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Petrobras assina contrato para a construção de dez navios-petroleiros


A Transpetro (Petrobras Transporte), subsidiária da Petrobras, assinou contrato com o Consórcio Atlântico Sul para a construção dos primeiros dez navios-petroleiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota da empresa, nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, em Pernambuco. A solenidade foi realizada, no Complexo Industrial Portuário de Suape, com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de estado de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado.

As embarcações, encomendadas ao Consórcio Atlântico Sul ,fazem parte do programa que prevê a construção de 26 navios-petroleiros, nesta primeira fase, com geração de 22 mil empregos. Só para Pernambuco, a expectativa é de que sejam criados 11 mil novos postos de trabalho. O Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro terá um impacto importante na economia pernambucana, porque induz o surgimento de um novo pólo de desenvolvimento industrial, o de construção naval.

Implantado segundo os mais avançados padrões tecnológicos, o novo pólo, que surgirá a partir do estaleiro do Consórcio Atlântico Sul, vai atrair novos investimentos para o estado, aquecendo o mercado de negócios e de trabalho. Mesmo antes da assinatura dos contratos, o programa já começou a gerar benefícios no estado, com os cursos de capacitação profissional criados em parcerias do Governo Federal, Governo de Pernambuco e diversas instituições.

Os demais navios, encomendados nesta primeira fase do projeto da Transpetro, serão construídos em estaleiros do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, que também venceram a licitação realizada em 2006: Consórcio Rio Naval (RJ), Estaleiro Mauá Jurong (RJ) e Estaleiro Itajaí (SC). O resultado da licitação foi anunciado em março do ano passado. O valor total dos 26 navios (US$ 2.483.479.543) ficou apenas 1% superior ao que seria pago se a encomenda fosse feita no mercado de fabricação de navios do exterior, considerando todas as elevadas exigências de projeto e de construção de um navio-petroleiro.

No total, o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro prevê a construção de 42 navios. Os objetivos são: substituir navios, modernizar e ampliar a frota própria da empresa; aumentar a capacidade de atendimento às necessidades de transporte do Sistema Petrobras; e contribuir para a revitalização do segmento de construção de grandes navios, promovendo desenvolvimento para o Brasil, com geração de tecnologia, empregos e renda. A segunda fase, que será implementada logo após a assinatura dos contratos dessa etapa inicial, levará à construção de mais 16 navios.

Os navios fabricados no Brasil vão permitir uma redução nos gastos do país com afretamento de embarcações de bandeira estrangeira. O Brasil gasta US$ 10 bilhões, por ano, em transporte marítimo. Só a Petrobras gasta anualmente US 1,2 bilhão, em afretamento de navios.

Empresas vencedoras da licitação, por lotes: Lote 1 (10 navios Suezmax) - Consórcio Atlântico Sul, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Aker Promar e Samsung. Preço global: US$ 1.209.500.000,00 | Preço médio, por navio: US$ 120.950.000,00

Lote 2 (cinco navios Aframax) - Consórcio Rio Naval, formado pelas empresas MPE Participações e Administrações S.A., IESA Projetos, Equipamentos e Montagens S.A. e Sermetal Estaleiros S.A, com parceria tecnológica da Hyundai. Preço global: US $ 517.000.000,00 | Preço médio, por navio: US $ 103.400.000,00

Lote 3 (quatro navios Panamax) - Consórcio Rio Naval. Preço global: US $ 349.000.000,00 | Preço médio, por navio: US $ 87.250.000,00

Crédito da foto: Stéferson Faria/Divulgação Petrobras

Clique aqui para ver o projeto do estaleiro

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