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25/06/2008 - 09:01

Colgate-Palmolive patrocina força tarefa de erradicação da cárie em crianças no Brasil e em outros sete países

Com a estratégia de trabalhar por meio de Parcerias Público-Privadas, o Global Child Dental Health TaskForce, projeto que engloba oito nações em todo o mundo e conta com o patrocínio líder da Colgate-Palmolive, pretende erradicar as cavidades de cárie de 1 bilhão de crianças até 2026

Representantes de instituições odontológicas e especialistas e formadores de opinião do setor se reuniram em São Paulo, em 12 de junho, em encontro promovido pela Colgate-Palmolive – líder mundial no segmento de saúde bucal -, para discutir o Global Child Dental Health TaskForce, projeto que objetiva erradicar as cavidades de cárie em 1 bilhão de crianças de oito países ao redor do mundo até 2026. Com o Brasil como uma das nações escolhidas, a reunião contou com a presença do Prof. Dr. Raman Bedi, idealizador do programa e membro da School of Dentistry - Kings College London, que apresentou as premissas e os avanços da empreitada.

De acordo com ele, todos os dias centenas de crianças sofrem de dor nos dentes por causa de cavidades de cárie, e a tendência é que isso aumente nos próximos anos, pois em todos os países estudados as metas para erradicação da cárie não atingem crianças menores, ou seja, não há um compromisso neste aspecto para essa parcela da população. “Por isso, há evidências de que a cárie dental está aumentando, ou seja, o perfil da doença está mudando. E essa é a razão do projeto, erradicar as cavidades em crianças pequenas, para que quando elas atinjam 15 anos de idade estejam totalmente livres de cárie. Esse é um problema que pode ser prevenido e nós sabemos como. Trabalhando juntos, por meio de PPP – Parcerias Público-Privadas, podemos minimizar essa ‘epidemia’”, afirma Dr. Bedi. Além do Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Austrália, China, Índia, México e África do Sul compõem a lista do projeto.

O Global Child Dental Health TaskForce começou, depois de longos estudos sobre a situação da saúde bucal mundial por meio de esforços do governo do Reino Unido, em conferência da União Européia, em 2005, quando um grupo de 30 especialistas da área de diversos países assinou uma declaração de compromisso para erradicar a cárie em crianças pequenas. “Nesse momento, escrevi uma carta para a Colgate-Palmolive. Queria que a empresa se tornasse patrocinadora líder do Global Child Dental Health TaskForce em todo o mundo e ela foi a primeira a se comprometer. Mas o compromisso é de todos, o mínimo para a força-tarefa é o comprometimento global”, afirma Dr. Bedi. A Colgate-Palmolive colaborará mundialmente com o projeto, no mínimo, com 30 milhões de kits, com cremes dentais e escovas de dente, por um período de cinco anos.

Segundo o Dr. Bedi, as perspectivas da força-tarefa mudaram bastante desde que foi apresentado no Brasil pela primeira vez, em novembro de 2006. “Aprendemos muito sobre o projeto global, que é bem ambicioso, e nossa meta de erradicar a cárie até 2026 se mantém”, afirma. Quando o projeto foi idealizado, ia englobar dez países. “Por enquanto temos apenas oito países porque queremos agir devagar para garantir bons resultados. Por isso, escolhemos países com boa saúde bucal, boa estabilidade política e que juntos têm mais de 1 bilhão de adolescentes de até 15 anos de idade, público foco da nossa ação”, destaca o idealizador do projeto. De acordo com ele, os países escolhidos também foram aqueles identificados como desenvolvidos ou em desenvolvimento, cujos rápidos crescimentos econômicos implicaram em transformações de hábitos e, conseqüentemente, no aumento da doença cárie. Isso ocorre principalmente por falta de foco na prevenção e no controle da doença em detrimento de cuidados relacionados à estética.

Para a cúpula da força-tarefa, o mínimo necessário para o sucesso da ação, além do comprometimento de todos, é agregar as diferentes perspectivas de cada integrante do grupo de especialistas e autoridades em saúde bucal, parcerias Público-Privadas, por meio de poderes públicos, indústrias e empresas e faculdades, e o consenso entre todos. “Nosso compromisso é ter quatro centros líderes no mundo – um na África, um na Ásia e dois na América – um na do Sul e outro na do Norte. Com isso, uma das premissas é influenciar as crianças nas escolas. Penso que devemos ter um modelo de saúde bucal para crianças em cada país. Logo, até 2012 tenho que convencer todos os países participantes que temos de ter isso”, afirma Dr. Bedi.

Desenvolvimento da Força-Tarefa no Brasil - No Brasil, como programado na primeira reunião em novembro de 2006, a Força-Tarefa para a Erradicação da Cárie decidiu por não criar nenhum projeto que não estivesse alinhado com as diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Dessa forma, a força-tarefa brasileira desenvolveu três propostas: incentivar a água fluoretada; manter o índice de consumo de dentifrício fluoretado; e aumentar as ações educativas em todo o país por meio do Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde. Como diretores líderes no país, foram nomeados os professores doutores Marcelo Bönecker, do departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO/USP), e Jaime Cury, professor da Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade de Campinas), de Piracicaba (SP).

Dessa maneira, o grupo brasileiro, em parceria com o Dr. Gilberto Pucca, coordenador do Programa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, escreveu um documento com um plano nacional, que, além de descrever a situação da saúde bucal do Brasil e atrelá-la a questões socioeconômicas, ainda apresenta o Brasil Sorridente, que atualmente possui 400 centros de especialidade no Brasil, 7.500 grupos de saúde, o que propicia uma cobertura de 36 milhões de pessoas e tem o compromisso de implementar acesso a água fluoretada em todo o país e de distribuir kits com cremes dentais e escovas de dente.

Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, 45% da população brasileira têm acesso a água fluoretada, sendo que desse total 90% está nas regiões Sul e Sudeste. Em relação aos dentifrícios fluoretados, hoje quase 100% dos brasileiros são beneficiados, e o Brasil é o terceiro maior consumidor do produto do mundo. “Ao apresentarmos nosso projeto na reunião mundial do projeto, em Londres, percebemos que diversas regiões do Brasil, em especial no Sul e no Sudeste, já tinham atingido as metas da Organização Mundial da Saúde no que diz respeito a prevalência de cárie dentária em crianças pequenas. Percebemos, dessa forma, que a saúde bucal do brasileiro, no contexto mundial, é muito boa e que os programas de saúde bucal elaborados pela Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde são muito bem estruturados no país”, afirmou Dr. Marcelo.

A partir do Brasil Sorridente, o plano nacional brasileiro foi desenvolvido, e tem como principal meta promover atividades educativas e distribuir kits em escolas públicas para crianças de 6 a 10 anos, em parceria com o Ministério da Saúde e a Colgate-Palmolive, que já doou 1,2 milhão de kits ao programa de saúde bucal do Ministério da Saúde. “Escolhemos os locais e esses kits já estão sendo distribuídos no Sergipe e no Piauí. Isso é importante porque essa distribuição ainda garante o contato com o Ministério da Saúde e com a população. E o Ministério está empenhado para que esses Estados continuem recebendo os cremes e as escovas dentais e para que se inicie a discussão para que essas localidades tenham fluoretação na água de abastecimento público. Com esse feed back daremos continuidade ao programa e vamos no próximo ano escolher novos destinos para os próximos 1,2 milhão de kits”, destaca o diretor da força-tarefa no Brasil.

Também no dia 12 de junho, foi inaugurado o Beacon Center, na FO/USP. O objetivo desse centro é promover o crescimento, a continuidade e a operacionalidade do projeto iniciado, além de agregar instituições e comunidade à Força-Tarefa. “O objetivo é ser a força de liderança no Brasil, refletir as melhores práticas e a colaboração de todos. E estou muito orgulhoso de participar deste momento em uma Universidade de renome. Agradeço também a a participação da Colgate-Palmolive por seu envolvimento global com as comunidades em termos de saúde bucal”, destacou na ocasião o Dr. Bedi.

“Todas as entidades da Odontologia passam por um processo bastante importante, por conta dos avanços em pesquisas e estudos que visam melhorar a saúde bucal do brasileiro, e receber esse grupo, preocupado com a valorização da Odontologia, é muito especial para nossa escola, pois a Universidade tem esse papel, de pesquisa e de relacionamento com a comunidade e a sociedade”, afirma o Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, diretor da FO/USP.

Para o Prof. Dr. Antonio Carlos Guedes Pinto, chefe do departamento de Odontopediatria da FO/USP, o Global Child Dental Health TaskForce reflete um progresso muito grande para a Odontologia, em especial, para a Odontopediatria. “É muito orgulho para a FO/USP sediar uma força tarefa como esta. Tudo isso é um acréscimo e não é por acaso que a Colgate-Palmolive é líder no desenvolvimento desse projeto”, disse.

Para o Dr. Norberto Francisco Lubiana, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), atuando em frentes diferentes, a FO/USP, a Colgate-Palmolive e a ABO têm a mesma finalidade: promover a saúde bucal em todas as instâncias. “É por isso que estamos juntos na inauguração do Beacon Center do Golbal Child Dental Health TaskForce no Brasil. A ABO não medirá esforços para que esta iniciativa vingue e tenha muito sucesso no Brasil”, conclui.

Próximos Passos - “As propostas iniciais, discutidas em 2006, foram cumpridas e implementadas. O projeto para erradicar as lesões de cárie já existe, agora temos de discutir o futuro dele. A semente já está plantada, e os primeiros ramos já aparecem. O que precisamos agora e cultivá-lo para que ele se desenvolva e cresça”, diz Dr. Marcelo.

No Brasil, o próximo passo é estabelecer duas frentes de parceria: cidades ou Estados e faculdades. Para as faculdades, o compromisso é reportar e apresentar pelo menos um programa de prevenção, fazer publicação, compartilhar informações, ter um programa comunitário na escola, que premie os alunos, por exemplo. “Isso é o mínimo para uma universidade se tornar parceira. Por isso, no Brasil, o próximo passo é definir, além dos grupos de cidade/Estados e faculdades parceiros, Organizações de Odontologia e o mais importante: o que é ser parceiro”, afirma o Dr. Raman Bedi.

De acordo com ele, 16% das Faculdades de Odontologia do mundo estão concentradas no Brasil, que só perde para a Índia nesse quesito – com 25% do total. “Por isso, temos de trabalhar juntos, e o próximo passo será convidar as Faculdades de Odontologia de todo o país para participar dessa força tarefa”, diz o Dr. Marcelo.

Para o Prof. Dr. Jaime Cury, professor da Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade de Campinas), de Piracicaba (SP) e também diretor do Global Child Dental Health TaskForce Brasil: “Temos de trabalhar para aumentar o comprometimento das pessoas, não apenas de profissionais da Odontologia, mas de toda a comunidade, para que todos se sintam motivados, além das universidades”, afirma.

Segundo o Dr. Marcelo, todos têm de trabalhar juntos e o próximo esforço será convidar as faculdades de Odontologia de todo o país para participar da força-tarefa. “Temos de trabalhar duro, nos comprometermos, para estarmos preparados daqui a dois anos para respondermos qual diferença o projeto fez”, diz Dr. Bedi.

Ações da Colgate-Palmolive - Patrocinado pela Colgate-Palmolive, foi inaugurado, também em 12 de junho, a nova Clínica de Especialidades de Odontopediatria e Ortodontia na FO/USP. “Com o Dr. Dentuço, personagem central das Campanhas Sorriso Saudável, Sorriso Brilhante, projeto de responsabilidade social em saúde bucal da Colgate-Palmolive, o centro de especialidade conta com 12 consutórios e sete núcleos de pesquisa em Ortodontia e Odontopediatria”, destaca Ceci Moresco, diretora de Relações Profissionais da Colgate-Palmolive Brasil.

“Inaugurar essa clínica de especialidades de Odontopediatria e Ortodontia é uma conquista muito grande de espaço para novos trabalhos e agregará muito à Força-Tarefa de Erradicação das Lesões de Cárie no Brasil. É uma aquisição muito importante e significativa para a disciplina e para a escola. E o reconhecimento da necessidade e da importância desse tipo de investimento por parte de empresas, como a Colgate-Palmolive, é um benefício para todos e para a Odontologia”, afirma Dr. Carlos.

No Brasil, entre as atividades da Colgate-Palmolive em responsabilidade social para a saúde bucal, além da distribuição dos 1,2 milhão de kits para o Brasil Sorridente, está o programa Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – que difunde pelo país, por meio de seus projetos, a importância da saúde bucal para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. De 1995 a 2007, o projeto atendeu 45.416.287 crianças de 06 a 10 anos, visitou 4.811 cidades de 27 Estados e atingiu 28.697 escolas públicas. “A Colgate-Palmolive investe na área de responsabilidade social para atingir 2,5 milhões de crianças anualmente. Em 2007, 18,2% do total de crianças brasileiras de 6 a 10 anos foram atendidas pelo programa. Neste ano, o Sorriso Saudável, Futuro Brilhante tem como objetivo atingir 15% desse total”, afirma Ceci Moresco.

No Estado de São Paulo, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP) e com a Secretaria Estadual da Saúde, que promovem um programa de educação em saúde bucal em escolas, em 2007 a Colgate-Palmolive também doou 1,2 milhão de kits – com cremes dentais e escovas de dente – para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Parceria se faz para promover a saúde, além de valorizar o trabalho dos profissionais da Odontologia, com isso colocar o problema da saúde bucal como um problema socioeconômico. São esses tipos de iniciativas que juntos erradicaremos a cárie”, destaca o Dr. Emil Adib Bazuk, presidente do CRO-SP.

Força-Tarefa no Mundo - De acordo com o Dr. Raman Bedi, o Global Child Dental Health TaskForce não vai fazer um programa internacional estático, mas criar um programa de Odontologia de acordo com o perfil, a pauta, as características de cada país. Por isso, cada - participante possui uma força-tarefa diferenciada, cujo objetivo uniforme de todas é monitorar as parcerias e cumprir os compromissos.

Nas Filipinas 90% das crianças têm cárie precoce. Por isso, o governo do país, que se convenceu dessa epidemia, por meio do Ministério da Educação, estipulou um programa de convencimento de crianças nas escolas, onde 12 milhões de crianças participarão de um programa de escovação diário às 7h. Embora a implantação já tenha começado, a força-tarefa das Filipinas ainda busca cidades parceiras para o seu desenvolvimento.

Na África do Sul o governo também quer tornar-se parceiro da força-tarefa, e cada uma das nove províncias do país já se comprometeram. Dessa forma, a força-tarefa estabeleceu como meta erradicar a cárie em 1 milhão de crianças negras do país. Para isso, haverá uma estratégia nacional, que será iniciada em setembro deste ano, cujo programa envolverá líderes acadêmicos, o governo e indústrias trabalhando juntos.

O foco na Índia é o compromisso com as faculdades, que já começou a caminhar. O mesmo ocorre no México, que embora esteja muito no começo, tem como objetivo firmar uma parceria concreta com a Universidade Nacional do México, que possui 9.000 alunos de Odontologia, e já concordou em participar.

Na China, a idéia é fazer um programa nacional que inclua maneiras corretas de escovação e de alimentação. Já nos Estados Unidos, embora haja um grupo forte e poderoso de indústrias, líderes acadêmicos e faculdades, ainda não estabeleceu-se um plano nacional.

Além disso, o Global Child Dental Health TaskForce possui um fundo de caridade bucal mundial, que será utilizado em programas de liderança para a finalidade. “Em 2008 tivemos muitos reitores de Faculdades de Odontologia de todo o mundo que estão muito animados no desenvolvimento dos programas mundiais. Também estamos procurando lideranças, estabelecendo acordo com Faculdade de Odontologia e a Colgate-Palmolive nos deu a concessão para criarmos o fundo”, afirma Dr. Bedi.

Colgate-Palmolive: A Colgate-Palmolive é uma companhia global que atende os consumidores em mais de 200 países e territórios, por meio da produção e comercialização de produtos de consumo. A companhia é focada em fortes marcas globais em seus negócios - cremes e escovas dentais, sabonetes em barra e líquidos, shampoos e condicionadores, desodorantes, produtos de limpeza, lava roupas e pet food.

Presente há 80 anos no Brasil, a empresa comercializa para os segmentos de higiene oral: cremes dentais com as marcas COLGATE, Sorriso, Tandy e Prevent; fios dentais Sorriso Kolynos, Sorriso Fresh e COLGATE; escovas dentais Sorriso Kolynos e COLGATE e enxaguantes bucais Sorriso Fresh e COLGATE Plax. Higiene pessoal: composta pelas marcas PALMOLIVE, Protex, Pom Pom, Darling, Evitol, Optims, Speed Stick, Lady Speed Stick, Cashmere Bouquet. E limpeza doméstica: com as marcas Pinho Sol, Ajax, Ola e Suavitel. | Site: www.colgate.com.br.

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