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26/06/2008 - 10:51

Mercado food service crescerá 81% nos próximos quatro anos

Em palestra na Fispal Food Service 2008, que está sendo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, o especialista Enzo Donna disse que as dificuldades com o trânsito e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho continuarão estimulando o crescimento do mercado da alimentação fora do lar

Nos próximos quatro anos, as compras dos estabelecimentos especializados em alimentação fora do lar, junto às indústrias de alimentos e bebidas, crescerão 81%, chegando a um volume de R$ 91 bilhões em 2012. A previsão é do especialista Enzo Donna, diretor da ECD Food Service, e foi feita em palestra realizada ontem (dia 24/06) na Fispal Food Service 2008, que prossegue até a próxima quinta-feira, dia 26, no Expo Center Norte, em São Paulo. Cerca de 50 eventos estão sendo realizados paralelamente à feira, que é a maior da América Latina no setor e apresenta os mais recentes lançamentos em produtos, equipamentos e serviços para bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, hospitais e outros estabelecimentos dedicados à comercialização de refeições prontas para consumo.

Durante a feira, estão sendo realizadas competições como a II Copa Brasileira de Pizzarias, o Gourmet Show e a Copa Barista, nas quais profissionais e estudantes mostram sua criatividade e aprendem novas técnicas, passadas por especialistas como o chef Laurent Suaudeau, o pizzaiolo e consultor Ronaldo Ayres e outros.

Em sua palestra, Enzo Donna destacou que a participação do food service nos gastos com alimentação do consumidor brasileiro passará dos 24% registrados pelo IBGE em 2003 para algo entre 28% e 30% em 2012. Segundo ele, entre os fatores que impulsionam esse crescimento do setor estão a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho e o aumento da distância e do tempo gasto entre o local de trabalho e a residência, especialmente nos grandes centros. “As pessoas têm cada vez menos tempo para fazer suas refeições em casa”, explica.

Esse potencial de negócios vem estimulando um interesse cada vez maior por empreendimentos nesse mercado, como se pode notar pelo número de visitantes da Fispal Food Service. Para este ano, a expectativa dos organizadores é que a feira receba mais de 65 mil profissionais, interessados em conhecer as novidades apresentadas pelos expositores.

Copa de Pizzarias - Na II Copa Brasileira de Pizzarias, os vencedores da semifinal de terça-feira, dia 24, foram as pizzarias Pizza na Roça, de Caconde (SP), que apresentou a pizza Brócolis Caboclo, com bacon e mussarela; a Holly´s Pizzaria, de São Paulo (SP), com a pizza Floratta, com berinjela agridoce; e a Carlluccio Pizzerie, de Manaus (AM), que concorreu com a pizza Florestana, que inclui em sua receita pirarucu defumado e castanha do pará.

Onze estabelecimentos participaram da segunda semifinal da II Copa Brasileira de Pizzarias, que escolherá na quinta-feira a Melhor Pizzaria do Brasil. O evento tem patrocínio nacional da Danúbio (marca do Grupo Vigor), do Grupo Ocrim (fabricante das farinhas Trigolar e Mirella), da Nacional Gás (armazenamento, envase e distribuição de GLP), da cerveja Nova Schin e da Tramontina, além do apoio da Granomaq (fabricante de fornos).

Estão participando da etapa final da competição 34 pizzarias, classificadas nas 10 etapas eliminatórias realizadas em todas as regiões do País, das quais participaram cerca de 200 estabelecimentos. O pizzaiolo representante do estabelecimento vencedor da competição ganhará uma viagem à Itália, com acompanhante.

Gourmet Show - O restaurante La Brasserie, de São Paulo, foi o vencedor do segundo dia de competição do Gourmet Show, evento patrocinado pela Nova Schin e pela Comgás, que dedicou a terça-feira às receitas de sobremesas.

Os participantes da etapa de terça-feira, além do La Brasserie, foram Doceria Maiella, Doceria Mirabella, Ganache Doceria (de São Paulo) e Pequenas Delícias (Santana de Parnaíba – SP). Além deles, participaram também equipes de alunos das faculdades Unip, Hotec, Anhembi-Morumbi e Senac-SP.

O evento é coordenado pelo chef Laurent Suaudeau, que está a 28 anos no Brasil e especializou-se em receitas que valorizam os produtos e a culinária brasileira. Ele foi um dos criadores do Gourmet Show, há 12 anos, e voltou a coordenar o evento este ano, depois de um período de afastamento. Sua preocupação, nesta edição do evento, é valorizar o rigor na execução dos pratos, enfatizando junto aos operadores do food service a importância da qualidade final da comida oferecida ao consumidor, em termos de texturas, sabores e apresentação final.

Espaço Café Brasil - Já considerado um dos principais eventos do mercado cafeeiro nacional, o Espaço Café Brasil passou dos mil metros quadrados que ocupou na Fispal Food Service 2005, quando foi criado, para os três mil metros quadrados desta edição da feira. Este ano, a iniciativa apresenta, em três espaços distintos, os eventos Copa Barista, competição entre 24 profissionais que no dia 26 revelará o vencedor final; o Barista JAM, com workshops gratuitos para que interessados aprendam na prática, num ambiente totalmente equipado, os passos para se preparar café espresso, capuccino e drinks à base de café; e o Auditório Inteligência de Mercado, com palestras sobre o temas de interesse dos profissionais e empresários desse mercado.

Para Mariana Proença, diretora de Conteúdo da Café Editora, responsável pela revista Espresso, o aumento da área de exposição reflete o crescimento de 20% verificado no mercado de café gourmet, entre 2006 e 2007. “Queremos promover o produto de qualidade e incentivar donos de restaurantes, bares e cafeterias a investir no café gourmet, uma boa bebida extraída de boas máquinas e por um profissional qualificado”, assinala. Entre torrefadoras, empresas de máquinas de café expresso, fabricantes de xícaras e marcas de café gourmet, mais de 50 expositores estão presentes no Espaço Café Brasil.

Em palestra no Auditório Inteligência de Mercado, Vitor Sapolnik, proprietário há quatro anos da cafeteria Caffè Latte, falou sobre sua experiência no setor como um case de sucesso. “A idéia de um café hoje é cosmopolita. Num desses locais, o cliente pode imaginar que está em Paris, Londres ou Amsterdã”, sustentou.

Vinho no food service -- O sommelier Álvaro Cézar Galvão volta ao I Fórum Revista Gourmet & Food Service nesta quarta-feira, dia 25, para falar sobre elaboração de cartas de vinho em restaurantes. Falando sobre o tema “Mercado de Vinhos: a elaboração da Carta e a formação da Adega”, o especialista abordará a história do vinho no Brasil e no mundo; tipos de vinho a serem oferecidos ao cliente; como conhecer e reconhecer um bom rótulo; como calcular a quantidade necessária de vinhos para uma adega; como saber o preço pelo qual a bebida será vendida ao cliente; e sobre estratégias para aumentar o consumo.

O I Fórum Revista Gourmet & Food Service está sendo apresentado no auditório do estande Editoriais Brazil Trade Shows e foi desenvolvido para oferecer aos operadores de estabelecimentos especializados em alimentação fora do lar informações e conhecimentos que proporcionem a evolução do setor. O evento marca o lançamento da revista Gourmet & Food Service, pela Brazil Trade Shows.

Negócios fechados -- A Engefood, fabricante de equipamentos para cozinhas profissionais, fechou seis negócios já na segunda-feira, primeiro dia da Fispal Food Service. A empresa trouxe para a feira deste ano a Selfcooking Center, uma central de cocção inteligente. Uma das vantagens do equipamento é que ele dispensa a definição de peso do alimento a ser processado. Basta selecionar o tipo de alimento que será preparado para que a máquina faça todo o resto. De acordo com a assistente de marketing da Engefood, Ariane Capella, hoje em dia não é mais preciso viajar para encontrar as novidades do mercado, pois tudo pode ser visto na feira. Para ela, “a expectativa para os outros dias da Fispal Food Service é que haja muito movimento”, afirma.

Fispal Food Service 2008: 24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, de 23 a 26 de junho, das 13h às 21h, na Expo Center Norte - São Paulo, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP).

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