Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2008 - 10:33

Droga Raia comemora o resultado da promoção “Mãe de coração. No seu presente, o bem de muita gente”

Campanha triplicou os rendimentos dos artesãos da Associação Mundaréu.

Para comemorar o Dia das Mães deste ano, a Droga Raia lançou uma promoção que, além de presentear as mamães, ajudou os artesãos da Associação Mundaréu, organização da sociedade civil de interesse público que pratica o comércio justo e promove o desenvolvimento e a inclusão social de produtores artesanais de todo o País. Durante maio, nas compras de itens de higiene, beleza e dietéticos acima de R$ 100 e pagos com cartões Visa, os clientes ganharam uma bolsa exclusiva, produzida nas comunidades que fazem parte da associação.

Como resultado da campanha, foram distribuída cinco mil bolsas, que triplicaram o rendimento mensal dos artesãos da Mundaréu. “Estamos muito orgulhosos do resultado dessa ação. Nos preocupamos em trazer para o dia-a-dia das lojas a prática de responsabilidade social, envolvendo funcionários e clientes”, diz Cristiana Pipponzi, diretora de marketing da rede.

Envolvimento, aliás, é a palavra de ordem dos colaboradores da Droga Raia para ações sociais. A filial de Alto de Pinheiros, em São Paulo, foi a que distribuiu o maior número de bolsas da Mundaréu. Segundo o gerente, Jáder Alex, os clientes adoraram a idéia de presentear ajudando a comunidade. Lizete Prata, diretora executiva da Associação Mundaréu, diz que, além de os produtores artesanais lucrarem com a venda dos produtos, aprenderam a organizar melhor o processo produtivo e a operar o controle de qualidade de forma satisfatória. O ganho, portanto, não foi apenas financeiro.

A campanha Mãe de coração. No seu presente, o bem de muita gente fez parte do programa De Mãos Dadas com a Raia, uma série de iniciativas da empresa na área de responsabilidade social. Outras novidades virão ao longo do ano.

Perfil da Associação Mundaréu - Criada em 2001, a Associação Mundaréu é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que promove o desenvolvimento e a inclusão social de grupos de produtores artesanais de todo o País. A missão da Mundaréu é criar oportunidades de geração de trabalho e renda para pessoas excluídas do mercado formal de trabalho, como forma de combater a pobreza. Para tanto, contribui para a capacitação de produtores e comercializa seus produtos baseados no conceito de comércio justo. A Mundaréu é uma das poucas associações que fazem parte da International Fair Trade Association (Ifat), a principal rede internacional de comércio justo, que reúne 300 organizações de 70 países.

Perfil da fair trade - O fair trade, ou comércio justo, é um movimento internacional, surgido na Holanda, na metade dos anos 1960, que visa promover condições de mercado mais justas entre os países consumidores e os produtores de países em desenvolvimento. O fair trade procura beneficiar o produtor por meio de uma remuneração adequada e da exigência de que a produção seja responsável, com respeito ao meio ambiente e ao trabalho, sem exploração de mão-de-obra infantil. Esse movimento global inclui atividades de conscientização, tanto para consumidores quanto para os próprios governos, que promovem o acesso aos mercados dos produtores menos favorecidos.

Para que um produto apresente a certificação Fair Trade, concedida pela Ifat, é obrigatório que todos os elos da cadeia de produção estejam de acordo com as normas internacionais de certificação do comércio justo. As partes engajadas na produção e na comercialização recebem inspeções anuais, para garantir a transparência das transações comerciais e monitorar o impacto efetivo no desenvolvimento socioeconômico das comunidades beneficiadas.

Perfil da Droga Raia - Uma das maiores e mais modernas redes do Brasil, a Droga Raia tem 102 anos, 3,8 mil funcionários e mais de 200 filiais, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Há mais de sete anos, a empresa mantém o programa social De Mãos Dadas com a Raia. Em 2007, seu faturamento foi de R$ 829 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira