Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2008 - 07:25

Mercado brasileiro de câmeras digitais cresce acima da média mundial

Principais marcas do setor apresentam suas novidades na 16ª PHOTOIMAGEBRAZIL.

São Paulo, junho de 2008 – O mercado de câmeras digitais está aquecido em todo o planeta. Entre 2005 e 2007, a média mundial de vendas do produto teve alta de 43%. No Brasil, entre 2006 e 2007, segundo o GfK Marketing Services, instituto de pesquisa que avalia o mercado formal, o número de câmeras digitais vendidas cresceu 33%, atingindo 2,4 milhões de unidades – taxa bastante superior em relação à mundial, que no mesmo período avançou 19%. Em meio a este cenário, São Paulo é sede, entre 12 a 15 de agosto, do maior evento de foto e imagem da América Latina, a PHOTOIMAGEBRAZIL 2008 (Feira Internacional de Imagem), que pretende contribuir para as previsões otimistas deste ano.

Realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira, já em sua 16º edição, movimentou R$74 milhões no ano passado. A meta para 2008 é aumentar o volume de negociações em até 15% e ampliar o número de visitantes, alcançando 30 mil compradores. Para tanto, os maiores nomes nacionais e internacionais do setor: ALPHAPRINT, CANON, ELGIN, FUJI, HP, INTEL, KODAK, MAXPRINT, MULTILASER, NIKON, NORITSU, PANASONIC, ROLAND, SONY e SAMSUNG, estão entre as marcas que confirmaram presença.

Ao todo serão 130 expositores e 250 marcas de produtos e serviços que serão oferecidos aos compradores, reunindo os principais dispositivos, recursos e serviços relacionados à área. “Esta é a oportunidade para apresentar aos profissionais as tendências do mercado fotográfico e de imagem, e incrementar a participação do Brasil no cenário internacional”, afirma Duda Escobar, Show Manager da PHOTOIMAGEBRAZIL 2008.

“Nosso mercado está amadurecendo. Ainda assim, no mundo, até o ano passado, a participação brasileira representava menos de 2% do total das vendas. Com o dólar desvalorizado, expansão da oferta de crédito e a redução da taxa de juros, o país está pronto para ampliar esses números”, afirma Bernardo Tinoco, gerente de Negócios do GfK Marketing Services e responsável pelos produtos de fotografia para a América Latina.

Outro dado que comprova o aperfeiçoamento do setor é a queda nos preços das câmeras digitais. O estudo do GfK mostra que, entre março de 2007 e março de 2008, o preço médio das câmeras de 7 megapixels – uma das mais vendidas no mercado brasileiro atualmente - caiu 41%. Já as de 8 megapixels tiveram seu preço reduzido em 67%. Avaliando-se apenas as câmeras acima de 8MP, considerados os modelos mais avançados da oferta disponível, entre março de 2007 e março de 2008 a participação nas vendas saltou de 3% no ano passado para 26% este ano.

Segundo a mesma pesquisa, as câmeras de 7 a 7,9MP representaram 33% das unidades vendidas no país, em março de 2008. Além da capacidade de pixels, o tamanho do visor de 2,1 a 2,5 polegadas, sem estabilizadores de imagem e com cartões de memória do tipo SD/ MMC, traduz a preferência dos consumidores brasileiros, de acordo com o volume comercializado no mesmo período. Entretanto, os visores maiores e os produtos com estabilizador tiveram as maiores taxas de crescimento, dando sinais das próximas tendências.

Itens como zoom, duração da bateria, design da câmera, estabilizador de imagem e detector de rostos e sorrisos, foram verificados como fatores secundários para a escolha do produto. “Esses dados levam a crer que grande parte dos consumidores está adquirindo sua primeira câmera digital, onde o fator determinante para a compra é a capacidade de resolução da imagem. A partir da segunda ou terceira aquisição é que o consumidor vai ajustando o equipamento às suas necessidades”, informa Tinoco.

A Show Manager da PHOTOIMAGEBRAZIL 2008 acredita que o consumidor brasileiro apaixonado por fotografia, independente do poder aquisitivo, busca os lançamentos, trocando suas câmeras atuais por outras com funções mais avançadas e faz delas também presentes para a família : “Atualmente, graças à facilidade e riqueza dos menus e aos preços baixos as câmeras mais e mais usuários tornam-se “fotógrafos” , o que alterou o perfil do mercado consumidor. As câmeras deixaram de ser um bem da família e se tornaram um item pessoal”, afirma.

"A cada ano, a transição do analógico para o digital se consolida mais e mais. É raro encontrarmos consumidores que dizem só fotografar com filme. Para a indústria e para o varejo, cuja transformação para o digital já se encontra em estágio avançado, além dos desafios de continuar inovando nas características das câmeras digitais, a preocupação com a impressão ou ‘revelação’ das imagens capturadas e armazenadas passa a ser a ordem do dia. Nesse sentido, a inovação e a necessidade de adaptação, também se fazem presente. O aumento do número de minilabs digitais, de quiosques e o potencial dos photobooks é, na prática, a prova de que a revelação das fotos é e continuará sendo a melhor maneira de se compartilhar os grandes momentos. As empresas associadas da ABIMFI estão trabalhando em conjunto, para que o varejo consiga aumentar sua eficiência e faturamento na venda de revelação digital. O potencial é enorme e não importa com que tipo de câmera a imagem foi capturada. O que importa é que elas sejam reveladas!", declara Herson Manfrinato, presidente da ABIMFI (Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e de Imagem).

Ainda nesse cenário de constante evolução, Rubens Conforto, presidente do SEAFESP (Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas no Estado de São Paulo), ”A pesquisa da GfK vem comprovar que o Brasil cresce junto com as novas tecnologias apresentadas ao mercado. A PHOTOIMAGEBRAZIL é a maior feira de foto e imagem da América Latina e traz para o visitante comprador da feira, além de grandes nomes da fotografia, os últimos lançamentos capazes de ‘reciclar’ o profissional e mantê-lo sempre atualizado com as novas tendências em tecnologia, técnicas, produtos e serviços”.

O evento, que conta com o apoio institucional da ABIMFI e da SEAFESP, é dirigido, exclusivamente, aos profissionais do mercado de imagem e afins. A entrada é gratuita mediante pré-cadastramento online, no site www.photoimagebrazil.com.br ou na entrada principal da feira. Para participar das palestras é necessária inscrição (paga) prévia ou no local. Não é permitido o ingresso de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados de seus responsáveis.

Fórum SEAFESP dos Profissionais da Imagem - De 12 a 14 de agosto, com agenda recheada de atrações nacionais e internacionais, o fórum reúne profissionais vindos dos 27 Estados do Brasil. Palestras, painéis e muita interatividade são a receita de sucesso do evento. O premiado fotógrafo norte-americano Robert Clark (New York) da revista National Geographic e com trabalhos publicados ao longo de sua carreira nas revistas Time, Sports Illustrated, Vanity Fair e jornal Der Spiegel, abre as atividades do dia 12 com o tema “Fotografia sem limites nem fronteiras”. Em seguida, o painel - “Editores de Arte” trata da importância da fotografia em algumas das revistas mais conceituadas do Brasil e do mundo, representadas por: Martin Gurfein (Caras/ Caras Noivas), Alceu Nunes (Exame/VIP), Cristiana Veit (National Geographic) e Cláudia Jaime (Vogue). Com direito a uma tarde internacional, Matthew Shirts, Robert Clark e Greg Gibson batem um papo sobre a “Profissão Fotógrafo”.

No dia 13, em “Casamento de A a Z”, Greg Gibson (Washington) fotojornalista vencedor de dois Prêmios Pulitzer conta sobre sua paixão pela fotografia de casamento, seguido de Vinicius Credídio e Everton Rosa. O banho de Tecnologia será no dia 14, com nomes do gabarito do jornalista Ethevaldo Siqueira, um dos maiores especialistas do Brasil em TI, da empresária Luiza Trajano, superintendente do Magazine Luiza, de Guilherme Ribenboim (CEO da YAHOO!), Galileu Vieira (gerente de novas tecnologias da Microsoft), Carla Romero, Klaus Mitteldorf, Evan Nisselson (NY, by Vídeo), mediados por Bob Wollheim.

ABRAFOTO 21 anos – “técnica & performance” - No dia 15 de agosto, a ABRAFOTO - Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade comemora seus 21 anos na PHOTOIMAGEBRAZIL’08, com show de competência em imagens de seus associados. Discutindo a excelência na fotografia de publicidade e no espaço editorial, 14 profissionais vão mostrar e comentar seus trabalhos focados nos temas: “Do analógico ao digital”, com Márcia Ramalho, Klaus Mitteldorf, Cristiano Mascaro e Tony Genérico, mediados por Cristiano Burmester; “O corpo humano na moda & nu”, com Gal Oppido e Daniel Klajmic; “A magia do portrait”, com Márcio Scavone e Nana Moraes, com mediação de Irit Tommasini, e “Muito além do digital”, com Leo Vilela e Gustavo Lacerda, mediados por Henrique Lorca.

PHOTOIMAGEBRAZIL (16ª Feira Internacional de Imagem), de 12 a 15 de agosto, das 13h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Eventos Simultâneos:- 34º Fórum SEAFESP dos Profissionais da Imagem | - ABRAFOTO 21 anos - Técnica & Performance | - Paraty em Foco “Preview”. * Proibida a entrada de menores de 14 anos. | Site: www.photoimagebrazil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira