Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2008 - 10:11

“Os Novos Capitalistas”

Destaca a influência dos investidores-cidadãos nas decisões das empresas.

O tema abordado no novo livro lançado pela Editora Campus-Elsevier, “Os Novos Capitalistas”, identifica o poderoso fenômeno que está levando gestores, investidores, políticos, ativistas e cidadãos a cultivar diversas habilidades para uma nova forma de capitalismo e revela os mecanismos, que, historicamente, afastaram entre si empresas e cidadãos, na tentativa de resolver o enigma do desperdício de poupanças e empregos.

Recheados de bons exemplos de como os cidadãos-investidores, de maneira direta ou indireta, estão reformulando as agendas das empresas, a obra prevê o impacto desta transformação no mundo, o que resulta em uma nova espécie de corporação. O livro, escrito por três especialistas em mercado de capitais, e que recebeu resenhas elogiosas do Financial Times e do Pensions & Investing, introduz o conceito do “desenvolvimento da economia civil”.

Os autores mostram que as grandes empresas não estão mais nas mãos da minoria rica, mas no controle de muitas pessoas que investem seu dinheiro em grandes players. “A velha política de trabalhadores versus capitalistas está sendo substituída pelo mundo de cidadãos investidores. Aos poucos, um novo consenso está emergindo, no qual os gestores das empresas se concentram na geração de valor para os proprietários de ações e os novos capitalistas são reconhecidos como esses proprietários de empresas”, explicam.

“Os Novos Capitalistas” aponta ainda quais pensamentos convencionais estão fadados ao fracasso, e quais são as novas estratégias que as empresas deverão utilizar para sobreviverem ao surgimento desta nova modalidade de economia.

Os Autores: Stephen Davis é presidente da Davis Global Advisors, empresa de consultoria especializada em governança corporativa internacional, e editor da newsletter semanal Global Proxy Watch. Davis também é co-fundador da International Corporate Governance Network e membro do grupo consultivo do PNUMA sobre investimentos responsáveis. É sócio fundador da Governance Metrics Internacional, G3 (global governance group), e Beacon Global Advisores. Seu livro anterior, Apartheid’s Rebels, foi indicado ao Prêmio Pulitzer.

Jon Lukomnik é sócio-gerente da Sinclair Capital, consultora de estratégia especializada em gestão de investimentos. Foi membro do Comitê de Credores da falência da WorldCom, presidente do Comitê Executivo do Council of Institutional Investors, participante da Força-Tarefa de Investidores da International Finance Corporation do Banco Mundial e único membro não advogado do Comitê sobre a Lei das Sociedades por Ações da Associação dos Advogados da Cidade de Nova York.

David Pitt-Watson é presidente do Hermes Equity Ownership Service (HEOS) e ex-CEO do Hermes Focus Asset Management (HFAM), importante fundo ativista da Europa. Com o apoio de alguns dos maiores fundos de pensão do mundo, o HEOS e o HFAM desempenharam papel importante na reversão do desempenho de mais de 30 grandes empresas da Inglaterra e da Europa Continental. Pitt-Watson é autor de “Princípios Hermes”, primeira iniciativa de uma grande instituição de investimentos no sentido de definir suas expectativas em relação às empresas em que efetua investimentos.

Lançamento pela Editora Campus-Elsevier), 328 páginas | ISBN 10: 85-352-3066-1 | ISBN 13: 978-85-352-3066-6 | Preço Sugerido: 79,90 .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira