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25/06/2008 - 09:55

Aumenta a exportação da cachaça em 2008, mas Instituto Brasileiro da Cachaça - ibrac avalia que o grande negócio ainda é o mercado interno

Segundo dados transmitidos esta semana pelo IBRAC – Instituto Brasileiro da cachaça houve um aumento significativo quanto à exportação de cachaça. Em 2007, foram exportados US$ 13,83 milhões e 9,05 milhões em litros. Em 2006 somou-se US$ 14,4 milhões e 11,32 milhões de litros. Se compararmos as vendas até maio de 2007 e a mesma data em 2008 houve um crescimento de aproximadamente 37% em valor e 46% em volume. A previsão para o restante do ano de 2008 é que o crescimento continue, já que até maio desse ano já foram exportados 4,6 milhões de litros, gerando uma receita de US$ 6,9 milhões.

Segundo Cesar Rosa, presidente do instituto, o mercado produtor da bebida é extremamente pulverizado, 40 mil espalhados pelo País, composto em sua maioria por pequenas empresas que têm de lutar para sobreviver. “O governo avalia que em razão da bebida ter um maior valor agregado ela precisa ser mais taxada. Mas esquece que está achatando pequenos e médios que lutam para sobreviver. É a ganância do governo”, afirma.

Para Rosa, o grande negócio da cachaça ainda é o mercado interno que pode crescer no consumo da bebida mais refinada. O Brasil possui uma capacidade instalada de produção da cachaça de mais 1,2 bilhão de litros por ano. No entanto, menos de 1% desse volume é exportado. Do total produzido, 7% se referem à produção da bebida mais refinada, consumida por um público formador de opinião, das classes A e B. “A nossa expectativa é que esse consumo dobre nos próximos cinco anos”.

De acordo com Rosa, nos últimos dez anos, o mercado produtor da Cachaça tem sofrido significativas mudanças no seu perfil. “Hoje falamos a mesma língua e a profissionalização é muito maior” afirma. De acordo com ele, do total dos 40 mil produtores, 99% são pequenos e médios. “A redução de impostos é um estimulo para a geração de novos empregos e a possibilidade de novos negócios, inclusive do crescimento do mercado externo”, afirma. Atualmente a Cachaça é exportada para mais de 60 países, sendo aos principais destinos: Alemanha, Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

Perfil da entidade - O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) foi fundado no primeiro semestre de 2006 e tem diversos associados distribuídos em todo o território nacional. Entre os seus associados figuram as principais empresas do segmento produtivo, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras. Além de empresas individuais, o IBRAC possui também associados coletivos como confederações, federações, associações e sindicatos da categoria, associados institucionais (órgãos do governo, entidades privadas) e associados honorários.

O principal objetivo do instituto é promover, ordenar institucionalmente e colaborar com as autoridades competentes no controle e regulamentação da Cachaça, da aguardente de cana e de outras bebidas derivadas da cachaça ou da aguardente de cana, para assegurar o cumprimento da legislação nacional.

O IBRAC se dedica também à promoção de pesquisas, estudos e projetos voltados ao aperfeiçoamento e à melhoria da qualidade dos processos de produção, bem como à coordenação da publicidade institucional da cachaça e seus derivados. O Instituto realiza eventos promocionais de âmbito nacional e internacional, zelando pelo reconhecimento, registro e regulamentação do produto como expressão da cultura brasileira.

A entidade trabalha em parceria com as autoridades competentes na fiscalização e controle da produção, armazenamento, envelhecimento, rotulagem e comércio da cachaça e seus derivados, com vistas ao aumento da qualidade do produto.

O instituto vem envidando esforços no sentido de ampliar o mercado consumidor do produto, sobretudo por meio do aumento das exportações da cachaça e seus derivados, buscando a ampliação da demanda no exterior e a oferta de um produto de qualidade internacional.

O IBRAC também tem se dedicado ao processo de consolidação e reconhecimento da cachaça no mercado internacional como um destilado genuinamente brasileiro.

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