Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2008 - 07:55

Marítima avança em Governança Corporativa e se prepara para novos desafios

A Marítima Seguros, empresa nacional com 65 anos de mercado, está ampliando seus mecanismos de Controles Internos e Governança Corporativa, dando continuidade às ações que fazem parte do processo de fortalecimento de sua estrutura empresarial, dado que há grandes perspectivas e desafios para o período 2008-2010.

Essa ação estratégica teve início em 2006, quando o mercado como um todo ofereceu uma grande janela de oportunidades às empresas para a realização de Ofertas Públicas de Ações, para obtenção de capital, com o intuito de investimento em expansão de suas atividades, equalização de pagamentos e novos projetos.

Diante de um cenário macroeconômico extremamente favorável e com perspectiva de crescimento de 6% do PIB até 2010, a Marítima passou, então, a se preparar para novos desafios, com a retomada das atividades no Ramo Vida, contratação de escritórios de advocacia especializados, nova superintendente jurídica, serviços de auditoria terceirizada da KPMG, reforço dos controles internos com a contratação de um gerente corporativo de gestão de risco, contratação da consultoria Deloitte-Tohmatsu, a criação de um comitê independente de auditoria e a contratação de um novo Diretor Financeiro que também coordenará a área de Relações com o Investidor.

Com esse amplo escopo de atuação, novas frentes foram abertas e passaram a constituir ações efetivas com o objetivo de prover uma melhor estruturação, como: a) revisão de processos e implantação de controles através de novas ferramentas e nova plataforma de sistemas corporativa | b) revisão de processos operacionais e financeiros | c) migração tecnológica, ampliação dos serviços web e reestruturação da base de dados | d implantação de infra-estrutura de contingência e upgrade do parque tecnológico.

Assim, atenta às tendências que se configuram, a Marítima vem trabalhando pela disseminação da cultura de seguros, com treinamentos contínuos de corretores (hoje são mais de 11 mil ativos) em todo o Brasil, descentralização de suas operações visando ao atendimento de todas as regiões do país e implementação de um agressivo planejamento estratégico que busca dobrar o tamanho da companhia em termos de prêmio em três anos, além de estabelecer uma carteira que apresente uma distribuição equilibrada em relação aos seus grupos de produtos.

Além disso, a seguradora tem investido no lançamento de produtos e serviços que acompanham as novas necessidades do mercado, tais como Seguro Prestamista, Marítima Equipamentos Benfeitorias, ampliação contínua da rede de atendimento Saúde e investimento em tecnologia (R$ 27 milhões em 2007) e novas modelagens de risco, como estratégia de precificação do Ramo Auto, por exemplo.

Diante desse panorama e com todo o preparo que vem sendo realizado, a Marítima se tornou uma plataforma muito interessante para investimento. Hoje, a seguradora aguarda uma melhor janela de mercado, totalmente preparada, para continuar trilhando um caminho de sucesso, iniciado em 1943.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira