Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 10:36

Queda é um dos principais acidentes em idosos

De acordo com dados da Polícia Militar, no Estado de São Paulo são registradas mais de quatro mil quedas por mês. Em muitos casos, o acidentado espera socorro por horas sem conseguir se movimentar

O idoso que mora ou passa o dia sozinho é uma das principais preocupações de seus filhos e demais familiares. Apesar das melhorias no estilo de vida dos idosos, como acesso a médicos e planos de saúde, a população da terceira idade ainda está sujeita a pequenos acidentes do dia-a-dia.

Um dos riscos mais freqüentes é a queda. De acordo com dados da Polícia Militar, no Estado de São Paulo são registradas mais de quatro mil quedas por mês. Em muitos casos, o acidentado espera socorro por horas sem conseguir se movimentar. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos. Cerca de 85% dessas lesões acontece dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.

Pensando em disponibilizar conforto e segurança para esse tipo de público, a Telehelp – empresa de serviço de socorro domiciliar à distância, se destaca como uma opção ideal para a pessoa que requer mais atenção e cuidado.

Trata-se de um serviço que disponibiliza um aparelho simples e amigável – usado no pulso ou pescoço (como um colar), composto por um painel parecido com uma secretária eletrônica e um botão de emergência de acesso remoto, que aciona um sistema de teleassistência, permitindo que uma pessoa que mora ou se encontre sozinha avise quando enfrentar em sua casa situações emergenciais, como uma queda.

Quando o usuário aciona o botão – à prova d’água e que pode ser utilizado como relógio ou colar - um sinal é enviado para uma Central de Atendimento 24 horas. Imediatamente, um profissional responde ao chamado, já com a visualização da ficha médica do cliente completa, que conversará com ele por meio do sistema de voz do painel. Em seguida, o atendente providencia o tipo de ajuda necessária, avisando parentes e amigos previamente cadastrados sobre a situação de emergência. Uma movimentação que dura apenas 40 segundos e pode salvar uma vida.

Como foi o caso da cliente A.H.. Idosa, ela morava sozinha e sofreu uma queda que a impossibilitou de se locomover. Para solicitar ajuda, acionou o botão de emergência e a Telehelp providenciou todos os cuidados para remoção da cliente até o hospital.

Para José Carlos de Vasconcelos, diretor de operações da Telehelp, está comprovado que a maioria das emergências domiciliares é causada por quedas, o que muitas vezes impede a pessoa de chegar ao telefone para pedir socorro. “As quedas também são consideradas um problema de Saúde Pública, pois trazem conseqüências limitantes para as pessoas idosas. Cerca de 70% das entradas de pessoas na terceira idade em pronto-socorros é decorrente de quedas. Com a Telehelp, 80% dos casos de hospitalização por esse motivo podem ser evitados”, compara.

O sinal de alerta máximo já foi dado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT): o número de internações de idosos com fraturas aumentou 30% nos últimos cinco anos. O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostrou que chegam a 30 mil por ano as internações de idosos com fraturas e os gastos giram em torno de R$ 50 milhões.

Perfil da TeleHelp - A TeleHelp é uma empresa brasileira pioneira no atendimento teleassistência no Brasil. O serviço de telecare já existe em 19 países. Só nos Estados Unidos, são quase 1 milhão de usuários que utilizam a eficiência do atendimento de saúde remoto. Por enquanto, o serviço está disponível em São Paulo, Santos e ABCD e em breve no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira