Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2008 - 09:28

Presidente do STJ recebe a Medalha Tiradentes no Rio

A humildade e a simplicidade do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Gomes de Barros, foram destacadas durante a solenidade em que a Assembléia Legislativa do Rio rendeu ao jurista alagoano as homenagens da entrega da Medalha Tiradentes – principal condecoração do Legislativo estadual – e do Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada na tarde ddo dia 26 de junho (quinta-feira),, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, foi conduzida pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), que defendeu o tributo lembrando a trajetória do ministro. "Aprovada por unanimidade pelo plenário da Alerj, esta homenagem busca reconhecer o amor e a dedicação deste jurista à luta pela democracia e pela justiça social, lembrando de sua reiterada paixão pelo nosso estado, onde estudou e conheceu sua esposa, dona Yvette Maria Gomes de Barros", disse Picciani.

Em discurso na tribuna, o autor da homenagem, deputado Paulo Melo (PMDB), destacou a importância da atuação do ministro na aproximação do Poder Judiciário com a população. "Nossa história recente mostra como somos novos no exercício do direito pleno da democracia. Considerando isto, o ministro Humberto foi de fundamental importância, como toda a sua simplicidade, inteligência e humildade, na criação deste novo momento, em que o Judiciário começa a se tornar, de fato, um guardião dos direitos do povo de forma aproximada e simples, sem o distanciamento de outros tempos", acentuou.

Segundo o homenageado, a primeiras lições desta simplicidade foram ensinadas a ele nos tempos de estudante no Rio. "Foi aqui que se instalou em meu coração, além do amor pela cidade e pelo time do Botafogo, a certeza de que, no Direito, as sentenças precisam ser simples, pois se destinam às partes, a quem ganha e quem perde, e não a quem julga", lembrou o ministro, que defendeu na tribuna a tese de que "quem transcreve e cita deixa de pensar. Por isso julgo por minha autoridade", disse ele que, escritor integrante da Academia Brasileira de Letras de seu estado natal, leu um poema de sua autoria em que descreve seu amor dividido entre Alagoas, o Rio de Janeiro e Brasília. "Meu coração é tripartite", brincou o ministro, antes de reforçar seu compromisso com a cidade. "Sempre me considerei um carioca, mas a homenagem que esta bela casa hoje me presta reforça o meu empenho em me comprometer com seu povo: Podem contar com este conterrâneo", reforçou.

Alagoano de Maceió, membro da Academia de Letras de seu Estado, e "um simples cantador das coisas do sertão", como se auto-intitula, o ministro Humberto Gomes de Barros é, há 17 anos, ministro do Superior Tribunal de Justiça, função para a qual foi indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Bacharel em Direito formado em 1962 pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, ele se especializou em Direito do Trabalho. É presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal desde o início de 2008.

Estiveram presentes ao evento os deputados Paulo Ramos (PDT), José Távora (DEM), Mário Marques (PSDB), Aparecida Gama (PMDB) e Dionísio Lins (PP), além do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, do ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça, do desembargador Celso Muniz Guedes, do ex-senador Bernardo Cabral, entre outros. || www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira