Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2008 - 08:47

Com qualificação de Leandro Aparecido da Silva e Oceano do Top, Brasil fecha equipe brasileira de Adestramento rumo a Pequim 2008


No CDI – Concurso de Dressage Internacional de Mierzecin, na Polônia, o Brasil garantiu pela primeira vez na história uma equipe de Adestramento nos Jogos Olímpicos, na sexta, dia 27 de junho..

Montando o garanhão Puro Sangue Lusitano Oceano do Top, o mato-grossense Leandro Aparecido da Silva, 32 anos, alcançou o segundo de dois índices necessários (mínimo de 64% de aproveitamento) para qualificação olímpica.

O primeiro índice veio em 6/6 em Lipiza, na Eslovênia e, agora, em Mierzecin, Leandro e Oceano carimbaram o passaporte rumo às Olimpíadas com 65,208% na avaliação da juíza francesa Isabelle Judet e 64,375% com o polonês Wojetek Markowski.

Com a conquista de hoje, Leandro fechou a equipe brasileira ao lado Rogério da Silva Clementino com Nilo e Luiza Tavares de Almeida com Samba – que já haviam se qualificado nas seletivas realizadas no Brasil.

“Essa era nossa última oportunidade de qualificação tanto minha como para formação da equipe. Eu estava muito tranqüilo, fui para o tudo ou nada. Foi como chegar a uma final de campeonato de futebol e nos 45 minutos do segundo marcar um pênalti!”, comemorou Leandro.

Curiosamente, Leandro e Rogério, que travaram amizade em uma pelada de futebol, foi o primeiro instrutor do cavaleiro Rogério. A exemplo de Rogério, Leandro começou sua carreira no hipismo trabalhando como cavalariço (tratador de cavalos).

“O apoio da Luiza, do Roger e também da Thaisa (irmã da amazona Luiza que também disputou as seletivas), assim como do Paulo Salles, proprietário do Oceano, foi fundamental”, destacou o Leandro que tampouco poderia se esquecer do treinador belga Johan Zagers, radicado em Düsseldorf, na Alemanha, atual base de treinamento do grupo olímpico brasileiro. “Além de toda a parte técnica, o Johan é uma pessoa muito equilibrada e nos passou muita tranqüilidade para alcançarmos nosso objetivo.”

Fazendo história - Mesmo antes do início dos Jogos já são muitos os feitos históricos desta equipe. Rogério será o primeiro negro a disputar uma modalidade hípica na história dos Jogos e Luiza, 16, a mais jovem amazona de todos os tempos – recorde este que pertencia ao brasileiro e atual campeão olímpico Rodrigo Pessoa que aos 19 anos defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Barcelona. Com Leandro, Rogério e Luiza, o Brasil chegará a Hong Kong, local das provas hípicas nas Olimpíadas 2008, como um dos sete países com time completo.

Todos os três integrantes da equipe montam animais da raça Puro Sangue Lusitano – dois deles – Oceano do Top e Nilo VO – nascidos no Brasil. Oceano do Top nasceu nos campos da Top Agropecuária de Tonico Pereira que o mantinha em treinamento no esporte em sociedade com José Roberto Guimarães, treinador da equipe brasileira de vôlei feminino. Foi no 10º Leilão Internacional Luso Brasileiro em 2007, promovido por Victor Oliva, criador e feliz proprietário de Nilo VO, que o criador e publicitário Paulo Salles, titular da Fazenda Isabel, arrematou Oceano do Top.

Responsável pela saúde dos cavalos Lusitanos que vão à Pequim desde o nascimento até as seletivas, o médico veterinário Neimar Roncati era um dos mais entusiasmados com a conquista dos seus “pupilos”. “É um feito inédito para o Brasil, mas estes cavalos mostram a coragem e o coração do Puro Sangue Lusitano”, diz.

Também competiram em Mierzecin, a jovem a amazona Thaisa Tavares de Almeida, 18, irmã de Luiza, montando Lusitano Rio Pelé e a mineira Renata Tavares Costa montando o animal warmblood Ludwig Harthof G que, no entanto, não garantiram a qualificação. Rogério e Luiza não competiram na Polônia, pois deram um merecido descanso a seus cavalos Nilo VO e Samba.

Apronte final - Agora todo o grupo volta para as cocheiras de Johan Zagers em Düsseldorf para o apronte final e a partir de 7/7 começa a quarenta obrigatória em Aachen (Alemanha).

Os atletas brasileiros e suas montarias embarcam para a China no dia 28 de julho. As provas de Adestramento nas Olimpíadas acontecem no período de 13 a 16 de agosto no centro eqüestre Sha Tin, o Jockey Club de Hong Kong.

Quem é o cavaleiro Leandro Aparecido da Silva - Leandro Aparecido Silva foi o único homem a integrar a equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, República Dominicana, em 2003.

Mato-grossense de Cárceres, 32 anos, Leandro é equitador e cavaleiro profissional do Haras Fazenda Santa Izabel, de Ibiúna (SP) e propriedade do publicitário Paulo Salles.

“Chegar numa Olimpíada é o sonho de todo atleta. Venho lutando minha vida inteira para isto. Ter competido no Pan de Santo Domingo foi uma oportunidade ímpar. Acredito que participar de uma Olimpíada não só acrescenta na minha experiência de vida como valoriza minha profissão.”

Trajetória rumo às Olimpíadas - Na busca pelos dois índices olímpicos, o cavaleiro Leandro Silva mudou sua rotina no Haras Santa Izabel. A dedicação aos treinamentos com Oceano do Top se intensificou e nas semanas que antecederam as duas últimas seletivas realizadas no Brasil, nos meses de abril e maio, se transferiu para a Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP), lugar escolhido como concentração pelos atletas da modalidade Adestramento que montam cavalos Lusitanos.

Ao lado das irmãs Luiza e Thaisa Tavares de Almeida e dos cavaleiros Rogério Silva Clementino e Luciano Pereira Alves, Leandro Silva cumpriu uma maratona de treinos com sua montaria, programas de exercícios físicos, foi assistido por psicólogo, obedeceu a um programa nutricional e ouviu palestras de motivação de ex-atletas olímpicos como o hoje treinador Zé Roberto Guimarães (do Vôlei feminino e ex-proprietário de sua montaria Ocenao do Top) e a ex-jogadora de basquete Hortência.

Nas seletivas que participou no Brasil chegou muito próximo do índice, mas teve que ir buscar sua chance de ir aos Jogos Olímpicos nas competitivas provas européias.

Quem é o cavaleiro - Leandro Silva é casado com Juliana e tem um casal de filhos que também se dedicam aos esportes hípicos.

Matogrossense de Cárceres, 32 anos, Leandro nasceu em meio às lidas do campo. Filho de um administrador de haras, ele aprendeu a montar desde pequeno, mas foi aos 12 anos que o cavalo entrou definitivamente em sua vida. Na época o pai era o administrador do Haras Itapuã, em Avaré, SP, propriedade de Ênio Monte, entusiasta dos esportes hípicos e um dos fundadores das associações de criadores dos cavalos das raças Brasileiro de Hipismo e Puro Sangue Lusitano.

Apaixonado pelos cavalos o pequeno Leandro se dividida entre as funções de tratador dos animais e treinamentos, inspirando-se em outros cavaleiros do time da Itapuã, entre eles o equitador espanhol Antonio Cotan.

Quando viu a desenvoltura daquele menino com os cavalos, o equitador espanhol passou a incentivá-lo a se dedicar aos esportes eqüestres, atividade que Leandro transformou em profissão a partir dos 19 anos. Como cavaleiro e treinador, Leandro Silva trabalhou com animais de alguns dos principais criatórios de Lusitano no Brasil, entre eles Ênio Monte, Maria Besenbach, Rubens Ermírio de Moraes, Victor Oliva, Eduardo Fischer e atualmente é o equitador chefe do Haras Santa Izabel, do publicitário Paulo Salles.

Cavaleiro versátil, Leandro Silva compete em modalidades diferentes, como Adestramento, Equitação de Trabalho e Equitação à Portuguesa, além de já ter participado de provas de Salto. Conquistou vários títulos em eventos oficiais da Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano. A partir de 1998 passou a competir também em provas de Adestramento da Federação Paulista de Hipismo.

Nas pistas, conquistou vários títulos nas três modalidades. Entre as conquistas internacionais foi Vice-campeão por equipe no Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho, competição realizada em 2002 em Portugal, onde o cavaleiro também foi 8º colocado no ranking Individual.

No início de 2003 o cavaleiro passou uma temporada no México dando aulas de equitação, e no mesmo ano integrou a equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, na República Dominicana.

A partir de 2004 voltou para o Brasil e a rotina dos pódios nas competições de Adestramento Clássico.

A montaria de Leandro Silva - A montaria de Leandro Silva é o tordilho Oceano do Top, garanhão de 14 anos e um dos mais bem-sucedidos cavalos Lusitanos nascidos no Brasil.

Criação de Antonio de Toledo Mendes Pereira, Oceano do Top foi propriedade, até maio de 2007, de Tonico Pereira e de José Roberto Guimarães - técnico da seleção brasileira de vôlei feminino – quando no 10º Leilão Internacional Luso Brasileiro foi vendido para o publicitário Paulo Salles, da Fazenda Santa Izabel.

Integrante da equipe de Adestramento da Argentina com a amazona Sandra Smith nos Jogos Pan-americanos do Rio, Oceano do Top possui uma coleção de títulos nas pistas de Adestramento, com vitórias em diversas provas com a amazona canadense Alexandria Wilson. No biênio 2004/2005 foi apontado como um dos dois melhores cavalos da raça no esporte, e entre suas conquistas está o Troféu Eficiência 2005 da Federação Paulista de Hipismo pela série Especial (Sênior Top).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira