Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2008 - 10:18

Empresários afirmam que responsabilidade social e lucro andam juntos

As empresas contaram seus cases durante encontro ocorrido na FIESP.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, e Eliane Belfort, diretora titular do Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da entidade, estiveram reunidos dia 19 (quinta-feira), com os representantes de importantes companhias, entre eles Miguel Colasuono, presidente da Eletrobrás; Mario Antonio Carneiro Cilento, presidente da Carbocloro; Hélio Seibel, presidente da Leo Madeiras; e Lito Rodrigues, presidente da rede Drywash. Eles confirmaram sua participação na II Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental e comentarem os cases de suas empresas.

Entre os presentes no encontro de hoje havia um consenso de que as empresas precisam investir numa gestão empresarial socialmente responsável não somente para fins de filantropia e ações sociais pontuais. A grande diferença - e o que de fato importa para as empresas - é que investimentos em sustentabilidade tornam o empreendimento apto a competir no mercado globalizado. “Para que a prática da sustentabilidade seja algo real e funcional nas empresas a iniciativa precisa partir da cúpula. É importante que estas ações se iniciem a partir dos dirigentes das empresas e que eles se mobilizem para passar estes valores aos colaboradores”, explicou a diretora titular do CORES, Eliane Belfort.

Além da Mostra, durante a Semana do Meio Ambiente a FIESP organizou passeios educativos, palestras e diversas outras atividades voltadas à sustentabilidade para seus colaboradores. “Achamos que não iríamos ter público para os eventos que preparamos, mas todos os plenários e atividades estavam lotados”, comentou Paulo Skaf, presidente da FIESP. “Temos procurado manter um conjunto de ações socioambientais permanentes com os colaboradores”, concluiu.

Cases apresentados: Drywash – a empresa criou o conceito de lavagem de carros a seco, que substitui o uso de água pelo de produtos químicos.

Carbocloro – indústria de cloro e soda cáustica localizada em Cubatão (SP). É hoje responsável pela manutenção e pela preservação do Parque da Lagoa, como é denominada parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural, reconhecida pelo Ibama como “Criadouro Conservacionista”, ou seja, um local apropriado para reabilitação e soltura de animais silvestres apreendidos pela Polícia Florestal na região.

Leo Madeiras – possui um projeto de capacitação e formação de marceneiros aptos a trabalhar somente com madeira certificada.

Biogás – faz a coleta dos gases de aterros sanitários de São Paulo, transformando-os em energia elétrica. Esta energia é utilizada por diversas empresas e pelo próprio aterro.

II Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental, dias 13, 14 e 15 de agosto de 2008, na Fundação Bienal de São Paulo - Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo – SP. Telefone: (11) 5576-7600.

Perfil da FIESP - Intérprete do setor produtivo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é a voz que fala por 132 sindicatos patronais que representam, aproximadamente, 150 mil indústrias de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas. É a maior entidade de classe da indústria brasileira.

Perfil da CORES- O Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da FIESP tem como missão difundir o conceito de Responsabilidade Social Empresarial como ferramenta de gestão para a competitividade, o crescimento, o lucro e a sustentabilidade. Respaldado pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social do Instituto Roberto Simonsen (IRS), o CORES elaborou, entre outras ações, a Agenda de Responsabilidade Social e o Programa Sou Legal, que propõe a discussão, a implementação e a difusão do tema junto ao industrial paulista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira