Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Petrobras renomeia Usina Termelétrica de Macaé homenageando Mário Lago

O diretor da área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, participou da cerimônia de descerramento da placa de renomeação da Usina Termelétrica de Macaé (RJ), movida a gás natural, que passa a se chamar Usina Termelétrica Mário Lago, em homenagem ao ator, escritor e compositor de música popular brasileira, falecido em 2002, em 31 de janeiro. A solenidade, realizada às 14h, foi animada pelo espetáculo “Causos e canções de Mário Lago”, de Mário Lago Filho, que participou do evento juntamente com seu irmão Luiz Carlos Lago.

Na cerimônia, Ildo Sauer agradeceu à família do homenageado por ter permitido que a Petrobras pudesse resgatar uma dívida histórica, dando à usina o nome do artista, que foi um dos entusiastas da criação da companhia.

“Mais homenageada do que o próprio Mário Lago está sendo a Petrobras, em poder resgatar a história de seu nascimento, associando o passado e o futuro desse empreendimento ao nome de um grande artista”, afirmou Ildo Sauer.

A Usina Termelétrica Mário Lago é a segunda maior do parque gerador da Petrobras, e sua localização, na cidade de Macaé, na região Norte Fluminense, é estratégica para aproveitamento do gás produzido na Bacia de Campos.

UTE Mário Lago - A Usina Termelétrica Mário Lago iniciou a geração comercial em dezembro de 2001, na cidade de Macaé (RJ), atingindo sua plena capacidade de produção (928MW) em agosto de 2002, com 20 turbo geradores movidos a gás natural instalados. A unidade é a segunda maior do parque gerador da Petrobras, composto por outras 13 usinas (duas em fase de construção e montagem). A Companhia participa da empresa desde sua constituição, por meio de contrato. Em março de 2006, a Petrobras adquiriu a usina, assumindo integralmente a gestão no mês seguinte.

Em seu projeto inicial, a UTE Mário Lago tinha características merchant, ou seja, preparada para atuar no mercado de curto prazo. Mesmo tendo o seu conceito de funcionamento alterado, já que está preparada para cumprir contratos de longo prazo, a usina está estruturada para entrar em operação rapidamente. De ciclo aberto, a planta pode operar a plena carga em apenas 15 minutos. Para efeito de comparação, em usinas operando em ciclo combinado (processo no qual os gases gerados pela turbina são reaproveitados na produção de vapor ou energia elétrica), esse período é de seis horas, em média. Outra vantagem apresentada pela unidade é sua flexibilidade de despacho, pois cada turbo gerador pode ser acionado de modo independente.

Localizada ao norte do estado do Rio de Janeiro, Macaé é um dos principais pólos de atuação da Petrobras, já que ali se concentram as atividades da indústria petrolífera na Bacia de Campos, que responde por grande parte da produção nacional de petróleo. Uma das alternativas de geração de energia elétrica da UTE é usar o excedente de gás rico (sem tratamento) produzido das plataformas da região, eliminando a necessidade de queima do combustível nas tochas de segurança.

Como o parque termelétrico da Petrobras contribui para o aumento da confiabilidade do suprimento elétrico nacional, a Companhia investe na flexibilização dos combustíveis das usinas, de modo a atender com ainda mais garantia aos despachos termelétricos demandados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na UTE Mário Lago, o energético alternativo em teste é o flexgas – mistura de gás liquefeito de petróleo (GLP) com ar –, que tem características semelhantes ao gás natural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira