Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Programa Internacional de Trainee oferece possibilidade de trabalho e crescimento profissional a recém-formados

Empresa seleciona brasileiros para aprender e trabalhar no exterior. Oportunidade cria diferencial na carreira e extraordiária experiência internacional para profissionais superqualificados no Brasil.

São Paulo – Oportunidade sem igual para profissionais superqualificados e sem muita experiência de mercado, os programas internacionais de trainees são uma chance única para quem está em busca de trabalho bem remunerado e crescimento pessoal e profissional.

Com currículo invejável, Roberto Nepomuceno Bento, 26 anos, sempre investiu em sua qualificação profissional. Em busca de diferenciação, fez intercâmbio nos Estados Unidos para melhorar seu inglês. Graduou-se (2004) e fez mestrado em economia (2005), na Universidade Northern Illinois. Ao retornar ao Brasil e em busca de trabalho, porém, chegou a ser classificado por algumas empresas como "qualificado demais" e com "pouca experiência". Selecionado o ano passado para participar do Programa Internacional de Trainee da Aker Kvaerner - líder mundial em serviços de engenharia e construção, produtos tecnológicos e soluções integradas em diversas indústrias, incluindo Petróleo & Gás, Refino & Química, Mineração & Metais e Geração de Energia - desde agosto de 2006, trabalha no departamento financeiro da empresa na Holanda.

“Estava em busca de emprego quando vi um anúncio no caderno de empregos de um jornal do Rio de Janeiro”, relata. “Conseguir um emprego fora do país não estava realmente nos meus planos, mas a oferta era interessante e, apesar do programa ser competitivo, acreditava que tinha chances, pois possuía o perfil que estavam procurando”, completa. Entre as exigências principais para a vaga aberta pela Aker constavam: mestrado relacionado a negócios, recém-formado, com inglês fluente e experiência internacional.

O processo seletivo começou com análise dos currículos, onde 50 candidatos dos cerca de 500 que tinham feito a inscrição foram selecionados. A segunda etapa foi constituída por provas de inglês e raciocínio lógico (também em inglês) online, na qual foram escolhidos 25 candidatos. Na terceira etapa, os candidatos participaram de entrevistas por telefone que definiram os 12 candidatos para a última etapa, formada por um workshop de dois dias em um hotel no Rio de Janeiro. Nessa fase, cada candidato participou de uma entrevista, escreveu uma redação e participou de dinâmica de grupo com apresentação no final. Após todos os exames, três candidatos (entre os quais Bento) foram escolhidos para as vagas oferecidas pela empresa aos estudantes brasileiros.

Desde o ano passado na unidade da empresa na Holanda, o aprendizado dele é constante. “Daqui a quatro meses iniciarei a segunda fase do programa em Oslo, na Noruega, onde um novo processo de aprendizagem começará”, conta. Seu objetivo é trabalhar na área financeira da empresa. Para isto, está nesse departamento desde que chegou. Na próxima etapa, irá trabalhar também nessa área, porém, em Finanças Corporativas que é um pouco diferente. “O aprendizado acontecesse o tempo todo, pois você está morando em um lugar diferente, com outra língua, cultura e educação”, completa.

Devido à experiência anterior nos Estados Unidos, a adaptação de Bento foi bastante tranqüila. “Estou muito contente com minha situação atual, pois trabalho em uma empresa que investe em mim e me dá chances de crescer profissionalmente, além da possibilidade de viajar e aprender sobre outras culturas”, afirma.

De acordo com ele, programas internacionais de trainees exigem que os profissionais desafiem sua zona de conforto. “Você sai do comodismo e aprende a sobreviver em um mundo diferente, longe da família e tendo que fazer novos amigos. O resultado é que você aprende sobre si mesmo e passa a ter muito mais controle sobre quem é e para onde sua vida esta seguindo”, opina. Para ele, o grande diferencial do programa de trainee oferecido pela a Aker é que o profissional ganha ao longo de dois anos experiência em indústrias diferentes, o que oferece maior flexibilidade no futuro.

Novas vagas para jovens talentos - Neste ano, será montada a segunda turma de jovens talentos. A empresa abriu 12 vagas, divididas igualmente entre as unidades da China, Malásia, Rússia e Brasil. Só que os selecionados poderão trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Para concorrer às três vagas reservadas a brasileiros, é preciso ter concluído entre 2005 e 2007 mestrado ou pós-graduação equivalente em qualquer área, possuir fluência em inglês e experiência comprovada no exterior.

O treinamento é internacional. “As escolhas dos países e dos projetos dos quais eles serão responsáveis vão depender da formação de cada um”, explica Marcelo Taulois, presidente da subsidiária brasileira da Aker. Depois da pré-seleção e da entrevista via telefone em inglês – as duas primeiras etapas da seleção –, 12 candidatos brasileiros participarão de um workshop. Só depois desse encontro, serão escolhidos os três definitivos.

Durante dois anos, os trainees passarão por três países. Os trainees são remunerados e terão um contrato de trabalho internacional com a Aker Noruega onde a remuneração varia dependendo do país onde o trainee está trabalhando e é compatível com um cargo gerencial local. O trainee conta ainda com todo o suporte pago pela empresa para seguro de vida, assistência médica, moradia, transporte e consumo de utilidades domésticas.

Aker Kvaerner - Vagas: três para o Brasil. Data limite inscrições: até 1º de março, através do site www.akertrainee.com. | Requisitos: ter concluído entre 2005 e 2007 mestrado ou pós-graduação equivalente em qualquer área, fluência em inglês e experiência internacional. Salário: não divulgado Benefícios: seguro de vida, assistência médica, moradia, transporte e consumo de utilidades domésticas. Duração: dois anos.

Perfil da AKER KVAERNER ASA - Através de suas subsidiárias e afiliadas ("Aker Kvaerner"), é uma fornecedora líder global de serviços de engenharia e construção, produtos tecnológicos e soluções integradas. Os setores da Aker Kvaerner compreendem diversas indústrias, incluindo Petróleo & Gás, Refino & Química, Mineração & Metais e Geração de Energia. O Grupo Aker Kvaerner é organizado em um número de entidades legais separadas. Aker Kvaerner é usada como marca registrada para a maioria destas entidades. A matriz no grupo é Aker Kværner ASA. Aker Kvaerner agregou receita anual de aproximadamente 41.4 bilhões de NOK (coroas norueguesas) e emprega aproximadamente 23.000 pessoas em cerca de 30 paises. As operações da Aker Kvaerner no Brasil focalizam-se no fornecimento de sistemas de produção submarina, engenharia e tecnologia, sistemas de processamento, sistemas marítimos hidráulicos, e serviços correlatos para a indústria petrolífera brasileira, com instalações em Curitiba, Rio de Janeiro e Rio das Ostras. Para saber mais sobre estas empresas acesse o site www.akerkvaerner.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira