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Carta-Manifesto da ABAV Nacional: Gol não convence - Dois dias de manifestação e uma estratégia permanente de preservar o consumidor e assegurar os di

O Agente de Viagens é um distribuidor de produtos e serviços turísticos. A rede formada por todas as Agências de Viagens e Turismo do Brasil, que são eficientes pontos de venda turística, comercializam cerca de 85% dos produtos da indústria do turismo. O Agente de Viagens pesquisa e oferece ao passageiro as melhores opções de viagens. Portanto, ele presta um serviço eminentemente essencial ao passageiro ao assegurar que o que ele está comprando é um produto adequado e que atenderá às suas necessidades.

Essa certeza os Agentes de Viagens já não têm para trabalhar com a companhia aérea GOL Linhas Aéreas.

Sua política comercial e de marketing está prejudicando os consumidores e a rede de distribuição formada pelas Agências de Viagens e Turismo. Elas são, na sua grande maioria, micro e pequenas empresas localizadas em todos os cantos do país e não podem perder sua credibilidade junto ao passageiro.

A Gol chegou com a proposta de ser uma companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa - low cost/low fare - mas esse argumento serviu apenas para encantar o cliente. Trata-se de uma propaganda pouco convincente, pois há tempos pratica tarifas que estão longe de serem consideradas baixas. No mês de dezembro, seus preços médios nos vôos domésticos superaram os da TAM, da OceanAir e da Webjet.

As tarifas são - aliás o registro é importante - um grande problema não apenas para os Agentes de Viagens como também para os passageiros.

Com a quase paralisação da Varig no mercado doméstico no segundo semestre de 2006, a Gol passou a ocupar grande fatia do mercado. Com isso, a concorrência ficou comprometida e os preços mais baixos desapareceram. O que apareceram foram promoções que não se justificam - com apelo de campanhas de marketing e tarifas a R$1, R$ 25, R$ 50. Os passageiros querem comprar, mas não entendem o motivo pelo qual os Agentes de Viagens não conseguem acessar essa tarifa. A Gol omite a quantidade de assentos ofertados na promoção e os Agentes de Viagens não conseguem fazer seu cliente entender que essas tarifas simplesmente são inacessíveis, lançadas como instrumento de marketing. Falta, por parte da Gol, transparência na sua p lanilha de composição de tarifas.

Adicionado a isso, numa manobra desastrosa, a companhia aérea anunciou redução de mais de 30% no comissionamento pelas vendas feitas pelos Agentes de Viagens. Em nenhum outro mercado se vê tanto descrédito e desrespeito com uma rede de distribuição que garante 73% das vendas de uma empresa. Essa estratégia é, no mínimo, pouco apropriada para uma companhia que intitula-se Inteligente.

Não queremos levantar polêmica em vão. Mas mostrar a todos os setores da economia que dependem do transporte aéreo que a Gol não é low fare, não pratica transparência de tarifas com o mercado e por fim, ainda desrespeita e ignora a necessidade de manutenção de sua rede de distribuição. Temos o dever de levantar os pontos que consideramos entraves para o incremento do turismo e para a continuidade da nossa atividade.

Desde o início do ano, movimentos regionais têm sido feitos no sentido de mostrar ao passageiro a política desrespeitosa da Gol com seus clientes e as Agências de Viagens e Turismo que os atendem. A manifestação ganhou força e agora é nacional. Um grande movimento de protesto está marcado para esta semana, nos dias 1º. e 2 de fevereiro, liderado pela ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens - com o apoio das maiores e mais representativas entidades do setor, como Braztoa, Favecc, Fenactur, Sindetur-SP e TMC Brasil.

Na próxima quinta e sexta-feira (1º e 2/02), vamos enfatizar para nossos clientes que há outras companhias no mercado preservando os direitos do passageiro a um transporte de qualidade e a preços acessíveis. Não é preciso pagar mais ou se sentir lesado por não conseguir acesso às promoções-relâmpago das campanhas de marketing. Os Agentes de Viagens estão aptos a orientar sobre as melhores opções para chegar aos destinos com segurança e serviços de qualidade.

Nos próximos dias 1º. e 2 de fevereiro não comercializaremos produtos e serviços de companhias aéreas que não respeitam nossa atividade e nossos clientes. Essa manifestação é pontual, mas nossa luta é permanente a favor dos Usuários do Transporte Aéreo e dos Agentes de Viagens, distribuidores de produtos e serviços turísticos.

Gol Contra - Protesto Nacional contra a política comercial e de marketing da companhia aérea Gol

Por: Carlos Alberto Amorim Ferreira: Presidente em exercício da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Nacional.

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