Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2008 - 09:41

O perigo de soltar balão

Queda de balão deixou mais de 390 mil clientes da Light sem energia nos últimos três anos.

Hoje é dia de São João. É hora de colocar a caipira, dançar quadrilha e se divertir nas festas juninas espalhadas pelo Rio de Janeiro. Mas lembre-se, não solte balões. A diversão além de ser perigosa, por causar acidentes com risco até de morte, é um crime previsto no Código Penal, e em alguns casos deixa bairros inteiros sem luz.

A Light registrou nos últimos três anos 66 ocorrências causadas por balões nas linhas de transmissão e de distribuição e nas subestações da Light. Com esses acidentes, 391 mil clientes ficaram prejudicados. As áreas mais atingidas pelos balões ficam nas Zonas Oeste e Norte da cidade e na Baixada Fluminense.

A empresa mantém um programa permanente de manutenção da rede elétrica e das subestações e alerta para os perigos que a queda de balões pode provocar nas instalações da companhia, tais como: - Se o balão cair sobre uma subestação, os danos poderão ser de grande magnitude, tendo como conseqüência a interrupção de energia em uma grande área.

- Se o balão cair sobre os cabos condutores das linhas de transmissão, poderá ocorrer um curto-circuito, que, dependendo de sua intensidade, causará queda destes cabos e acidentes com terceiros assim como interrupção do fornecimento.

- Se o balão cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão, é muito grande o risco de ocorrer um incêndio, fato este que provocará o desligamento das linhas, além de afetar o meio ambiente.

Em caso de acidente com a rede elétrica, a Light deve ser acionada pelo número 0800210196 – ligação gratuita (24 horas).

A Light - A Light S.A. é uma holding que possui negócios nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Compõem o grupo a Light Serviços de Eletricidade S.A., 3ª maior distribuidora de energia elétrica do país, com uma área de concessão que abrange 31 municípios no estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, com 3,9 milhões de clientes; a Light Energia S.A., 5ª maior companhia privada do setor de geração do país, com capacidade instalada de 855MW; a Light Esco - Prestação de serviços Ltda, empresa de comercialização de energia que atua no mercado livre e de fontes alternativas incentivas; a Lightger Ltda, empresa de fim especifico, responsável pela construção da PCH Paracambi; e a Itaocara Energia Ltda, empresa de fim específico, responsável pelo projeto da UHE Itaocara.

A Light S.A. é controlada pela Rio Minas Energia Participações S.A. (RME) desde 10 de agosto de 2006, que detém 52,25% do capital social total e votante da companhia. Os 47,75% restantes pertencem aos acionistas BNDES, com 33,69%, e outros com 14,06%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira