Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2008 - 17:38

Restrição à circulação de caminhões pode elevar custos logísticos em São Paulo

A Delta Serviços Logísticos estima aumento das despesas com folha de pagamento e reforço noturno da segurança.

São Paulo- Se por um lado as medidas anunciadas pela prefeitura de São Paulo pretendem melhorar o trânsito na capital paulista, por outro devem causar impactos significativos para quem presta serviços de transporte e gestão logística, como é o caso da Delta Serviços Logísticos. Com a aprovação do decreto que restringe a circulação de Veículos Urbanos de Carga (caminhões de até 6,3 metros), a empresa já prevê aumento de custos, contratação de funcionários, investimento em segurança e maior tempo para transportar volumes elevados de cargas.

Entre as mudanças decretadas pela prefeitura está a implantação do rodízio municipal de caminhões no centro expandido da capital, cuja área passou dos atuais 25 km² para 100 km². De 30 de junho a 31 de julho, esses veículos com placa de final ímpar só poderão circular em período diurno (5h às 21h) nos dias ímpares e aqueles com final par estarão liberados no dias pares. Em seguida, de 1° de agosto até 31 de outubro, os caminhões terão direito de transitar na região das 10h às 16h, obedecendo ao mesmo esquema de rodízio das placas.

O superintendente comercial da Delta, Pérsio de Carvalho Júnior, acredita que essas alterações são importantes para se tentar disciplinar o transporte de carga em São Paulo, mas uma série de adaptações precisarão ser feitas para que as empresas se adequem às medidas. Ele ressalta que a Delta, por exemplo, trabalha com o transporte de caixas eletrônicos e, com as mudanças de horário para carga e descarga, será necessário reforçar a segurança nos bancos durante o período noturno. “O processo de entrega pode até ser feito nos horários estipulados pela lei, desde que haja condições de segurança para o transportador. Abrir uma agência bancária durante a noite é uma situação extremamente complexa”, destaca.

Outro impacto dessa nova medida é a ampliação em 25% do quadro de funcionários que trabalham à noite, com o conseqüente aumento das despesas para o operador logístico decorrente da necessidade de se pagar o salário adicional noturno. "Toda vez que se está com uma frota na rua tem uma equipe de atendimento que fica na retaguarda para qualquer imprevisto. Por isso, vamos ter que aumentar nossa equipe noturna, que hoje conta com mais de 30 pessoas", explica o superintendente comercial.

Pérsio afirma também que a restrição em relação ao tamanho dos caminhões que poderão circular durante o dia afeta fortemente o setor logístico. "Com o decreto, os veículos liberados para trânsito são aqueles que têm tamanho equivalente ao de um carro, o que impossibilita o transporte de grandes cargas. Mas se uma van pode circular a passeio, porque um veículo urbano de carga, que é um meio utilizado para trabalho, não está liberado?", questiona.

Atualmente, a Delta tem um fluxo de mais de 40 veículos circulando diariamente em São Paulo das 10 às 18 horas. Segundo o superintendente comercial, a empresa vai usar a estratégia de dialogar com os clientes para se adaptar às medidas, assim que forem decretadas oficialmente. "Vamos mostrar as opções existentes e as conseqüências de cada uma delas para negociar com os clientes qual a melhor maneira de nos enquadrarmos nessa norma. Por enquanto, nossa preocupação maior é com o transporte de sensíveis, porque existem equipamentos que não cabem em veículos menores", conclui.

As novas regras começam a valer a partir do dia 30 de junho e são uma transição para a proibição total da circulação de caminhões durante o dia em São Paulo, que passa a ser obrigatória em novembro.

Delta Serviços Logísticos - A Delta Serviços Logísticos é um operador logístico que desenvolve soluções customizadas e sistemas flexíveis capazes de se adaptarem à necessidade de cada cliente e de empresas dos mais variados portes. Ao longo de seus 16 anos de trajetória ela buscou flexibilizar sua prestação de serviço. Para especializar-se em cada caso criou a Delta Log, para atender logística e gestão; a Delta Storage, para serviços de armazenagem; a Delta Trans, para Serviços de Transporte e a Delta Records, para gerenciamento de documentos.

Possui cerca de 50 mil m² de instalações em suas sete unidades distribuídas estrategicamente pelo Brasil, entre os Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, e com capacidade para atender todo o território nacional. Dispõe de alta tecnologia e inteligência para realizar cerca de 30 mil entregas por mês. Para mais informações acesse www.deltarecords.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira