Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2008 - 09:17

Seminário posiciona Santos como potencial centro de tecnologia aplicada à logística

Mais de 120 pessoas, entre autoridades, empresários e profissionais de tecnologia e do mercado portuário estiveram presentes na primeira edição do LOGIN. Os cases apresentados mostraram soluções e inovações firmando Santos como referência em desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à logística.

Aconteceu no último dia 19 de junho, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS, o primeiro Seminário de Tecnologia da Informação Aplicada à Logística – LOGIN. Mais de 120 pessoas, entre elas autoridades, empresários e profissionais de tecnologia e do mercado portuário marcaram presença no evento. O LOGIN alcançou seu objetivo principal, o de firmar Santos como referência no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à logística e assim fazer com que a cidade funcione como um verdadeiro centro de inteligência de negócios e inovação tecnológica, gerando valor agregado à indústria paulista e ao mercado de comércio exterior.

“O evento foi um sucesso, pois congregou todos os interessados no desenvolvimento tecnológico da Baixada Santista”, afirmou o diretor do Ciesp-Fiesp Regional Santos, Ronaldo de Souza Forte. Para ele, eventos como o LOGIN tem grande importância para a cidade: “Espero que outros eventos como este aconteça para agregar à comunidade a participação do setor privado e do setor público”.

A abertura do Seminário contou com a presença de autoridades, tais como: o secretário de assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino, o diretor executivo da AGEM, Elias Hiss, o diretor do Ciesp-Fiesp Regional Santos, Ronaldo de Souza Forte, o vice-presidente da Associação Comercial de Santos, João Luiz Zanethi, a gerente regional do Sebrae-SP, Silvana Pompermayer, entre outras personalidades.

Após a solenidade foram feitas as apresentações dos cases por empresas clientes que se beneficiaram de tecnologias desenvolvidas por fornecedores locais. O primeiro case ficou por conta do gerente de Tecnologia da Fertimport, Antônio Araújo Dias, que abordou o tema: “Segurança em Terminais de Grãos e Fertilizantes – Cabling e CEFTV”. Por acreditar no potencial da região, ele afirma que ainda há muito a ser feito: “É preciso que ocorram sempre iniciativas como essa. O que depender do grupo Fertimport, daremos todo apoio”.

O segundo case abordou o tema: “DTE – Documento de Trânsito Eletrônico” e foi palestrado pelo engenheiro Portuário da Cosipa, Jeová Alves Araújo, onde mais uma vez foi ressaltado o potencial da cidade de Santos e região. “Importante passo. Pela primeira vez na região estão reunidos os usuários de tecnologia da informação junto daqueles que têm a responsabilidade de proporcionar soluções em TI. O potencial com certeza existe e esta é mais uma oportunidade para divulgarmos o setor. Acredito que ações como estas podem trazer ao setor resultados em curto prazo”, explica o engenheiro.

Na seqüência, encerrando o ciclo de palestras do período da manhã, antes do almoço de negócios, foi apresentado o case “Comunicação de Dados”, pelo gerente de TI do Grupo Rodrimar, Marcio Luiz Piva. O gerente, que também é professor universitário, defende a idéia de que é preciso ter mais incentivo para a retenção desses profissionais na região e afirma: “Existem profissionais qualificando-se nas instituições locais, que vão a São Paulo e disputam de igual para igual as vagas no setor. Nossa mão-de-obra é tão boa quanto às de outras praças e atende às necessidades e demandas do mercado”.

“O evento tem a proposta arrojada de reunir e apresentar cases que falam sobre logística de uma maneira geral e também sobre como otimizar todos esses processos de gestão”, fala o diretor de P&D da NatComp, Leandro Nunes de Castro. Para ele, a região tem que ser referência no desenvolvimento de soluções logísticas. “É preciso mais iniciativas por parte das universidades para dar base à qualificação dos profissionais”.

“Para um primeiro evento do APL foi bem satisfatório por mostrar o quanto as empresas aqui da região estão preparadas para atender a demanda de logística”, disse também um dos responsáveis pelo departamento de comunicação da ACS, Leonardo Correa, que lançou em seu painel a newsletter InfoModal.

O último painel que falou sobre o ProSoft e o cartão BNDES foi apresentando pelo consultor do Posto de Atendimento BNDES – ACS, Luiz Moncorvo e pela coordenadora do ProSoft BNDES, Lílian Ribeiro Mendes, que veio especialmente do Rio de Janeiro para o evento. Ambos elogiaram a iniciativa do APL e são a favor de se estimular a retenção desses profissionais na região para que possam contribuir com soluções logísticas. “Com certeza é um trabalho longo, que estamos iniciando através do APL. Acho que é uma criação de marca e talento, e tenho a certeza de que num futuro bem próximo irá ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como pólo tecnológico”, afirma Moncorvo.

Também estava presente no evento o gerente da Incubadora de Santos, Carlos Lamberti Junior, que fez um balanço positivo do evento que, segundo ele, gera um marco inicial onde todos possam participar e se integrar: “Santos está num momento ímpar e excepcional em termos de condições de desenvolvimento, e sendo gerente de uma incubadora de empresas, onde a inovação, o empreendedorismo, a tecnologia são nosso foco, tenho certeza que a cidade apresenta um cenário favorável”.

O Seminário LOGIN foi uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santos, uma parceria entre a Associação Comercial de Santos – ACS, Prefeitura Municipal de Santos, Sebrae-SP, Ciesp-Santos e Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM. Contou com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA, Strong Solutions, Consuldata e Prodesan. Entre os apoiadores estavam o BNDES, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Incubadora de Empresas de Santos, Instituto de Pesquisa A Tribuna – IPAT, A Tribuna Digital e CertainLines. A organização do LOGIN foi realizada pelas empresas Quest Consultoria, NatComp e Fire Mídia – Comunicação, Internet e Eventos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira