Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 10:45

Secretaria de saúde de Maricá recebe Prêmio Leila Diniz

Sob aplausos de profissionais da saúde, representações políticas regionais, representantes de movimentos feministas e mães, acompanhadas de seus bebês, que torciam a vibravam a cada menção à importância do combate à mortalidade materna no estado, a Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembléia Legislativa do Rio entregou, na noite desta segunda-feira (23/06), o prêmio "Leila Diniz – Pré-Natal e Parto Seguro e Saudável", que, em sua terceira edição, contemplou oito instituições mais bem colocadas entre as mais de 20 inscritas. "A preocupação com a mortalidade materna tem norteado nosso mandato. E este prêmio quer homenagear instituições que, através de soluções bem sucedidas, estão ajudando a salvar vidas. É a melhor premiação que tem: Todos saímos ganhando", disse Inês, após entregar o diploma e o troféu correspondentes à primeira colocação para a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida do município de Maricá.

Segunda colocada na última edição do prêmio, a Secretaria de Saúde de Maricá trouxe para a cerimônia um grupo de mães beneficiadas pelo programa, que já funciona há cinco anos atendendo mulheres do início da gravidez até o pós-parto com aconselhamento psicológico e atendimento de fisioterapeutas, ginecologistas, entre outros especialistas. Márcia Yume Matsumoto Silveira, 21 anos, é uma das mães que recorreram ao trabalho e que hoje estavam, literalmente, vestindo a camisa do grupo. "Tive uma gravidez difícil, de risco, porque tive pressão alta. Depois me separei e cheguei a abandonar meu filho com a minha mãe por causa de uma depressão pós-parto. Em todos os momentos, recorri ao grupo e hoje os considero mais importantes para mim e para meu filho do que minha própria família. Por isso visto a camisa", ri, mostrando a peça de roupa usada por ela e por seu filho, Rafael, de um ano e nove meses.

A iniciativa do prêmio, que este ano distribuirá computadores a cada uma das cinco instituições mais bem colocadas na avaliação, foi elogiada pelo prefeito de Maricá, Ricardo Queiroz. "Ela atesta a existência de políticas de promoção da saúde pública que são desenvolvidas com seriedade. O que estamos vendo ser reconhecido aqui nesta noite é a política pública de qualidade", disse, em seu discurso. A deputada federal Cida Diogo (PT-RJ), autora do projeto de resolução que criou o prêmio, concordou: "Lembro-me que, na segunda edição, a secretaria de Maricá questionou o segundo lugar conquistado, pleiteou posição melhor", diz, rindo. "Mas agora, vejo que eles estavam predestinados ao primeiro prêmio, do qual se mostraram merecedores", salientou. Cida aproveitou a ocasião para informar que conseguiu, por meio de emenda ao orçamento federal, a destinação de kits com computadores, data shows e outros equipamentos necessários ao bom atendimento, para todos os contemplados com o diploma e o troféu Leila Diniz. "Será o kit Leila Diniz", afirmou a parlamentar.

Os demais trabalhos escolhidos, segundo critérios como investimento na atenção obstétrica e neonatal; ampliação da assistência às mães adolescentes e às adultas vítimas de violência; promoção de partos humanizados; inclusão do pai no pré-natal, entre outros, foram: Casa de Parto David Capistrano Filho, que ficou com o segundo lugar; a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende (APMIR); o Hospital Maternidade Carmela Dutra; o Instituto Fernandes Figueira; a Maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria; o Hospital Maternidade Alexander Fleming, e, por último, o Hospital Maternidade Fernando Magalhães.

Presente ao evento, a filha da atriz Leila Diniz, Janaína Diniz, aproveitou a cerimônia para defender o incentivo ao parto humanizado. "Há três anos fiz aqui um protesto veemente contra o fechamento da maternidade Leila Diniz, mas agora volto, feliz, a esta Casa, para parabenizar a retomada desta fundamental instituição, que prioriza o parto humanizado e a dignidade humana", comemorou a também atriz e produtora de cinema. A solenidade contou ainda com outros representantes da família de Leila Diniz, além de representantes do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedim), que integra a banca julgadora do prêmio, e de muitas associações, sindicatos e redes feministas atuantes no estado. || www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira