Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2008 - 10:58

POPAI Brasil mensura taxa de conversão com o uso da sinalização digital no ponto-de-venda

Pesquisa mostrará como a tecnologia da sinalização digital pode elevar as vendas no momento da decisão de compra do consumidor brasiliero.

O POPAI Brasil - The Global Association for Marketing at Retail lançará em 2008 a pesquisa “DS: Incremento de vendas com a Sinalização Digital”, que apresentará números reais sobre a eficiência dessa tecnologia aplicada no ponto-de-venda. O estudo inédito no Brasil é liderado pelo Diretor do Sub-Comitê de Digital Signage do POPAI Brasil, Ronald Peach Jr., pelo diretor de Expansão do Sub-Comitê, Tom Shen, e por Avelino Querido (Bill), colaborador da mesma área da entidade.

O objetivo da pesquisa é mensurar as taxas de conversão de vendas ao aplicar a tecnologia nos PDV’s. Segundo o diretor do sub-comitê, os varejistas estão muito preocupados com o retorno desse investimento. Diante dessa necessidade, o POPAI Brasil buscou o apoio da APAS – Associação Paulista de Supermercados – que indicou a parceria com o Supermercado Sonda, para realizar a medição do estudo em três lojas de sua rede (Cidade Dutra, Jaçanã e Parque da Água Branca).

Os estabelecimentos foram selecionados por serem de grande porte, com alto fluxo de pessoas e corredores largos, critérios que possibilitam a apuração de dados quantitativos e relevantes para fazer a medição proposta. Esse estudo inovador oferecerá métricas precisas para os varejistas e fornecedores e mostrará o grau de impulsão de produtos e marcas sem o viés das datas comemorativas, ações concorrentes e falta de produtos nas gôndolas.

Para realizar esse estudo, foram instaladas, em cada loja, câmeras de vídeo que analisaram o fluxo de visitantes que trafegaram pelos corredores em um período de 30 dias. Feita essa avaliação, os coordenadores instalaram, por outros 30 dias, telas de LCD acopladas às gôndolas, na altura dos olhos dos clientes. As mensagens publicitárias que impactaram os consumidores tiveram duração de 15 segundos e continham dicas, receitas e serviços em categorias específicas como bomboniere, perfumaria, temperos, sucos e limpeza.

O estudo teve duas fases: a primeira, denominada “taxa de atratividade”, que determinou o número de consumidores que param naturalmente em um produto versus o total de consumidores que passaram por um corredor. Na segunda fase, será mensurada a "taxa de conversão", ou seja, irá verificar qual o percentual de consumidores que compraram determinado produto e quantos comprarão, depois da colocação das telas nas categorias. Para essa medição, o supermercado fornecerá ao POPAI Brasil os tickets de venda das categorias nas duas fases do estudo.

Os equipamentos utilizados na pesquisa: hardware, software, bem como a tecnologia aplicada durante a medição e a tabulação dos resultados foram fornecidos pelas empresas associadas à entidade, entre elas Aramax, Bicca, Droid/OM, Tigris e 3M.

O POPAI Brasil - No Brasil desde 1997, o POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade do merchandising do ponto-de-venda no país para beneficiar os consumidores, gerar os melhores resultados para os clientes-indústria, comércio e empresas de serviços e preservar a ética do setor.

O POPAI Brasil é filiado ao POPAI - The Global Association for Marketing at Retail, principal entidade mundial do setor de merchandising. Com 70 anos de existência e presença em 25 países, anualmente, a entidade promove o OMA Awards, considerado o Oscar do Merchandising. Sua versão brasileira, o Prêmio POPAI, foi criada em 1998 e, desde então, vem premiando o que há de melhor em material de merchandising, como displays e campanhas promocionais destinadas para pontos-de-venda.

Além dessa premiação, a entidade desenvolve ao longo do ano, em parceria com a APAS - Associação Paulista de Supermercados o Troféu Exposição-APAS, onde são julgados os Melhores Estandes, a Melhor Ação Promocional e os Melhores Expositores durante a maior feira do setor supermercadista do país.

Em parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, a entidade promove o Prêmio Expositor-Destaque ABAD onde são julgados Melhor Design, Melhor Animação e Melhor Exposição durante a principal feira do setor. Todas essas premiações são realizadas em eventos e feiras de grande expressão do mercado varejista. A cada ano aumenta o número de inscrições, o que traz para os participantes um desafio constante de aprimoramento e criatividade.

Entre todas as unidades da associação, o Brasil vem se destacando e é hoje o segundo maior POPAI do mundo, tanto em número de associados, quanto de premiações.

O POPAI também possui um Banco de Idéias para o depósito de projetos, design de displays e estandes, visando garantir a autenticidade destes em eventuais litígios entre empresas e profissionais associados. Este procedimento garante a possibilidade de discussão e conciliação em um foro privilegiado, evitando a necessidade de se levar o assunto à Justiça Comum.

O POPAI Brasil é a única associação que certifica os profissionais que atuam com merchandising em pontos-de-venda, nos graus “profissional”, “especialista” e “consultor”. Estes graus são obtidos através de pontuações que correspondem à freqüência em palestras, cursos, feiras nacionais e internacionais, publicação de artigos em revistas, atuação como professor, recebimento de prêmios, realização de palestras e de outras atividades pertinentes ao setor que comprovem envolvimento e interesse do indivíduo com o tema.

O site www.popaibrasil.com.br fornece uma série de novidades e informações técnicas sobre merchandising, além de dicas e resultados de pesquisas sobre a influência do material de merchandising no ponto-de-venda na decisão de compra. Um dos destaques do endereço é o Túnel do Tempo do Merchandising que proporciona ao internauta a possibilidade de viajar pela história da propaganda com imagens de peças, displays e dados sobre a evolução desse mercado.

No site também estão informações referentes às atividades desenvolvidas pelos Comitês de Agência, de Varejo, Indústria, de Fornecedores de Materiais de PDV e o Comitê Operacional que abrange as áreas de Pesquisa, Educação, Treinamento, Eventos, Gestão e Marketing, Desenvolvimento de Novos produtos, além do novo sub-comitê de Digital Signage que compõem a estrutura do POPAI Brasil, oferecendo aos associados palestras, workshops, cursos, caravanas, e estabelecendo normas e regras para regulamentar e melhorar o mercado do merchandising no ponto-de-venda.

Na página há, ainda, um Banco de Talentos com currículos de profissionais capacitados para atuar em todos os segmentos de merchandising, incluindo designers, promotores, diretores de arte, criação e produção, entre outros cargos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira