Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2008 - 09:18

A inauguração da Ponte Calatrava será o centro no aniversário de Jerusalém

Jerusalém - No dia 25 de junho, a cidade de Jerusalém vai comemorar 40 anos de reunificação com uma espetacular celebração e a inauguração pública da Ponte para Veículos Leves Sobre Trilhos de Jerusalém, projetada por Santiago Calatrava. A ponte servirá como um espetacular e novo ponto de entrada da cidade sagrada e será o centro do sistema de veículos leves sobre trilhos da cidade.

Calatrava projetou uma ponte estaiada com dois trilhos para veículos leves sobre trilhos, uma passagem para pedestres e uma praça pública embaixo, tudo dentro de uma estrutura leve e transparente. A sua única torre inclinada cria uma clara indicação visual em direção à cidade. Os cabos estão dispostos em uma forma parabólica que evoluem tridimensionalmente no espaço, sugerindo a forma da arpa do Rei David como um símbolo da cidade sagrada e inspirando os residentes da cidade a chamá-la de a "Ponte das Cordas".

"As pontes unem lugares que estavam separados", declarou Santiago Calatrava. "Elas são construídas por causa do progresso e para o cidadão comum. Elas têm, até mesmo, uma dimensão religiosa. A palavra 'religioso' vem do latim e significa 'criar uma ligação'. Uma ponte faz muito sentido em uma cidade como Jerusalém".

A inauguração será organizada pela Municipalidade de Jerusalém e acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 6 horas da tarde. À noite serão projetadas imagens da construção da ponte e vídeos de Jerusalém em grandes telas exteriores, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, pontuada por fogos de artifício sincronizados, bailarinos e um coro infantil. A ponte será iluminada aos poucos, emergindo da escuridão da noite e será anunciada por trompetes, arpas e coros. O primeiro-ministro Ehud Olmert e o prefeito de Jerusalém, Uri Lupolianski, presidirão a celebração.

O arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava projetou mais de 29 pontes em 13 países desde a abertura do seu escritório em 1981. As mais recentemente inauguradas foram três pontes em Reggio Emilia, na Itália, no fim de 2007. A Ponte Quarto sul Canal Grande, em Veneza, será terminada no fim de 2008. Outras pontes estão sendo projetadas e em construção em Dallas, Texas, nos EUA; Dublin, na Irlanda e Valência, na Espanha.

Outros notáveis projetos de Santiago Calatrava são a Cidade das Artes e das Ciências, na sua cidade natal, Valência, na Espanha, iniciado em 1991 e em andamento; a Estação de Trem do Aeroporto Saint Exupery de Lyon, na França, terminada em 1994; a Estação Oriente, em Lisboa, Portugal, em 1998; o Museu de Arte de Milwaukee, o primeiro projeto de Calatrava nos EUA, em 2001; o Complexo Esportivo Olímpico de Atenas, em 2004 e a Torre Turnig Torso, em Malmo, na Suécia, em 2005. Dentre os edifícios que estão sendo projetados e em construção, incluem-se a Central de Transportes do World Trade Center, em Nova York; um novo centro de música para a Orquestra Sinfônica de Atlanta, em Atlanta, Georgia; o Chicago Spire, que será o mais alto edifício no hemisfério ocidental; instalações esportivas e edifícios na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos; a Universidade de Roma II, em Tor Vergata, na Itália e a Estação Ferroviária do TGV Guillemins, em Liege, que será terminada no fim deste ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira