Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2008 - 10:03

Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo premia instituições que investem em responsabilidade social no País

Tim, Fundação CSN, Johnson & Johnson, Machadinho Energética S.A. e Aldeia do Futuro são os vencedores da sétima edição do Prêmio LIF.

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCFB-SP) premiou no dia 11 de junho as empresas e organizações do terceiro setor que investem em projetos de responsabilidade social no Brasil. Os cinco vencedores da sétima edição do Prêmio LIF – Liberdade, Igualdade e Fraternidade concorreram entre 60 ações sociais de empresas brasileiras e francesas, associadas ou não à entidade. Juntas, as iniciativas somam mais de US$ 90 milhões de investimentos em ações sociais em todo o País.

Os vencedores são: Fundação CSN (categoria Cultura), TIM (categoria Educação), Machadinho Energética S.A. (categoria Meio Ambiente), Johnson & Johnson Industrial (categoria Saúde) e Aldeia do Futuro (categoria Instituição de Pequeno Porte/ONG).

Do total de projetos que concorreram este ano, 39% são da área de Educação, 24,6% de Instituição de Pequeno Porte/ONG, 14,2% de Meio Ambiente, 12% de Cultura e 10,2% na categoria de Saúde. Cerca de 75% das iniciativas não tiveram nenhum tipo de incentivo fiscal.

Os projetos foram avaliados por importantes lideranças do setor de responsabilidade social, presidido por Marie-Pierre Poirier, representante do Unicef no Brasil. O júri foi composto por Ana Carolina Velasco, coordenadora de relacionamento institucional do GIFE, Edith Lauridsen Ribeiro, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Linguitte, diretor da Terra Mater, Raquel Biderman, coordenadora do Programa de Sustentabilidade Global da Fundação Getúlio Vargas e Sérgio Scaff, coordenador da mostra Fiesp sócio-ambiental.

O resumo dos projetos vencedores: Categoria “Cultura”: Empresa: Fundação CSN - Projeto: Oficinas Comunitárias - Pessoas de todas as idades participam de oficinas e wokshops sobre cultura e cidadania nas instalações do Centro Cultural da Fundação CSN. Estão envolvidas neste projeto 1.288 pessoas de 04 a 78 anos, de classe baixa, das cidades do Rio de Janeiro, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Pirai e Pinheiral.

Categoria “Educação”: Empresa: TIM Participações S/A - Projeto: TIM Música nas Escolas - Voltado ao acesso de crianças e adolescentes a diferentes modos de aprendizagem e de atuação na sociedade, utilizando-se da linguagem da música. O projeto é desenvolvido em parceria com Secretarias Municipais e Estaduais de Educação em todo País. O Público é composto de 20.540 jovens que participam de oficinas de música.

Categoria “Meio Ambiente”: Empresa: Machadinho Energia S/A - Projeto: Sistema Agroflorestal Cambona IV - O projeto visa reflorestar a região da Usina Elétrica de Machadinho - RS com árvores nativas e preservar os ervais nativos remanescentes para garantir a qualidade de vida dos pequenos agricultores da região. Cerca de 300 pessoas que vivem da agricultura familiar são beneficiados pelo projeto.

Categoria “Saúde”: Empresa: Johnson & Johnson - Projeto: Criança Segura na Escola - O objetivo do projeto é envolver os 3 pilares do contexto escolar: professores, alunos e pais, na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Ao longo do ano letivo os professores desenvolvem, com o apoio da ONG Criança Segura, atividades e metodologias de trabalho para a inserção deste temas em sala de aula.

Categoria “Instituição de Pequeno Porte/ONG”: Instituto Aldeia do Futuro - Projeto: Inserção de Mulheres - Geração de Renda - A idéia do projeto é capacitar mulheres adultas, em geral desempregadas e chefes de família, para inserção do mercado de trabalho. O público é formado por 160 mulheres do bairro Americanópolis da cidade de São Paulo-SP que recebem aulas de corte e costura. Cerca de 500 pessoas são beneficiadas indiretamente.

O Prêmio LIF foi instituído pela CCFB-SP para destacar as melhores ações sociais praticadas no Brasil por empresas e instituições que incentivam a prática de responsabilidade social.

Perfil da CCFB - A CCFB reúne cerca de 800 empresas no Brasil, que empregam 150 mil funcionários e faturam aproximadamente US$ 25 bilhões por ano. Na França, a CCFB é membro da União de Câmaras Francesas de Comércio e Indústria no Exterior e trabalha em colaboração com as câmaras de comércio e indústrias locais. A CCFB integra, ainda, o Conselho das Câmaras de Comércio da União Européia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira