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01/07/2008 - 07:32

Empresa propõe reunir clientes em Comunidade WEB 2.0 para identificar preferências e melhorar resultados

Inter.net cria ambientes virtuais para facilitar a troca de informações entre consumidores e contribuir no lançamento de produtos e serviços.

Diante do público que acessa os serviços de relacionamento, surgem algumas questões para as instituições: como identificar nossos consumidores e focar ações para fidelizá-los? Segundo Ibope, em maio, 18,5 milhões de brasileiros usaram a conexão doméstica para navegar em comunidades. Atuando no mercado de tecnologia nacional desde 2000, a unidade brasileira da Inter.net (www.br.inter.net) surge como pioneira na criação de ambientes virtuais para organizações, onde agrega ferramentas como blogs, chat, fórum, vídeo e áudio, entre outras.

A idéia nasceu em 2006, quando a Inter.net lançou o site de relacionamento Populy. Nele, a empresa explorou as possibilidades da tecnologia de interação, juntando vídeos ao perfil e privacidade, antes mesmo no seu maior concorrente, o Orkut. A proposta foi reconhecida pela revista Info, em avaliações realizadas em abril de 2007, com o título de melhor ambiente WEB 2.0 para uso pessoal.

Com o Populy surgiu a possibilidade de transportar para os portais de empresas e instituições toda a personalização das comunidades. Reunindo em um único local, dentro da própria estrutura do cliente, todos os seus consumidores. Assim, departamentos de qualidade ou marketing conhecem quem são as pessoas que usam determinados produtos ou serviços e pode ser utilizada por investidores que querem avaliar a percepção dos consumidores em relação às suas marcas e produtos. Esta informação, muito valiosa, evita o desperdício com lançamentos desnecessários.

A primeira empresa a apostar neste serviço foi a Intelig Telecom, que lançou no carnaval de 2007 uma promoção cultural onde os usuários do site InteligWeb deveriam enviar arquivos contando o que representava aquela data para eles. O sucesso chamou outros investimentos. A Inter.net foi convidada por grandes agências de marketing para fazer parte do conjunto de serviços oferecidos aos seus clientes.

Atendendo clientes de diversos setores, a empresa resolveu investir no departamento de futebol nacional. Nesta iniciativa, a Inter.net firmou contratos com duas das maiores equipes brasileiras: Flamengo e Palmeiras. A Galera do Verdão foi lançada no início do ano e hoje conta com 20.000 usuários em sua rede. O ambiente da equipe carioca está em produção, com lançamento previsto para o mês de agosto. Com a implementação constante de novas ferramentas, essa opção de comunidade personalizada visa atender as exigências do mercado que cada vez mais busca direcionar suas ações.

Para focar seus investimentos no usuário final, a Inter.net lançou uma comunidade diferente, reservada ao público feminino. Em Inseparables.com as cadastradas fazem declarações, postam vídeos e mostram como é a vida ao lado da melhor amiga. A proposta visa conquistar anunciantes que atendam a este perfil. A primeira marca a confirmar presença foi a Johnson's, com o produto Clean & Clear.

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