Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2008 - 09:20

Obra inédita sobre a história do seguro começa a mobilizar o setor

O editor do livro História dos Seguros no Brasil, Alexis Cavichini, reuniu no dia 12 de junho (quinta-feira), os representantes das empresas patrocinadoras e entidades de seguros para prestar contas do andamento do projeto, das ações de divulgação e recolher sugestões para o evento de lançamento do livro, que está previsto para dia 20 de agosto na nova sede da Susep, no prédio do Banco Central, no Rio. “Estamos pedindo a ajuda de vocês para que esse livro não seja apenas um sucesso editorial, mas para que possamos divulgar o mercado de seguros e, sobretudo, a marca e o apoio das empresas patrocinadoras”, afirmou.

Alexis Cavichini, além de idealizador e organizador do livro escreve boa parte da obra. O economista, professor da UFRJ e autor de 12 livros, que em 2007 editou a publicação A História dos Bancos no Brasil, disse que “percebeu que havia uma possibilidade semelhante no mercado de seguros”. Enquanto o setor “explodia” havia pouca literatura consolidando essa história de crescimento. Havia trabalhos soltos e esparsos, enfatizando o aspecto institucional do mercado ou obras que destacam a vertente econômica".

“Faltava alguma coisa que contasse a história do seguro de uma forma organizada, estruturada, sistemática, que ao mesmo tempo apresentasse dados econômicos mas sem ser um livro pesado de economia. Fizemos um trabalho de pesquisa muito forte e contamos com o apoio dos nossos patrocinadores. Agora, estamos começamos a fase de divulgação, que além do trabalho de mídia, envolve palestras com as lideranças do mercado, universitários, jornalistas, propaganda e elaboração de eventos de pré-lançamento, como entrega de livros para autoridades governamentais”, explica Cavichini. Ficou acertado uma ampla estratégia de divulgação do livro, que prevê, entre outras atividades: palestras para lideranças de entidades do mercado e nas empresas patrocinadoras, workshop para jornalistas; remessa do livro para autoridades; resenha literária da obra; hotsite do livro e making off para exibição no dia do lançamento.

O livro, que está sendo considerado um marco para o mercado de seguros brasileiro, revela fatos históricos curiosos e pouco conhecidos, como o primeiro registro da atividade seguradora no Código de Hamurabi, que data de mais de 5 mil anos atrás. “Lá já havia uma definição de seguro mútuo feito entre caravanas de camelos, o risco era dividido entre elas, e isso era muito moderno para a época. Outro dado da História do mundo moderno que se cruza com a história do seguro é o fato do navegador Américo Vespúcio ter sido um segurador, segundo o conceito daquela ocasião. “Ele era o maior avaliador de riscos da época, seu pai era o presidente da Casa de Guilda, onde se trocavam moedas, e lá fizeram o seguro da expedição de Colombo para a América. Américo Vespúcio também fundou a Casa de Contratação, local onde se faziam seguros".

Além das histórias das empresas patrocinadoras e entidades de seguro, o livro terá uma análise econômica feita pelo editor, que prevê perspectivas bastante otimistas para o mercado de seguros nos próximos dez anos, devendo inclusive superar o crescimento do setor bancário. As empresas patrocinadoras da obra são AON, Bradesco, BB Seguros - Aliança do Brasil, Prudential do Brasil, Porto Seguro e Itaú Seguros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira