Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2008 - 10:18

Aprendizado e diversão para crianças nas clínicas esportivas da semana olímpica, realizadas no Parque Aquático Maria Lenk

Estudantes fazem rodízio para aprender os segredos de cinco modalidades.

Basquete, hóquei sobre a grama, judô, tênis de mesa e vôlei. As clínicas esportivas destas cinco modalidades, que estão sendo realizadas no Parque Aquático Maria Lenk, têm sido um dos maiores destaques da Semana Olímpica, cujas atividades acontecem até esta sexta-feira, dia 27, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, as atividades da Semana Olímpica vão até domingo, 29. As clínicas envolvem crianças e adolescentes de escolas públicas, instituições sociais e projetos esportivos ligados às Confederações Olímpicas Brasileiras. Os inscritos, orientados por profissionais especializados, conhecem um pouco da técnica de cada modalidade. Dos segredos de conduzir a bola num campo de hóquei, passando pelos ensinamentos do mestre Jigoro Kano, criador do judô, tudo se transforma em uma novidade lúdica e divertida para os participantes, que se distribuem em forma de rodízio. Os horários de atividades nas clínicas são às 9h e às 13h30, sempre precedidas por uma palestra sobre Olimpismo, ministrada pela museóloga do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Nira Lima.

A Semana Olímpica é promovida anualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O Dia Olímpico é celebrado mundialmente em 23 de junho, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894, em Paris. Em 2008 o COI está completando 114 anos.

Para Chico Chagas, coordenador da clínica de basquete, a intenção das clínicas é apresentar as diversas modalidades de forma divertida para os jovens atletas. “A garotada chega aqui meio tímida, mas em pouco tempo se solta e curte a programação. No caso do basquete, os jovens atletas logo pegam intimidade com a bola, um de nossos objetivos. O importante é que conheçam a filosofia das diferentes modalidades”, explica o professor.

Segundo Rogério Cantarino, supervisor de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama Indoor, a dificuldade dos participantes é apenas inicial. “No começo, eles não associam o taco com o esporte. Depois entendem a técnica e se familiarizam com o movimento”, diz.

Integrante do Instituto Reação, onde aprende judô, David Teixeira, de 15 anos, mostrou estar feliz da vida com a oportunidade de conhecer novas modalidades. “Sou judoca, mas adorei jogar tênis de mesa com a bolinha oficial, bem mais leve. E também gostei muito de jogar hóquei sobre a grama. Sabia que a modalidade existia, mas não fazia menor idéia das regras”. Já Romário Alves da Silva, de 13 anos, do Abrigo Maria Imaculada, achou o hóquei bem difícil. “É uma modalidade legal, mas é complicado conduzir a bola”, afirma. Luana Berto Lima, de 9 anos, do projeto Viva Vôlei núcleo Fernão Cardim, de Pilares, já conhece o básico do vôlei, mas nunca tinha praticado judô. “No vôlei, o mais difícil é o saque. No judô nem consigo dizer, tudo é novidade”, comenta.

O professor Fernando Ruffato, coordenador da clínica de judô, ressalta que, de forma lúdica, os jovens atletas foram convidados a vivenciar no tatame como cair e levantar, uma experiência importante para a vida.

A programação da Semana Olímpica prossegue no Rio de Janeiro, até sexta-feira, dia 27, e em São Paulo, até o próximo domingo, dia 29, com clínicas esportivas, palestras, aulas abertas e torneios. Em São Paulo, o ponto alto do evento será a Corrida do Dia Olímpico, domingo, em São José do Rio Preto, num percurso de 10km, com a participação de competidores de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos. Também acontecerão atividades com atletas e ex-atletas olímpicos, entre eles a ex-jogadora Paula, que participará sexta-feira, dia 27, de uma mesa-redonda sobre basquete, e o mesatenista Hugo Hoyama, convidado para um festival da modalidade, sábado, dia 28. Ambas as atividades no Sesc Bauru.

Administração Esportiva como campo de atuação profissional – Ricardo Trade, Gerente geral de Serviços do RIO 2007 .| www..cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira