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24/06/2008 - 16:07

Gestão com foco na sustentabilidade garante à Light Top Social 2008

Empresa criou Plano de Transformação e adotou as melhores práticas de responsabilidade socioambiental e empresarial

A Light está entre as vencedoras da 10ª edição do prêmio Top Social ADVB 2008 promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com o case “A transformação de uma empresa com foco na sustentabilidade”.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho iniciado em agosto de 2006, com a chegada da Rio Minas Energia, a primeira sociedade privada de capital nacional a administrar a concessionária de energia elétrica ao longo de seus mais de 100 anos de história. Foi criado um Plano de Transformação que tinha como objetivo modernizar a gestão da Light, melhorar os resultados e atingir a excelência dos serviços prestados.

Um dos pilares dessa transformação foi o foco na sustentabilidade, conceito que a empresa incluiu, de forma explícita, em sua missão, mostrando o total comprometimento da Light com o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável.

A empresa aderiu aos dez princípios do Pacto Global da ONU e, com seus projetos sociais, de saúde e segurança, passou a alinhar-se também com as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM). Foi definida uma Política Social Corporativa, com o objetivo de consolidar em uma única peça as diretrizes para a atuação social da Organização, incluindo os principais pontos já contemplados no Código de Ética e no Acordo de Responsabilidade Social. E pela primeira vez, a empresa publicou seus resultados por meio de um relatório de sustentabilidade, elaborado a partir da metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), referência mundial nessa área.

Outros projetos - Por meio da Academia Light, por exemplo, a empresa promoveu os Programas de Desenvolvimento de Lideranças e de Engajamento dos Empregados conscientizando o colaborador sobre o seu papel como pessoa, profissional e cidadão e sua contribuição para o desenvolvimento da empresa e da sociedade. Este programa teve a adesão de 100% dos empregados.

Na área social, a Light admitiu, em 2007, mais 38 profissionais portadores de deficiência (PPD) para atuar nas partes administrativa e de atendimento ao público, entre outras. No mesmo ano, assinou protocolo de intenções com a Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), por meio do qual se comprometeu a patrocinar a preparação de atletas para a Paraolimpíada de Pequim.

Além dos fóruns de engajamento das comunidades do entorno da Light e de identificação de suas necessidades e expectativas, a partir de reuniões do Conselho de Consumidores e entidades representativas, a empresa desenvolveu o Índice de Valor das Comunidades (IVC). O índice visa diagnosticar e selecionar as comunidades com perfil para o desenvolvimento de ações específicas levando em conta o porte, características geográficas, grau de organização comunitária e a interlocução com a Light, entre outras variáveis.

O relacionamento com os clientes também foi outro ponto relevante na transformação da Light, que mantém permanentemente programas de conscientização, esclarecendo e fornecendo orientações sobre o uso adequado da energia elétrica, incluindo riscos e cuidados que a população deve ter na sua utilização. A companhia mantém ainda o Comunidade Eficiente que, por meio de jovens da própria comunidade selecionados pela empresa, que exerce papel de facilitador e multiplicador dos conceitos de eficiência energética e de segurança da rede nas áreas de baixa renda.

A empresa de energia promove ações socioambientais, buscando o desenvolvimento das comunidades através do Instituto Light para o Desenvolvimento Urbano e Social, do Centro Cultural Light e da Gerência de Atendimento às Comunidades. Entre os projetos destacam-se: Bom Negócio, Inclusão Digital, Agências de Família, Pré-Vestibular Comunitário, Doação de equipamentos eficientes e Light nas Escolas.

Um importante passo na trajetória da gestão sustentável foi a condução de suas atividades sob os princípios de preservar a qualidade de vida e adotando, como elementos indispensáveis, ações de prevenção de poluição e redução contínua de situação de risco ambiental e à saúde. A Light realiza, entre outros, projetos de pesquisa em conjunto com universidades para avaliar e monitorar a fauna e flora da região do parque gerador da empresa. Existem ainda projetos direcionados à recuperação da fauna de peixes e de áreas degradadas.

A Light mantém conservados mais de 24 mil hectares contínuos de Mata Atlântica no entorno de seus reservatórios, por onde passam 96% do total da água consumida na Capital do Rio de Janeiro e nos municípios da Baixada Fluminense, sendo que 11% desse volume são de águas cristalinas do reservatório de Ribeirão das Lajes.

A Eficiência Energética, vista como conservação de recursos não-renováveis, representa hoje, na Light, um dos mais claros exemplos de ação com foco na sustentabilidade. Os projetos desenvolvidos englobam não só o uso racional da energia, mas também educação para promover a eficiência energética, a geração de emprego e renda e a inclusão social. Os projetos, por outro lado, representam um diferencial no negócio da Light. Proporcionam oportunidades aos clientes por meio dos Programas de Eficiência Energética e da atuação da Light Esco (comercializadora do Grupo Light). Destaque para a implantação dos projetos em hospitais públicos, que passaram a contar com tecnologias mais modernas e eficientes no lugar de equipamentos obsoletos, por exemplo.

Outra conquista da Light foi a reversão do prejuízo de R$ 150 milhões, em 2006, para um lucro líquido de R$ 1,1 bilhão em 2007. Com isso, foi possível, após nove anos, voltar a remunerar os acionistas por meio de distribuição de dividendos.

Com toda essa transformação, a Light obteve o rating “A-“ da Standard & Poor’s, alcançando o estágio de investment grade que a colocou em um grupo seleto de empresas de menor risco de crédito e, conseqüentemente, capaz de obter melhores condições de financiamento. A companhia passou a integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) assim como obteve a certificação ambiental ISO 14001 em mais 93 instalações da empresa.

Hoje, a Light está plenamente alinhada com a sua missão: “Ser uma grande empresa brasileira comprometida com a sustentabilidade, respeitada e admirada pela excelência do serviço prestado a seus clientes e à comunidade, pela criação de valor para seus acionistas e por se constituir em um ótimo lugar para se trabalhar”.

A Light - A Light S.A. é uma holding que possui negócios nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Compõem o grupo a Light Serviços de Eletricidade S.A., 3ª maior distribuidora de energia elétrica do país, com uma área de concessão que abrange 31 municípios no estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, com 3,9 milhões de clientes; a Light Energia S.A., 5ª maior companhia privada do setor de geração do país, com capacidade instalada de 855MW; a Light Esco - Prestação de serviços Ltda, empresa de comercialização de energia que atua no mercado livre e de fontes alternativas incentivas; a Lightger Ltda, empresa de fim específico, responsável pela construção da PCH Paracambi; e a Itaocara Energia Ltda, empresa de fim específico, responsável pelo projeto da UHE Itaocara.

A premiação - Preocupada em ressaltar o mérito dessas empresas, a ADVB criou o Instituto ADVB de Responsabilidade Social (IRES) e instituiu, em 1999, o Prêmio Top Social, que reconhece publicamente programas e ações que incorporem o conceito de Responsabilidade Social. Nos dez anos de realização do Top Social, 153 empresas foram premiadas, o que representa cerca de 300 ações sociais desenvolvidas.

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