Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2008 - 12:10

Hughes lança serviço inédito de educação executiva no Brasil

O projeto HughesEDU tem como parceiros a Universidade Mackenzie e a Fundação FIA.

São Paulo– A Hughes, empresa de telecomunicações líder em banda larga via satélite, lança o serviço HughesEDU, uma solução educacional corporativa presencial destinada a empresas instaladas no Brasil e demais países da América Latina. O diferencial do serviço é o uso da tecnologia via satélite de última geração, que possibilita atender as demandas de educação executiva e treinamentos corporativos a distância e em tempo real.

Para atender este mercado, a Hughes estruturou uma equipe educacional composta por um coordenador pedagógico, um consultor especializado no mercado de educação a distância, um call center dedicado ao atendimento dos alunos usuários da nova solução e um estúdio digital em São Paulo a partir do qual serão ministradas as aulas para todo o país.

O novo serviço é destinado a empresas e organizações públicas e privadas que necessitam treinar ou oferecer os mais diversos cursos como complementação gerencial, comportamental ou técnica para colaboradores localizados nos mais diferentes pontos dos países da América Latina.

Para viabilizar esta solução a Hughes se baseou no modelo educacional que aplicou na Índia, o HughesNet Global Education. No Brasil, firmou parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, cujos conteúdos educacionais serão oferecidos em formato personalizado, de acordo com as necessidades dos clientes.

As aulas serão ministradas a partir do estúdio digital da Hughes em São Paulo por professores, mestres e doutores capacitados para elaborar e ministrar cursos interativos a distância. Todos os cursos e treinamentos HughesEDU serão certificados por instituições credenciadas pelo MEC, o que oferece aos alunos de educação a distância empresarial uma certificação legal. Para René Birocchi, diretor de negócios em educação da Hughes, “a validação do MEC nestes cursos impacta na empregabilidade gerada para os funcionários treinados, bem como atinge seus objetivos de capacitação corporativa”.

Como funciona - A solução HughesEDU possui recursos similares ao da TV digital interativa, na qual diferentes salas distribuídas geograficamente podem colaborar e interagir ao vivo (perguntas, dúvidas, exemplos), substituindo a necessidade de encontros presenciais entre o professor e os alunos.

O novo serviço possibilita às empresas uma redução de custos da ordem de 40% quando comparado ao investimento necessário para deslocamento (transporte, alimentação e hospedagem) e remuneração dos profissionais. Outro benefício deste modelo de ensino corporativo é a possibilidade dos colaboradores não necessitarem se ausentar do ambiente de trabalho para realizar seus treinamentos e cursos em instituições de ensino externas. “Com HughesEDU, a empresa ganha escala significativa nos seus processos de gestão educacional, pois pode oferecer um curso para diversas classes situadas em outras localidades, sem a necessidade de deslocar professores e alunos”, explica Birocchi.

Vantagens da EAD - Das múltiplas vantagens apontadas na pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância/2008, a “flexibilidade de tempo para o aluno” foi a mais indicada (94%), o que demonstra a relevância, para as empresas, dessa característica que permite ampliar a variedade de arranjos possíveis no ambiente de trabalho. A vantagem menos percebida foi a “menor interferência na rotina de trabalho” (indicada por 56% das empresas), o que também comprova a eficiência dos arranjos que se valem da flexibilidade.

O que as empresas querem - A qualidade foi indicada na pesquisa feita pela ABED como o fator decisivo para que as empresas contratem serviços de EAD. O preço foi o segundo fator mais apontado (80% das empresas). Quando se pergunta sobre qual é “o fator mais importante” para a contratação dos serviços, novamente a qualidade vence, sendo apontada por 75% das empresas. O preço, nesta questão, cai para 2,8%, enquanto a segunda colocação fica com o gerenciamento pedagógico (14%). Agilidade é outro ponto que aparece bem cotado nas duas questões, sendo apontada por 77% das empresas como um fator decisivo e por 8,3% como o mais importantes.

Embora utilize a EAD para educar seus funcionários, fornecedores ou prestadores de serviços, uma parcela pequena das empresas (4,9%) avalia de forma negativa candidatos a vagas que tenham se formado por cursos a distância. Para a maioria (73%), o tratamento é o mesmo e para 7,3% isto é considerado um diferencial positivo.

Hughes - A Hughes, empresa fornecedora de serviços corporativos para telecomunicações, é líder de mercado com 56% de participação mundial de acordo com pesquisas realizadas pela consultoria inglesa COMSYS. Seu faturamento mundial em 2007 foi de US$ 1 bilhão e a empresa emprega cerca de 3 mil funcionários em todo o mundo e 75 colaboradores estão alocados no Brasil. A Hughes oferece cobertura em qualquer ponto do território nacional, sem restrições de distância ou relevo. O serviço também está disponível nos Estados Unidos, na Europa, Índia, China e em toda a América do Sul. Por meio do HughesNet, serviço de rede IP em banda larga via satélite, empresas que necessitam de comunicação em pontos distantes do Brasil e da América do Sul desprovidos de infra-estrutura de comunicação tradicional, podem realizá-la via satélite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira