Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 11:49

Campanha Light: Sabe o que é melhor do que soltar pipa? Estar seguro

Cerca de 2,5 milhões de clientes ficaram sem energia em 2007.

Soltar pipas próximo à rede elétrica além de ser perigoso, por envolver risco de morte, causa acidentes que podem deixar bairros inteiros sem energia. Em 2007, foram registrados na área de concessão da Light 1.568 desligamentos da rede causados por pipas, deixando 2 milhões e 473 mil clientes sem energia elétrica.

Além dos incidentes, a Light tem prejuízos com equipamentos, deslocamento das equipes para o atendimento de emergência e para a limpeza da rede de distribuição, que chegam a R$ 1,3 milhão por ano.

Até a primeira quinzena deste mês, 990 mil clientes já foram prejudicados por causa de 632 ocorrências.

Os desligamentos por pipas são mais comuns nas Zonas Norte e Oeste do Rio e na Baixada Fluminense, especialmente no período de férias escolares, mas também nos finais de semana. Nessas áreas, foram registrados mais de 90% dos desligamentos por pipa na rede. A Baixada com 44% e Zona Oeste com 35% dos casos foram as regiões mais atingidas. Os bairros de Campo Grande e Santa Cruz lideram as estatísticas da Zona Oeste e o município de Belford Roxo da Baixada Fluminense.

Em função do aumento do número de casos, característicos desta época do ano, e visando as férias escolares, a Light intensificou sua campanha de conscientização para os perigos de soltar pipas em locais impróprios.

A partir desta segunda-feira, a empresa inicia a distribuição de cartilhas e cartazes nas agências comerciais da companhia, no Centro Cultural Light e, principalmente, nas comunidades de baixa renda por meio das Associações de Moradores, parceiras importantes da concessionária que atuarão como multiplicadores da campanha.

Para soltar pipa com segurança, algumas dicas precisam ser observadas: 1.Solte pipas longe dos fios, de preferência em espaços abertos para evitar o risco de acidentes. As áreas próximas aos aeroportos também são impróprias, pois as pipas podem atingir as aeronaves, colocando vidas em risco.

2. Não solte pipas nas lajes das casas. Qualquer distração pode resultar em choques, caso a pipa prenda na rede elétrica, e quedas, de quem está fazendo parte da brincadeira.

3. Caso a pipa fique presa, não suba em telhados, postes ou torres de transmissão para recuperá-la. Jamais tente removê-la, muito menos utilizando canos, vergalhões e bambus. Objetos de metal, como ferro, alumínio e cobre, ou qualquer tipo de material molhado, provocam choques violentos quando em contato com os fios da rede elétrica.

4. Aos primeiros sinais de tempestade recolha a pipa. Ela funciona como pára-raios, conduzindo energia.

5. Aprenda a fazer e soltar pipas sem rabiola, como as do tipo arraia. As pipas agarram quase sempre por causa da rabiola.

6. Não use papel laminado na pipa. Se ela tocar nos fios vai provocar um curto-circuito que poderá atingi-lo e deixar um bairro inteiro sem luz.

7. Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas. Muitos acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas.

8. E lembre-se: nunca use cerol. Ele é proibido por lei. Não use linhas metálicas no lugar da linha comum, pois elas podem causar choques elétricos, além de também ameaçar ciclistas e motociclistas.

9. Procure locais abertos, longe da rede elétrica, para soltar pipa.

.Em casos de acidentes com a rede elétrica, ligue para 0800210196 – ligação gratuita (24 horas).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira