Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 10:40

Novo teste de triagem sangüínea pode detectar infecções precoces do vírus da hepatite C (HCV)

Cartagena, Colômbia -Cerca de 170 milhões de infecções por hepatite C ocorrem mundialmente, tornando esta uma das doenças mais comuns transmitidas pelo sangue. As infecções pelo vírus da hepatite C (HCV) decorrentes das doações de sangue são controladas nos países industrializados através de uma combinação de testes de diagnósticos de ácido nucléico e anticorpos.

No entanto, os resultados de uma pesquisa referente a um novo imunoensaio aqui reportado dão esperanças para diminuir de maneira significativa o período de janela desde a exposição do doador à soroconversão e detecção do anticorpo do HCV.

Importantes bancos de sangue e especialistas em doenças infecciosas de toda a América Latina participaram de um simpósio realizado recentemente em Cartagena, o "Avanços na Medicina de Transfusão na América Latina". Paul Coleman, PhD., Cientista Sênior da Abbott Diagnostics que trabalha na equipe principal de pesquisa e desenvolvimento da Abbott para diagnósticos de doenças infecciosas, apresentou uma atualização dos diagnósticos de um banco de sangue.

Coleman informou ao grupo que a maioria dos doadores de triagem para os serviços de coleta e transfusão de sangue para hepatite C com anticorpos do HCV testa capaz de identificar os doadores infectados com o HCV dentro de 50 a 60 dias após a exposição ao vírus.

Sofisticados testes de sonda de ácido nucléico utilizados nos Estados Unidos e na União Européia verificam grupos de 8 a 16 amostras de doadores e detectam o RNA do HCV entre 4 e 5 dias após a exposição.

No entanto, o teste NAT (amplificação de ácidos nucléicos) em grupo é oneroso e tecnicamente exigente, tornando a sua implementação um desafio para a América Latina, o leste europeu e outras regiões onde o HCV é altamente predominante.

"Se o custo não fosse a preocupação, os testes de doadores individuais com NAT seriam o padrão mais ideal em todos os locais; portanto, há a necessidade de se ter um imunoensaio capaz de detectar infecções no início do período de janela, bem como os transmissores do HCV", disse Coleman.

Enquanto a Abbott oferece no momento um imunoensaio de combinação de antígeno-anticorpo do HCV em um formato de microtítulo (o estudo combo de HCV e Murex), a empresa está também desenvolvendo um novo formato de ensaio de combinação do HCV nos sistemas automatizados de imunoensaio de alto volume Architect e Prism. Estes sistemas de alto volume atendem às necessidades do cliente do banco de sangue. Coleman disse que este novo ensaio está, portanto, sendo avaliado com a finalidade de determinar o seu valor potencial para detectar infecções precoces do HCV em doadores de sangue. Ele ainda acrescentou que o ensaio de combinação vem sendo estudado em painéis de amostras de soroconversão do HCV e em amostras de anticorpos negativos/NAT positivos do HCV.

Doze painéis de soroconversão foram testados em relação ao RNA do HCV, anticorpos do HCV e através de ensaios investigativos da combinação de antígenos-anticorpos do HCV. A especificidade apresentada foi de 99,61% e a sensibilidade foi de 98%. "Descobrimos que o período de janela poderia ser reduzido em cerca de 32 dias utilizando o teste de combinação, ou seja, menos de um dia de diferença em relação aos resultados do teste NAT e bem mais barato", informou Coleman. "Os dados indicam claramente que o teste de combinação do HCV detectará mais amostras de anticorpos negativos/RNA positivos do HCV, podendo fechar o período de janela para um a três dias em relação ao NAT".

Um estudo separado que compara o teste de combinação do HCV da Abbott com um outro ensaio de combinação de amostras de anticorpos negativos/NAT positivos coletados em um banco de sangue demonstrou que o teste da Abbott identificou muito mais amostras positivas do HCV do que o ensaio do concorrente. "O desempenho aprimorado do nosso novo estudo de combinação do HCV em relação ao ensaio de combinação do concorrente se dá aos reagentes otimizados do estudo gerados no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento com a participação dos nossos clientes em nível mundial", disse Coleman.

"Um método mais barato e automatizado para detectar infecções precoces do HCV nos países que não utilizam o teste de triagem NAT ajudará a evitar casos de hepatite C transmitidos pela transfusão de sangue que, presentemente, deixam de ser detectados em virtude das limitações dos próprios testes de triagem de anticorpos do HCV", concluiu Coleman. | www. weberpr.com | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira