Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Certificações em métrica de software batem recorde em 2006

Mauricio Aguiar, presidente do International Function Point Users Group (IFPUG), revela que entidade certificou mais de mil profissionais em 2006, resultado que confirma tendência mundial de aperfeiçoamento dos contratos de software.

O crescimento da utilização do Ponto de Função, métrica que permite estabelecer prazos e custos no desenvolvimento de software, levou o IFPUG (International Function Point Users Group), organização norte-americana responsável pela regulamentação e atualização da técnica, a promover mais de mil exames de certificação na técnica em todo o mundo em 2006. A quantidade de certificações jamais havia alcançado essa marca e a organização já estuda a automação dos exames.

“Os pontos de função funcionam como o metro quadrado do software. Da mesma forma que um apartamento terá o mesmo tamanho em metro quadrado em qualquer lugar do mundo, um software medido em pontos de função terá o mesmo tamanho em qualquer país ou empresa”, afirma o presidente do IFPUG, o brasileiro Mauricio Aguiar.

O executivo lembra que, antes do advento dos pontos de função, todos os contratos eram baseados na quantidade de horas estimadas para o desenvolvimento do software, um dado subjetivo e totalmente controlado pelo desenvolvedor. “Atualmente está disponível uma técnica que traz objetividade aos orçamentos e contratos, uma vez o valor do ponto de função é estabelecido conjuntamente antes da construção do software, em função da complexidade do projeto. Durante a execução, basta fazer as medições e o preço sai automaticamente”, diz Aguiar. Todavia, antes de firmar contratos baseados em pontos de função, vale a pena implantar um programa de métricas, a fim de conhecer o custo de desenvolvimento atual e buscar ganhos com a contratação.

Necessidade de Recursos Especializados - Embora os pontos de função tragam um grande avanço aos contratos de desenvolvimento e manutenção de software, é necessário pessoal especializado para realizar as medições. “Uma técnica capaz de medir a imensa diversidade de tipos de software existentes teria de ser necessariamente complexa”, explica o executivo, lembrando que os pontos de função estão em uso há mais de 25 anos e que a mesma técnica é capaz de medir tanto uma aplicação COBOL da década de 60 quanto uma aplicação web do século 21.

A certificação profissional, forma de garantir a padronização na aplicação do método, existe em diversos países, sendo oferecida duas vezes por ano no Brasil, no eixo Rio - São Paulo - Brasília. De acordo com Aguiar, é recomendável ter pelo menos um profissional certificado em cada equipe encarregada de fazer as medições: “é um modelo semelhante ao de um escritório de contabilidade. Vários trabalham para alcançar o resultado, mas o profissional certificado como CFPS (Certified Function Point Specialist) é o responsável pelo serviço aos olhos do cliente”, esclarece.

Automação - A fim de lidar com o crescente volume de certificações em todo o mundo, o IFPUG está estudando propostas de diversos fornecedores globais de soluções para a automação da prova. A exemplo de outras organizações certificadoras, o objetivo do IFPUG é que o candidato à certificação marque o exame em um centro autorizado em sua cidade, na data mais conveniente e que receba o resultado no próprio momento da conclusão do exame, eliminando assim custos de viagem e demora no recebimento do resultado.

Treinamento - Embora não seja obrigatório, é recomendável que o candidato à certificação CFPS participe de um treinamento específico preparatório para o exame. Aguiar, que é também presidente da TI Métricas, empresa especializada em consultoria e treinamento em métricas e pontos de função, diz que já existem várias opções no mercado.

“Diferentemente de cinco anos atrás, quando o mercado era dominado por poucas empresas, hoje existem diversas opções para o profissional que deseje se especializar em métricas e pontos de função. O importante é garantir que os treinamentos sejam ministrados por pessoal certificado e experiente na implantação da técnica.”, conclui o executivo.

O IFPUG – Fundado em 1986, nos Estados Unidos e com sede em Princeton Junction, New Jersey, o IFPUG (International Function Point Users Group) é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 35 países. O IFPUG oferece, além da certificação CFPS em pontos de função, a certificação CSMS (Certified Software Measurement Specialist) em métricas de software. O IFPUG mantém um website em http://www.ifpug.org e, no Brasil, o BFPUG – http://www.bfpug.com.br, que realiza os exames brasileiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira