Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2008 - 09:01

Gordura amiga do coração

Ao contrário da gordura trans, a ingestão de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 é extremamente saudável.

Utilizada em vários alimentos industrializados para deixá-los mais crocantes e para prolongar sua validade nas prateleiras, a gordura trans é extremamente nociva e perigosa ao organismo: aumenta o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom (HDL) e interfere no nível de glicose sanguíneo, aumentando a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo II e obesidade.

Mesmo sendo difícil mantê-la 100% longe das refeições, é preciso cautela e auto-disciplina para evitar o consumo exagerado deste tipo de gordura. Além disso, é primordial incorporar outros tipos de alimentos ricos em gordura do “bem” no cardápio diário, como o ômega-3.

Gordura do bem - Ao contrário das trans, as gorduras poliinsaturadas, como as pertencentes à família do ômega-3, agem em benefício do nosso corpo e são encontradas principalmente nos óleos de peixes (salmão, atum, entre outros) ou em menores quantidades em fontes vegetais (linhaça).

Dentre as gorduras benéficas ao organismo, o ômega-3 merece atenção especial por ser rico em ácidos docosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenoíco (EPA), que possuem propriedades antiinflamatórias e contribuem à manutenção de níveis saudáveis de triglicérides. Estes ácidos graxos poliinsaturados também preservam o bom colesterol, neutralizam os malefícios da gordura trans e ajudam na prevenção e no tratamento do diabetes tipo II e obesidade.

“A gordura trans e o ômega-3 têm efeitos completamente opostos no organismo. Enquanto a primeira inflama as células de nosso corpo, o ômega-3 ajuda a desinflamá-las”, comenta Cristiane Fahl, farmacêutica e gerente de produtos da linha Galena Nutrition®. Ainda de acordo com Cristiane, quando há no cardápio um alimento rico em gordura trans também devem existir outros ricos em ômega-3, isto para que os radicais livres provenientes da gordura trans não interfiram no bom funcionamento do organismo.

Em virtude de todos os benefícios do ômega-3, a American Heart Association recomenda o consumo de duas porções por semana de peixes, pois são fontes de proteína e não possuem gordura saturada. Aos portadores de doença cardíaca, o órgão indica um grama ao dia dos ácidos EPA e DHA na forma de suplemento de óleo de peixe (ômega-3), desde que supervisionado por um profissional da saúde. O mesmo vale às pessoas que consomem alimentos ricos em gorduras trans ou que querem prevenir doenças crônicas.

Perfil - O Ômega-3 Galena Nutrition® (1000mg) é extraído de peixes de água fria da Noruega, possui teor padronizado dos ácidos eicosapentaenoíco (mínimo 18%) e docosahexaenóico (mínimo 12%) e é desodorizado, ou seja, evita o gosto de peixe na boca após a ingestão do complemento. O preço médio de um pote com 90 cápsulas para 30 dias de suplementação é de R$ 53,00, sendo que o produto pode se encontrado em farmácias de manipulação, drogarias e lojas de produtos naturais de todo o Brasil.

A orientação médica e nutricional nunca deve ser deixada de lado, principalmente por gestantes, nutrizes e crianças de até três anos, que somente devem consumir este produto mediante orientação profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira