Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2008 - 10:27

Construtoras paulistas fundam Associação de Compras para combater alta dos insumos da construção civil

Diante do cenário de alerta com a crescente alta dos preços de insumos básicos na construção civil, as construtoras paulistas formalizaram hoje, 26 de junho, em assembléia realizada no SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), a criação da Compracon – Associação de Compras da Construção Civil do Estado de São Paulo.

O objetivo da nova entidade é promover aquisições coletivas de materiais e também atuar nas negociações com fornecedores, otimizando o poder de compra dos associados, além de viabilizar processos de importação de produtos, quando conveniente.

A iniciativa visa atender empresas de qualquer porte e deseja promover o crescimento sustentável do setor da construção civil. “A ação conjunta das construtoras criará um importante freio à inflação de alguns fornecedores de materiais que estão se aproveitando do aquecimento da demanda para elevar injustificadamente seus preços”, analisa o presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti.

Além da aquisição de insumos, a Compracon poderá prestar serviços às construtoras, como logística de fornecimento de materiais, locação de máquinas, andaimes e equipamentos, e outros serviços que as associadas decidirem contratar conjuntamente. Até mesmo computadores e outros equipamentos e serviços não diretamente ligados à construção poderão ser adquiridos de forma conjunta.

Além da aquisição de insumos, a Associação de Compras da Construção Civil do Estado de São Paulo poderá desenvolver mecanismos de ações conjuntas para logística de fornecimento de materiais, locação de equipamentos e andaimes e outros serviços que as associadas decidirem contratar conjuntamente. Até mesmo itens não diretamente ligados à construção poderão ser adquiridos de forma conjunta, como computadores, EPI's e outros equipamentos e serviços.

"Não há limite para a atuação", afirma o secretário-executivo da nova entidade, Robson Colamaria. Segundo ele, a participação das construtoras na Compracon abrirá um intercâmbio de informações entre elas, um network do qual poderão obter benefícios complementares.

A Associação parte da premissa de que as negociações tenham uma significativa redução de custos, a exemplo do que já ocorre em outros estados. As negociações a serem feitas de forma conjunta serão posteriormente repassadas às empresas. A construtora que se associar não é obrigada a participar de nenhuma aquisição, sendo-lhe facultada atuar apenas nas compras que interessarem.

As empresas interessadas em participar da Associação poderão informar-se com o secretário-executivo Colamaria pelo telefone (11) 3334-5678.

Importações – A iniciativa conta com o apoio da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e já resultou em uma série de operações que trouxeram benefícios às construtoras. Com o apoio dos respectivos Sinduscons, já foram formadas entidades que funcionam como cooperativas de compras de insumos em Estados como Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Recentemente, a Coopercon-RS informou ter contratado a aquisição de 121 elevadores nacionais e prepara-se para iniciar importações de outros produtos de países potenciais fornecedores, como a China, por exemplo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira