Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 10:32

Baosteel aceita alta de até 96,5% para minério da Rio Tinto

Xangai - A maior siderúrgica da China, a Baosteel, concordou em pagar até 96,5 por cento a mais pelo minério de ferro em 2008, em um contrato com a mineradora australiana Rio Tinto, informou em um comunicado a empresa chinesa , dia 23 (segunda-feira).

Mas a companhia, que negociou em nome da indústria de aço chinesa, afirmou que o tradicional sistema de precificação anual tinha sido mantido, apesar de uma divergência sem precedentes entre o aumento do preço do minério australiano e do brasileiro.

A Baosteel concordou com uma alta de preço de 79,88 por cento para o produto de Pilbara e de Yandicoogina e com um aumento de 96,5 por cento para o semi-granulado de Pilbara.

O contrato supera o aumento anunciado pela Vale no início do ano, de no máximo 71 por cento.

"Para manter o tradicional sistema de precificação e a ordem normal do mercado e para manter uma cooperação amistosa de longo prazo entre os setores de produção e distribuição, a Baosteel determinou preços referenciais para o minério de ferro em 2008 com a Rio Tinto após negociação amistosa", disse a Baosteel em comunicado.

"O resultado representa a sinceridade dos dois lados para manter o tradicional sistema de precificação e um resultado de esforço conjunto das empresas que carregam responsabilidades", disse a Baosteel.

"As siderúrgicas chinesas dão apoio à Rio Tinto para impulsionar o investimento e aumentar a produção para responder à demanda do mercado."|Por Alfred Cang e Humeyra Pamuk/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira