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27/06/2008 - 10:57

Petrobras investe R$ 3 milhões no São João da Bahia

A cada dia aumenta o número de empresas do Brasil que vêem no São João um cenário ideal para exposição de suas marcas. Na Bahia, apostando na criatividade para atingir o público alvo – algo em torno de 200 mil pessoas que visitam as cidades do interior baiano durante a festa junina –, as empresas desenvolvem ações de marketing de relacionamento e promoção de produtos.

A Petrobras, por exemplo, está investindo R$ 3 milhões no São João baiano.“Estamos ajudando a construir uma série de arraiais para que o São João não perca a sua identidade original”, diz Rosemberg Pinto, gerente regional de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste. Centralizamos ações de marketing nos municípios de Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Amargosa, Mucugê, Porto Seguro e Cachoeira, com ênfase na contratação de trios nordestinos (zabumba, triângulo e acordeon). Mas outras dezenas de municípios baianos também contaram com apoio da empresa.

Segundo Rosemberg, o interesse da Petrobras em associar sua marca ao São João se dá por motivos comerciais e culturais. “A empresa considerou que, ao promover um resgate dessas tradições, está atendendo aos anseios da sociedade de valorizar a cultura brasileira, ao mesmo tempo em que, interessada no negócio, reconhece que o São João no Nordeste tem hoje expressão cultural com maior dimensão do que o Carnaval, sendo uma excelente oportunidade para se trabalhar a imagem da empresa”, diz o gerente.

O fato é que, por atrair milhares de turistas, o São João abre realmente enormes oportunidades no ramo do comércio, da indústria e das atividades de serviço. E os municípios do interior, apostando no negócio, passaram a oferecer cotas de patrocínio, disponibilizando suas ruas e seus palcos para a divulgação de produtos e serviços.

Rosemberg explica que o projeto “Petrobras nos Caminhos do Folclore” foi idealizado em setembro de 2004, e que após quatro anos de realização, tem total aceitação da sociedade civil, conforme atestou pesquisa realizada pelo Instituto Painel Brasil. “Diversos municípios estão se empenhando em resgatar o que há de melhor em suas tradições”, diz.

Segundo ele, em Amargosa, a prefeitura pôde realizar a Burrinha da Bahia – folguedo popular inspirado na sina estradeira dos burros e mulas dos primeiros séculos da colonização brasileira. No município de Senhor do Bonfim, por sua vez, foram resgatadas algumas tradições, com imensa participação do povo durante todo o mês de junho. “O lado oficial da festa acontece no Arraial da Tapera, onde grandes nomes da música popular nordestina se apresentaram, com um público diário de 40 mil pessoas e um público total de 240 mil”. | www.setur.ba.gov.br | www.saojoaobahia.com.br

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