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24/06/2008 - 12:29

Banco Real reforça estratégia de suporte à gestão financeira para Pequenas e Médias Empresas

Instituição estendeu às pequenas e médias empresas produtos antes reservados às grandes.

Ao compreender as necessidades específicas de diferentes segmentos de mercado, o Banco Real adotou a prática de valorizar igualmente as empresas de sua carteira, independentemente da estrutura dessas organizações. Foi a partir dessa política que a instituição financeira desenvolveu para médias e pequenas empresas produtos e serviços antes reservados somente às grandes. Os resultados já aparecem. Cerca de 35% dos clientes pessoa jurídica foram fidelizados.

Dentre os exemplos de produtos e benefícios oferecidos pelo Banco Real – instituição pioneira em cobranças eletrônicas - estão as inovações para auxiliar o contas a receber das empresas. Dentre elas destaca-se a Cobrança e-mail. Trata-se de uma modalidade de cobrança eletrônica, que possibilita a comodidade do envio de boleto diretamente ao e-mail do sacado. “Além de fazer a gestão de cobrança para pequenos volumes, permitirá agilidade e redução de custo, incluindo a redução da utilização de papel – sem contar com o aumento da segurança, já que o e-mail chega direto ao computador do usuário sem intermediários”, explica João Consiglio, diretor de Produtos do Banco Real.

Disponível até pouco tempo atrás apenas para seus grandes clientes corporativos, a Cobrança e-mail, foi agora disponibilizada no RIE (Real Internet Empresa), e possibilita ao cliente selecionar quais títulos prefere encaminhar eletronicamente e quais pelo correio, além de decidir se quer imprimir o boleto imediatamente. Quando há um boleto disponível no site, o sacado recebe uma mensagem eletrônica. A primeira mensagem traz uma senha que deve ser trocada no primeiro acesso e que será utilizada sempre que houver um novo boleto enviado por e-mail.

“Essa solução é, hoje, a mais segura do mercado, já que não enviamos a imagem do boleto ou links no corpo do e-mail”, conta Consiglio. O custo por título de cobrança registrada pelo RIE e enviada por e-mail é bem menor, já que a tarifa máxima é de R$ 2,00.

Existem ainda outros exemplos de inovações criadas especialmente para facilitar o dia-a-dia das empresas, tal como permitir a emissão de segunda via de boletos no site do banco ou até mesmo da empresa com as mensagens originais do título. Vale comentar que para as empresas que possuem folha de pagamento com o Banco Real ainda há a possibilidade de disponibilizar o contra-cheque dos funcionários na internet ou nos caixas eletrônicos.

“O crescimento das pequenas e médias gera aumento do trabalho administrativo e é aí que o Banco Real entra com estrutura diferenciada e ajuda na gestão dessas demandas”, continua o executivo, que lembra que a instituição estará lançando no segundo semestre um gerenciador financeiro capaz de, logo nas primeiras horas da manhã, fornecer aos administradores das empresas a posição atualizada de seu caixa. “A idéia neste caso vai além da simples informação, já que é possível por meio deste serviço automatizar-se todo o processo de balanceamento de recursos financeiros entre diferentes bancos” completa.

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