Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2008 - 09:39

Presidente da FIEP coordena comissão doPAC da Inovação

Quatro comissões vão fazer o acompanhamento dos resultados do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, assumiu no dia 25 de junho (quarta-feira), em Brasília, a coordenação da comissão de acompanhamento da Promoção da Inovação Tecnológica nas Empresas que, juntamente com outras três comissões, vai monitorar os resultados do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional – PAC da Inovação -, lançado em novembro do ano passado pelo governo federal.

Uma das metas assinaladas por Rocha Loures é a necessidade de triplicar o número de empresas inovadoras no Brasil. “Para isso, precisamos multiplicar por três o volume de recursos disponíveis e desburocratizar as políticas públicas. Devemos investir forte para ajudar a criar competências em gestão da inovação dentro das empresas, que não estão habituadas a desenvolver projetos para acessar linhas de financiamento para investimento em desenvolvimento tecnológico”, afirmou Loures durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), do qual é membro efetivo.

Rocha Loures assinalou que é preciso popularizar a inovação no Brasil. “Sustentabilidade não se alcança sem inovação”, disse. “Inovação gera riqueza, renda e empregos. Por essa razão os países mais inovadores são os que conseguem proporcionar mais bem estar às suas populações. As inovações fazem bem aos países, às empresas e às pessoas”, afirmou.

Ele lembrou que há dois o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) propôs um movimento para mobilizar e engajar as empresas brasileiras no processo de mudança de patamar tecnológico, que ficou conhecido como Iniciativa Nacional para a Inovação. “A INI não foi de fato assumida pelo governo e ressente-se de falta de estrutura e sentido. Seria oportuno relançá-la, com objetivos mais claros e melhor governança”, disse.

O presidente da Fiep foi escolhido como coordenador pelos integrantes da comissão, que é formada por personalidades como Jorge Gerdau, Cláudio de Moura Castro e Marco Antonio Raupp, presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Embrapa e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Planejamento e da Saúde.

O PAC da Inovação estabeleceu quatro macro-metas a serem alcançadas até 2010: investir R$ 41,2 bilhões, com verbas de oito ministérios, em Pesquisa e Desenvolvimento; aumentar investimento global brasileiro em Pesquisa e Desenvolvimento de 1,02% do PIB (2006), para 1,5%; elevar o investimento privado em P&D para 0,65% do PIB; e ampliar o número total anual de bolsas de estudos para 170 mil, além de reajuste de 20% nas bolsas de pós-gradução. | www.fiepr.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira