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26/06/2008 - 10:23

Scarlet é a “Nova Série de Sucesso da LG”


LG apresenta ao Brasil sua nova série de TVs LCD Full HD em um evento inusitado que faz parte da campanha global de lançamento da linha.

A LG Electronics, uma das líderes do mercado global de TVs de tela plana, realizou no dia 24 de junho (quarta-feira), em São Paulo, no Credicard Hall, o lançamento brasileiro de Scarlet, a TV LCD mais fina do Brasil. A linha representa a mais importante novidade da área de TVs da empresa e está sendo anunciada quase que simultaneamente em todo o mundo, em uma campanha global de marketing.

Com um evento inusitado em uma das maiores casas de show do país, a LG apresenta ao mercado nacional a linha que ganhou atenção em todo o mundo nos últimos dois meses graças a uma intrigante campanha de marketing dividida em duas fases, sendo a primeira de teaser e a segunda de revelação. A campanha escolhida para o anúncio da TV no Brasil foi adaptada de acordo com as características do consumidor brasileiro.

Eduardo Toni, diretor de marketing da LG comemora: “Estamos muito satisfeitos com a campanha que estamos lançando aqui no Brasil, a partir desta festa de hoje que será um grande evento-surpresa e faz parte da estratégia global da Scarlet. Toda a campanha foi idealizada com as mesmas mensagens usadas globalmente, entretanto, com elementos inusitados que serão revelados ao longo dos próximos meses e que reforçam as características da linha de TVs Scarlet”.

A campanha nos Estados Unidos - Nos Estados Unidos, o mesmo evento ocorreu no final do mês de abril, no Pacific Design Center, em Los Angeles, e foi o ápice de uma campanha especial de marketing orquestrada por David Nutter, famoso diretor de séries de TV. O evento reuniu celebridades de Hollywood e a mídia internacional para a noite de lançamento de Scarlet, anunciada como uma nova série de TV. Os convidados foram prestigiar o que eles supunham ser o lançamento mundial do mais recente projeto de David Nutter, chamado “Scarlet”. Divulgada como a “Nova Série de TV de Sucesso”, Scarlet parecia ser protagonizada por Natassia Malthe, atriz multicultural, capaz de encantar o público de maneira única, misteriosa e universal.

Assim que as luzes da sala de projeção foram apagadas, o público assistiu ao trailer de Scarlet que havia sido mostrado na TV e na internet, seguido do making of e de cenas dos bastidores do vídeo. Em seguida, foi exibido outro trailer de 60 segundos de Scarlet, similar ao primeiro, mas com uma diferença significativa: neste, Scarlet não era, definitivamente, o que parecia ser. Pela primeira vez, o público ficou conhecendo o segredo por trás da campanha — ou seja, “Scarlet, a Nova Série de TV de Sucesso” não era um novo seriado, mas sim a nova linha de TVs LCD Full HD da LG Electronics.

“Para ganhar o jogo, precisamos mudar as regras”, disse Kwan-Sup Lee, vice-presidente de Marketing da divisão de displays digitais da LG Electronics. “Tivemos de pensar e agir de forma diferente para mudar a percepção do público em relação à marca LG. Ser diferente pode ser arriscado, mas assumimos esse risco para avançar”.

A reação do público que compareceu à “suposta” première validou a estratégia inteligente da LG de mudar o significado do termo “Série de TV” a fim de aumentar o interesse do público e o impacto do produto. Ao transformar o próprio processo de lançamento da TV em um enredo dramático, de duplo sentido, a LG Electronics demonstrou que, além de entender muito de tecnologia e fabricação de televisores, sabe trabalhar com o marketing de forma inovadora e criativa.

A TV e a Campanha - Mais importante lançamento da empresa na linha 2008 de TVs LCD, a Scarlet (Linha LG60) debutou na CES 2008, feira internacional de eletrônicos, na cidade de Las Vegas, em janeiro passado. Com apenas 8 cm de espessura e design inconfundível, Scarlet é a TV LCD mais fina do Brasil. A LG conferiu uma personalidade especial a essa TV de design exclusivo ainda na fase de desenvolvimento. “A Scarlet tem um design tão diferenciado que é quase como se estivéssemos conhecendo alguém pessoalmente — uma mulher bela e inteligente. Isso nos inspirou a desenvolver uma campanha de marketing totalmente nova — algo que ninguém na LG, ou mesmo na indústria — tivesse tentado antes”, disse Lee.

A personificação da TV foi dividida em diferentes categorias, com base nas características do aparelho. Para o exclusivo tom avermelhado da parte de trás, para a luz de cor variável no anel em LED do botão liga/desliga e para os alto-falantes invisíveis, a melhor descrição é “fascinante”; para a resolução Full HD de 1.080 linhas que reproduz o máximo da qualidade da TV de alta definição e para o som projetado por Mark Levinson, especialista em áudio mundialmente renomado e guru dos produtos de áudio de alta tecnologia, a melhor tradução para a nova TV é “envolvente”; para o sensor inteligente para ajustes automáticos de imagem, a Scarlet é “inteligente”; pela alta conectividade composta pela conexão USB para músicas, fotos e vídeos e por três conexões HDMI, concluímos que ela é “extraordinária”. Todas essas qualidades – fascinante, envolvente, inteligente e extraordinária - foram incorporadas às mensagens de marketing e nortearam também a escolha da pessoa que representaria a “Scarlet”.

Quando David Nutter, o “rei dos pilotos de séries para a TV” de Hollywood, aceitou participar do projeto, Lee soube que seria um sucesso, uma vez que o envolvimento de Nutter fazia com que o público realmente acreditasse se tratar de uma nova série de TV. Isso deixou toda a equipe da LG confiante de que seria possível levar a idéia adiante. “Eu soube que isso funcionaria desde o primeiro instante que a equipe da LG me apresentou a idéia da campanha”, disse Nutter. “Nunca houve hesitação.”

David Nutter escolheu pessoalmente a protagonista Scarlet. Ele queria que Scarlet fosse inteligente e tivesse uma beleza misteriosa, como o aparelho de TV, além de uma origem mais multicultural, para atrair os públicos mais diversos. Assim, escolheu a atriz Natassia Malthe, metade norueguesa e metade malaia. A curiosidade em torno da atriz começou a aumentar quando ela compareceu à premières de filmes, desfiles de moda e eventos como a cerimônia de premiação do BAFTA, em Londres e do Oscar, em Los Angeles. A campanha publicitária, meticulosamente planejada, incluiu até rumores sobre possíveis romances com grandes celebridades, para criar ainda mais sensação.

Nesse meio tempo, Raymond Khoury, autor do romance “O Último Templário”, um best-seller internacional, juntou-se à equipe para escrever o script e os comerciais para a televisão. Atores como AJ Buckley (“CSI: NY”) e Assaf Cohen (“Entourage”) também foram contratados para fazer aparições rápidas em comerciais para a televisão, dirigidos por David Nutter e veiculados em diversos países durante a fase de preparação para o lançamento.

Com atividades de marketing on-line e off-line, a campanha passou por uma fase de alto sigilo antes da revelação e pela fase pós-revelação. Ambas foram refletidas na internet, primeiro no site www.scarletseries.tv e depois no www.lgscarlet.tv. Por fim, Scarlet revelou seu segredo, finalizando uma das mais ousadas campanhas de marketing já executadas por uma grande marca de produtos de consumo. Com a verdade desvendada, a LG realizou uma grande façanha — algo que mudaria para sempre a indústria de TVs de tela plana. Contudo, esse não é o fim da história.

“A campanha da Scarlet não terminou hoje — ela está apenas começando”, disse Lee. “Já estamos trabalhando na próxima fase — mas, obviamente, não podemos adiantar nada.” Sorrindo, ele complementou, “Fique ligado e descubra.” Ou, como se diz na TV, “Continua...” | SAC 4004-5400 (Capitais e Regiões Metropolitanas) | 0800 707 5454 (Demais localidades)

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