Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2008 - 08:51

TÜV RHEINLAND investe na ampliação de seus laboratórios de ensaio no País

Empresa aumentará o escopo de serviços oferecidos nas áreas de equipamentos elétricos, eletromédicos e mecânicos, assim como aqueles utilizados em atmosfera explosiva. Esta ampliação incrementará em 30 % as receitas previstas no mercado nacional.

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária do Grupo TÜV Rheinland, um dos maiores certificadores mundiais, acaba de anunciar investimentos em seus laboratórios de ensaios de produtos localizados no Estado de São Paulo, que podem chegar a R$ 1 milhão. O objetivo é ampliar seu escopo de atuação para atendimento às indústrias que atuam nos setores elétrico, eletromecânicos, eletromédicos e mecânicos, assim como de produtos utilizados em atmosferas explosivas e iluminação.

“Percebemos a existência de uma demanda expressiva por certificações na área de máquinas industriais, equipamentos mecânicos, dispositivos elétricos utilizados em ambientes explosivos e aproveitamos a oportunidade para ampliar e adequar nossas instalações e os tipos de ensaios oferecidos”, explica Marcos Zevzikovas, superintendente técnico de Certificação de Produtos e Laboratório da TÜV Rheinland do Brasil. Ele reforça que o desenvolvimento da nova área fará com que a TÜV realize as certificações visando marcações internacionais como CE, para o mercado europeu, e cTUVus, esta para o mercado norte-americano e canadense, além do Inmetro, da Anatel e de outras entidades nacionais.

Líder na realização de ensaios de produtos elétricos, como cabos, fios, lâmpadas e disjuntores, a empresa conta atualmente com 22 profissionais na área técnica de ensaios em dois laboratórios: um no bairro do Jabaquara, na capital paulista, e outro em São José dos Campos, no interior do Estado. Estes espaços terão sua área útil ampliada de 750 m2 para 1.500 m2 para a acomodação de equipamentos de teste como câmaras de pó, gotejadores e demais dispositivos para testes de IPX1 e IPX6, câmaras blindadas para ensaios de produtos em atmosferas explosivas e demais ensaios do CB-Scheme do IECEE, que agregarão grande avanço em termos de qualidade aos seus ensaios. Um relatório de ensaio do CB-Scheme é um documento fundamental para as empresas do setor eletroeletrônico que pretendem atuar no mercado global. Isto porque facilita o processo de certificação em cada país especificamente, visto que este certificado é um padrão internacional respeitado.

Com estes investimentos, a empresa poderá a partir de 2008 realizar os ensaios. “Nossa intenção é atender cada vez mais e melhor empresas de diferentes setores, contribuindo para atestar qualidade e segurança de seus produtos e para ampliação de negócios no mercado nacional e internacional”, reforça Zevzikovas. Hoje, os laboratórios da TÜV Rheinland têm 260 clientes ativos, além de efetuarem ensaios para diversas certificadoras, que não mantém estruturas próprias.

Segundo o executivo, esta estratégia está totalmente alinhada com os planos globais do grupo TÜV Rheinland que, além de investir em aperfeiçoamento tecnológico, investe na motivação e aprimoramento da equipe de profissionais por meio de intercâmbio constante entre suas subsidiárias instaladas em mais de 60 países.

Detalhes sobre a ampliação dos serviços dos laboratórios TÜV Rheinland - Em 2007, o laboratório do Jabaquara recebeu o certificado PTL (Partner Testing Laboratory Program) da TÜV Rheinland North America, para as normas em OFF (equipamentos de informática) e HOUS (eletrodomésticos), para as Normas : IEC / UL /EN 60335-1 e partes 2 , IEC 60529 , IEC 60669-1 , IEC 60884-1 , IEC / UL / EN 60950-1 , IEC / EN 60320-1 , IEC / EN 60245 , IEC / EN 60227 , IEC 60968 , IEC 60969 , entre outras , e está com novas áreas em funcionamento, como a de eficiência energética em reatores e lâmpadas fluorescentes compactas. Os ensaios no laboratório foram ampliados, sendo que atualmente estão disponíveis 2 mil pontos, ou capacidade para realizar ensaios de 200 modelos de lâmpadas simultaneamente.

No início deste ano foram iniciadas obras das novas instalações do laboratório de aquecedores para atender o selo Procel e do laboratório do grau de proteção IPX e IPX 6 para atender exigências do CB Scheme. A empresa ainda adquiriu uma câmara de pó e finalizará a implementação do laboratório de AEX (Atmosfera Explosiva) com a instalação de uma câmara blindada para ensaios de explosão. A empresa realizará também aportes no laboratório do Jabaquara para ensaios de ruídos acústicos em eletrodomésticos (no Brasil há apenas um local que realiza esse tipo de medição).

No laboratório de São Jose dos Campos, houve ano passado um crescimento expressivo na capacidade de ensaios realizados com equipamentos eletromédicos, odontológicos, máquinas industriais, instrumentos para medição e uso laboratorial, eletrodomésticos, equipamentos de TI, dentre outros. O local passou a atender a resolução 238 na Anatel referente à segurança de equipamentos de Telecom, além da implementação da NBR ISO 17.025 para buscar acreditação junto ao Inmetro para 10 normas técnicas de equipamentos eletromédicos e segurança elétrica, conforme a resolução 238 da Anatel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira