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28/06/2008 - 08:20

Marketing de Incentivo tem movimento crescente no Brasil

Dados apresentados por meio do Comitê das Operadoras de Viagens de Incentivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional indicam crescimento do setor.

As Viagens de Incentivo estão no topo da lista de preferências de premiação na maioria das empresas. Consideradas a melhor forma de reconhecimento profissional, também são uma das atividades econômicas que mais geram empregos e movimentam o setor de turismo no Brasil. São cerca de 50 segmentos da economia e mais de 200 profissões envolvidas para atender as necessidades de viagem disponibilizadas para um grupo de incentivo. No mercado brasileiro, o mercado do marketing promocional movimentou, em 2007, cerca R$ 23 bilhões, sendo uma grande parte com as campanhas de incentivo e, especialmente, com a premiação em viagens de incentivo.A Organização Mundial de Turismo (OMT) aponta que, em 2004, o marketing de incentivo movimentou no mundo US$ 622 bilhões, sendo aproximadamente US$ 162 bilhões com viagens.

Estas foram algumas das informações apresentadas durante o evento “Viagens de Incentivo”, que reuniu 60 pessoas de 42 empresas do setor no auditório da AMPRO, no último dia 25, em São Paulo. O objetivo foi discutir o mercado brasileiro do setor e a importância das viagens de incentivo para o trade turístico. Os participantes também conheceram mais sobre as ações, benefícios e participações da AMPRO e do Comitê das Operadoras de Viagens de Incentivo, que é composto pelas empresas Duo Viagens, GI - Grupos de Incentivo, IT MICE Travel Solutions, Queensberry Incentivos e Top Service.

“A atividade é desenvolvida no Brasil desde 1976, mas agora chegou ao seu ponto de maturação e entendimento da importância para a economia e para o turismo. Um turista em Viagem de Incentivo deixa nos cofres da cidade uma quantia em torno de 12 a 15 turistas normais. Isso ocorre porque estes turistas viajam com tudo pago e estão com seu dinheiro pessoal para fazer compras, movimentando muito mais a economia local e utilizando vários dos recursos ofertados pelo destino.”, informa Ibrahim Georges Tahtouh, diretor do Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo da AMPRO.

Durante o evento, a AMPRO também apresentou dados de outros países. De acordo com a International Federation of Incentive, o marketing de incentivo, incluindo as viagens, movimenta cerca de US$ 30 bilhões, por ano, em premiações e recompensa nos Estados Unidos. Países como Inglaterra, Japão e Coréia investem, cada um, mais de US$ 1 bilhão, por ano.

Para demonstrar a importância dos prêmios para os resultados das empresas, foi apresentado um estudo realizado pela SITE (Society of Incentive & Travel Executives), que mostra que 92% dos trabalhadores revelaram ter atingido suas metas graças aos programas de incentivos, enquanto que 57% das empresas relataram ter atingido ou ultrapassado suas metas. O levantamento também revelou que os programas de incentivo podem melhorar o desempenho individual do funcionário em 27% e, nas equipes, em 45%.O recall médio de 10 anos é o carro-chefe do relacionamento e comprometimento.

Projeções da OMT indicam que as viagens de incentivo estão entre os segmentos que mais devem crescer nos próximos 20 anos. Pensando nisso, o Comitê das Operadoras de Viagens de Incentivo da AMPRO busca, através do cadastramento de empresas especializadas no setor, criar sinergia, qualificar fornecedores, formar o mercado, determinar políticas de atuação, disponibilizando um referencial de qualidade aos clientes corporativos. “O objetivo do Comitê é fazer com que o mercado de incentivo seja reconhecido como setor altamente especializado e diferenciado, mostrando ao comprador a importância de ter uma Operadora credenciada com garantia de serviços de qualidade.”, afirma Ibrahim G.Tahtouh.

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