativa conta hoje com mais de 1.500 médicos cooperados e uma rede credenciada de aproximadamente 400 prestadores de serviços, entre hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira